Este é o sucessor do Celta, uma das apostas da empresa (GM) até 2012.


Spark: a pequena grande esperança
Desenvolvido na Coreia, o novo carro compacto da Chevrolet será feito em Gravataí/RS a partir de 2012 e promete ser mais barato que o Celta

De todos os novos projetos da GM brasileira descorbertos por Auto Esporte, o do Spark é, sem dúvida, o mais importante.
Afinal, caberá ao novo compacto a vaga de modelo de entrada da marca (na faixa dos R$ 25 mil), lugar hoje ocupado pelo Celta.
Dessa forma, será dele a missão de se tornar o carro mais vendido da empresa, numa briga que vai incluir o novo Fiat Uno e o futuro popular da Ford.
De um despretencioso compacto fabricado pela Daewoo coreana (pertecente ao grupo GM), o Spark se tornará um carro de importância vital para a GM no mundo.
A nova geração do carrinho será vendida em mais de 100 países, com estreia prevista para 2010 na Ásia e na Europa, e em 2011 nos Estados Unidos.
Em 2012 será a vez do Brasil, onde o compacto será produzido na fábrica de Gravataí/RS, que hoje é responsável pela produção de Celta e Prisma.

Painel terá leve inspiração do Cruze, com a parte central em "V". Câmbio automático será opcional do EUA
A Chevrolet já divulgou na Europa que a linha de motores será composta por unidades 1.0 (66cv) e 1.2 (78cv), ambas com 16 valvulas,
e opções de câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades, este ultimo de olho no mercado norte-americano. Por aqui, no
entanto, o que está certo é que os motores do novo carro virão da nova fábrica que a GM está implantando em Joinville/SC. Mas mesmo
sabendo que a filial brasileira trabalha num motor 1.2, não é possível afirmar que os propulsores daqui serão idênticos aos usados no exterior.

Fonte:
Revista Auto Esporte | Julho 2009 | Nº 530