[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Realmente me desculpe se pareceu grosso. Mas não foi a intenção, longe disso.
O que tento, assim como a maioria aqui, é AJUDAR, baseado nas experiências que já tive. Diante disso não vou me dar ao trabalho de responder os absurdos acima.
É que você disse que adiantou a marcha lenta. Só não entendi como porque a injeção sempre vai tentar compensar e baixar de novo. O que pode mascarar o defeito e complica mais ainda pra descobrir o problema.
Além do mais, você está no caminho certo. Vai testar com um atuador novo. E é isso mesmo que tem que fazer, além de verificar o chicote, já que o problema teve início quando o mesmo foi limpo, conforme o que você disse acima.
Sem mais. Boa sorte com o carro.
O que tento, assim como a maioria aqui, é AJUDAR, baseado nas experiências que já tive. Diante disso não vou me dar ao trabalho de responder os absurdos acima.
É que você disse que adiantou a marcha lenta. Só não entendi como porque a injeção sempre vai tentar compensar e baixar de novo. O que pode mascarar o defeito e complica mais ainda pra descobrir o problema.
Além do mais, você está no caminho certo. Vai testar com um atuador novo. E é isso mesmo que tem que fazer, além de verificar o chicote, já que o problema teve início quando o mesmo foi limpo, conforme o que você disse acima.
Sem mais. Boa sorte com o carro.
-
- :: Super ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Foi sim meu camarada! O defeito veio logo após a limpeza do Atuador. Dai pra frente não deu mais marcha lenta sem que fosse feita a regulagem pelo parafuso de aceleração da TBI(acho ser esse o nome do local onde se encontra o bico da gasolina). Como o Atuador não está funcionando e o Sensor da Borboleta sim, daí o motivo do carro ficar embolado na gasolina mesmo depois de aquecido. Depois de desligado pelo conector o Sensor da Borboleta eu já saí com o carro e o comportamento foi outro muito melhor. O corsinha desenvolveu maravilhosamente bem tanto na gasolina como no GNV.
Vou conseguir emprestado um Atuador e religar o Sensor da Borboleta e verificar se voltou tudo ao normal.
Nesse momento, creio que o corsinha esteja mais econômico em virtude do melhor desenvolvimento da aceleração sem embolar. Antes estava pesado para acelerar e agora não, está solto e desenvolvento muito bem.
Um abraço e desculpas a todos por qualquer ignorância de minha parte!
Vou conseguir emprestado um Atuador e religar o Sensor da Borboleta e verificar se voltou tudo ao normal.
Nesse momento, creio que o corsinha esteja mais econômico em virtude do melhor desenvolvimento da aceleração sem embolar. Antes estava pesado para acelerar e agora não, está solto e desenvolvento muito bem.
Um abraço e desculpas a todos por qualquer ignorância de minha parte!
Corsa - Minha Paixão!
-
depois de toda essa bagunca q fez, vc precisa levar o carro pra um mecanico bom, voltar ao original isso tudo...
o carro tem injecao e ela q trata de cuidar de tudo isso, se ela nao ta conseguindo acertar o funcionamento do motor, é pq tem coisa errada, ai mais errado ainda é inventar ajuste manual, vc simplesmente desregulou alguma coisa, ou por um acaso fez o motor ter um funcionamento menor pior, mas agora sua injecao perde parametros pra se regular....
uma simples junta da TBI danificada, ja compromete o funcionamento do motor, pq a injecao perde parametros
o carro tem injecao e ela q trata de cuidar de tudo isso, se ela nao ta conseguindo acertar o funcionamento do motor, é pq tem coisa errada, ai mais errado ainda é inventar ajuste manual, vc simplesmente desregulou alguma coisa, ou por um acaso fez o motor ter um funcionamento menor pior, mas agora sua injecao perde parametros pra se regular....
uma simples junta da TBI danificada, ja compromete o funcionamento do motor, pq a injecao perde parametros
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Pois é. É o risco. Tem grandes chances de trocar o atuador pra testar e continuar o problema, só que agora não por conta do atuador mas pela injeção sem parâmetro.
Vai complicar o teste, o teste corre o risco de ser nulo. Vai depender da sorte.
Vai complicar o teste, o teste corre o risco de ser nulo. Vai depender da sorte.
