[DÚVIDA] - Agua do radiador muda de cor e altera o nivel

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
Ken Xavier
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Agua do radiador muda de cor e altera o nivel

Mensagem por Ken Xavier »

Boa noite.
Estou intrigada quanto a água do reservatório do meu Corsa, achei tanto interessante quanto estranho a cor, nível e a mudança de da cor e nível, tanto que passei a medir com uma espécie de régua o volume com ela limpa e depois que mexe nela.
Vou explicar melhor para que entendam do que estou falando.
Quando abro a tampa do reservatório e olho a água ela ta limpa, parece não ter aditivo e como o reservatório já ta meio escuro não me deixando ver direito o nível da água, eu resolvi fazer um teste maluco usando uma espécie de régua que enfio no reservatório e faço duas medidas.
1º - Sem mexer na água, ela aparece limpa, enfio a régua sem fazer movimentos e água está digamos no numero 10 da régua e muito limpinha, sem cor alguma, cristalina mesmo.
2º - Mexo na água dentro do reservatório e da pra notar que algo vem do fundo, como uma espécie de pó e vai se misturando na água deixando ela com uma cor alaranjada então coloco a régua novamente e o nível passou para o 15 na tal régua, pois o volume provavelmente subiu e o que se mistura na água não parece nada com ferrugem apesar da cor
Bom, sem mexer na água ela vai ta sempre limpa e sempre no numero 10 da tal régua, mas basta mexer na água que ela passa de cristalina para alaranjada e de 10 para 15 na tal régua, o que me deixa intrigada.
O que será que fica ao fundo, como uma espécie de pó que mexendo se mistura na água passando ela de limpa para alaranjado e depois dela ficar nesta cor o nível aumenta ?
Obs: Antes de mexer na água ela não tem cor e o nível fica abaixo do máximo (o 15 na régua da exatamente no nível máximo do reservatório), mas depois de mexer nela, ai sim ela fica no nível certo e de cor alaranjada.
Alguém saberia me dizer o que fica ali ao fundo e se mistura e porque antes de se misturar o volume de água é menor?

Desde já agradeço!
sousaman
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Ken,

Com certeza as galerias do bloco do motor do seu carro já estão oxidadas e trazendo essa cor alaranjada ao reservatório de expansão.

Isso não é reversível e apenas deve ser feita a troca da água a cada seis meses.

O nível da água é medida pela meio do reservatório que tem uma seta que demonstra o nível do volume de ágia no vaso de expansão, diga-se o reservatório.

Fora isso complete a água a casa semana, se necessário e curta seu carro.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Ken Xavier

sousaman, Testei desta forma pelo fato de que so da pra ver a agua olhando para dentro do reservatorio, pois olhando por fora para verificar pela setinha não da pra ver, porque o reservatorio já ta bem escureciso.
Não entendi o seguinte: "Isso não é reversível", afinal se não é reversivel é porque não tem solução, ou entendi mal o que voce disse?
Estava pensando em fazer uma limpeza e colocar aditivo, o que voce acha, posso usar aditivo ou não? Cheguei ate a pensar que essa agua pode ter um aditivo nela, porém colocado a muito anos e nunca foi trocada.
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Ken,

A ferrugem que vc declara no seu relato não tem como evitá-la.

Depois que enferruja infelizmente, não conseguimos matar esse mal. Não adianta colocar aditivo, porque mais tarde ficará alaranjado novamente.

Não use aditivos, pois como o sistema já está enferrujado o aditivo pode acabar "adiantando" a corrosão de alguns itens.

O negócio é trocar mesmo o reservatório, a água e fazer a troca da água a cada 6 meses.

Só não vá no mecânico do câmbio novamente, pois pode ter resultados diferentes do que imagina.

Até mais!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
awaked
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mas o uso do aditivo pode parar sim o processo de oxidação.

Reverter o que já apodreceu é realmente impossível. Mas passar a usar aditivo evita que mais coisa apodreça. O que o aditivo pode fazer é numa situação em que tudo esteja podre demais tirar a sujeira e revelar vazamentos, mas isso acontece quando só não vaza porque tem casca de ferrugem tampando.