-
é por isso q muitas vezes falo e o pessoal acha ruim ainda...
se nao sabe ou ta em duvida nao faca nada, procura quem sabe é melhor e acaba saindo mais barato
nao adianta ter internet passo a passo, a pessoa tem q ter uma minima nocao (bem avancada) pra muitas coisas....
qnd era tecnico de computa vivia isso todo dia...todo mundo tinha uma saida pros problemas pq viu na net e os kambau a 4, ai depois q literalmente funhenhava tudo e nao tinha mais o q fazer vinha chorando atras pra ver o q podia fazer ainda, so q era muito tarde ja....
ja era especializado principalmente em recuperar dados perdidos, e qnd via q tinha sido bem laskado esfolava mais no valor
se nao sabe ou ta em duvida nao faca nada, procura quem sabe é melhor e acaba saindo mais barato
nao adianta ter internet passo a passo, a pessoa tem q ter uma minima nocao (bem avancada) pra muitas coisas....
qnd era tecnico de computa vivia isso todo dia...todo mundo tinha uma saida pros problemas pq viu na net e os kambau a 4, ai depois q literalmente funhenhava tudo e nao tinha mais o q fazer vinha chorando atras pra ver o q podia fazer ainda, so q era muito tarde ja....
ja era especializado principalmente em recuperar dados perdidos, e qnd via q tinha sido bem laskado esfolava mais no valor
-
Obrigado meu camarada pelo conselho de leva-lo a uma oficina. Assim que puder e depois de testar um Atuador que sei estar funcionando em outro carro. Certamente será limpo toda a TBI e o bico, consequentemente a troca da junta e toda que se fizer necessário.
Esse carrro da foto é seu? Pensei que vc tivesse um corsa.
Um abraço e espero que eu consiga alguém que possa me responder se a borboleta ao desliga-la ela fica aberta ou fechada. Vou pesquisar na internet!
Esse carrro da foto é seu? Pensei que vc tivesse um corsa.
Um abraço e espero que eu consiga alguém que possa me responder se a borboleta ao desliga-la ela fica aberta ou fechada. Vou pesquisar na internet!
Corsa - Minha Paixão!
-
se vc desligou o conecor do sensor de posicao da borboleta, vc nao vai deixar nem fechada, nem aberta, isso é controlado pelo cabo do acelerador, mas vc deixa de passar a informacao a central da posicao q a borboleta esta....100% usada essa informacao pra tudo no funcionamento do carro, dosar o qnt injecar, entrar em cut-off, fazer correcao da mistura por posicao da borboleta....
e com o sensor de posicao desligado, vc cria um erro novo na central, q passa a ignorar esse sensor e trabalhar "criando" valores atraves dos demais sensores lidos....
o golf ali é meu sim...eu vendi o corsa, mas nao consigo abandonar o corsa clube, vou até aos encontros com ele
e com o sensor de posicao desligado, vc cria um erro novo na central, q passa a ignorar esse sensor e trabalhar "criando" valores atraves dos demais sensores lidos....
o golf ali é meu sim...eu vendi o corsa, mas nao consigo abandonar o corsa clube, vou até aos encontros com ele

-
Valeu pela informação! Mas com o problema do Atuador, que possivelmente não está funcionando, o Sensor tb trabalha errado, embolando o funcionamento do carro e criando um peso no desenvolvimento do carro que não está acontecendo agora com o sensor desligado.
De qualquer forma obrigado e vou providenciar a correção do problema.
De qualquer forma obrigado e vou providenciar a correção do problema.
Corsa - Minha Paixão!
-
o problema é q ta quase virando um carburador, vc nao tem regulagem automatica da lenta, e com isso nao tem referencias do posicionamento do atuador, ai nao tem qq referencia sobre a posicao da borboleta tmb....
vc ainda tem algo q se diz lenta pq nao travou totalmente fechado seu atuador de marcha lenta, ele esta travado de uma forma q horas a lenta pode estar alta, e horas pode estar baixa, por sorte ainda tem bastante sensor pra melhorar isso
vc ainda tem algo q se diz lenta pq nao travou totalmente fechado seu atuador de marcha lenta, ele esta travado de uma forma q horas a lenta pode estar alta, e horas pode estar baixa, por sorte ainda tem bastante sensor pra melhorar isso
-
Realmente tem horas que a lenta é muito alta. Ainda pouco mesmo, quando cheguei da rua a lenta estava em torno de 1500 giros, mas logo caiu tb para 800 giros. Achei que fosse cabo de acelerador, mas depois de ver o que vc escreveu, pode ser o Atuador que hora funciona e hora não funciona. Vc acha que se eu deixa-lo de molho no Car80 pode solta-lo? Se acontecer dele ficar mole(digo isso porque na mão o embolo do centro do Atuador, está duro, não se move para nenhum lado mesmo energizado). Vc acha que pode funcionar? Pode solta-lo?
Como vc bem disse, com o Atuador funcionando, o Sensor da Borboleta funcionará em conjunto dando uma regulagem satisfatória ao funcionamento do motor.
Como vc bem disse, com o Atuador funcionando, o Sensor da Borboleta funcionará em conjunto dando uma regulagem satisfatória ao funcionamento do motor.
Corsa - Minha Paixão!
-