Eu mesmo tive um carro comprado que não usava aditivo. Limpei e após 3 ou 4 trocas de aditivo a água parou de sujar. Após isso ficou mais de 2 anos com aditivo e nunca mais saiu ferrugem na água. Ou seja. O processo de oxidação foi de fato interrompido com o uso de aditivo. Mas claro, o que estava oxidado ficou lá já corrído, isso realmente não tem como recuperar.
RogerMansur
:: Classic ::

Mensagem por RogerMansur »

awaked,

1X

Corretissímo, quem só usa água no sistema tá querendo ver o fim dos componentes de arrefecimento de vez
E se for colocar aditivo não adianta comprar água colorida de marca barata, tem q ser de marca confiável e com monoetilenoglicol na sua fórmula assim vai dar a proteção correta ao seu sistema e prolongar a vida útil dos componentes de seu motor.
Ken Xavier

É pessoal, infelismente comprei esse carro assim, não imaginei que o ex dono não usava aditivo, porque, até eu que sou mulher e entendo pouco de mecânica não faria isso, com certeza eu usaria, afinal isso ta no manual do mesmo, e se tá lá é porque faz parte do projeto do carro.
Infelismente, muitas pessoas já pegam um carro, pensando somente em usar, não se preocupando em conservar o bem que tem, e acabam por desvaloriza-lo.
Hoje tirei o dia para ver essa questão da agua do radiador e creio que tem solução, mas como disse o Sousaman, depois que enferruja infelizmente não conseguimos matar esse mal. mas também faz sentido o que diz o Awaked, até porque o que está acontecendo é um processo inicial de ferrugem, e parece ter como nterromper esse processo de oxidação por estar numa fase inicial.
Mas concordo que o que tiver apodrecido não tem como reverter, mas no caso em questão ainda não chegou a esse ponto, não existe nada corroido como eu mesma estava imaginando que tivesse e pelo que tudo está indicando pode ter sim uma forma de interromper a propagação da ferrugem, pela fase em que está.
E não vou levar no tal mecanico não, Sousaman...rsrsrs....vou continuar o que eu estava fazendo amanha e volto aqui pra contar como foi feito o resultado, ok!
Abraço!
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Eu não acredito que o aditivo vai melhorar o estado de "enferrujamento". Já tentei reverter isso e não fui bem sucedido.

O que não foi cuidado pelo antigo dono, infelizmente ficará como está hoje com o passar dos meses.

O que o awaked falou o aditivo por sim tirar as crostas de ferrugem, abrir vazamentos e causar mais transtornos.

Logo o papo é trocar a água mesmo e ir cuidando.

E vamos papeando, porque aqui todos se ajudam sempre.

Acredito que a Ken já esteja ficando experiente. Com essa galera ajudando logo ela estará dando consultoria por ai. 8)

Abraços!
awaked
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mas não reverte o processo, apenas para o processo. Tá bem claro isso acima.
Vai que está a pouco tempo sem aditivo e a situação não está crítica. Esse é o ponto.
Ken Xavier

awaked, Como eu disse acima, a situação não está critica, não vou tentar reverter o processo, porque aquilo que ja está com uma leve corrosão vai continuar do jeito que está, porque não tem como reparar, mas creio que tem como parar o processo e evitar que essa leve corrosão se transforme em estado de apodrecimento.
sousaman, Sempre tive ums certa paixão pela mecanica, tenho até uma certa noção, mas ainda falta muito pra aprender, gostto de cuidar de carro, penso que nosso carro é nossa segunda casa, tem que ter boa estrututa e estar sempre limpo e com saude, assim como a gente e nossa casa....imagine uma casa de estrutura fraca e sem manutenção, não vamos dormir bem esperando que na proxima chuva ela desabe....kkkkkkkkkk
Daqui a alguns anos depois de aprender bastante com vcs eu dou consultoria sim, mas só daqui alguns anos....Abraços!
Responder