[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
gui_srs
:: Super ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por gui_srs »

Pessoal, fiz um vídeo mostrando o funcionamento do protótipo no meu carro, fiz o primeiro teste.
Segue:

https://www.youtube.com/watch?v=Fep1mZ- ... e=youtu.be
robsonlobinho
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

O meu carro usa cabo e nao sensor de velocidade, alguem tem idéia do que posso fazer

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

gui_srs escreveu:Sim. A ideia de fazer um chicote foi exatamente essa, não precisar cortar a fiação original. Eu fiz tipo um extensor que conecta no plug original e depois deriva os fios para o TID e para a placa. O pino 2 que vem do som ficou desconectado, pois quem controla a função é o Arduino.

Agora, me diga uma coisa... Aquele fator de velocidade que tem no programa, eu devo aumentar ou diminuir para compensar a diferença de velocidade? Visto que está marcando a menos no display. Tem uma ideia de quanto mexer?
Fiz novamente a comparação, e em relação ao painel está dando coisa de 5km/h a menos e 1~2km/h a menos que o navegador GPS.
Ah sim, agora entendi. Vendo seu vídeo ficou claro.
Vou aproveitar e deixar uma dica, quando montar tudo deixe a placa e o Arduino num local acessível, assim fica fácil vc fazer atualizações. Aliás no meu carro pra não ter que ficar andando com o painel desmontado eu puxei todos os fios ali pro lado do passageiro, embaixo do porta luvas.

O fator de velocidade vc precisa aumentar. Tenta colocar 1,1 pra o quanto melhora.
Eu fiz umas contas e o valor sugerido deu 1,22 mas to achando que é muito. Tenta com 1,1 primeiro e se continuar marcando menos tenta 1,2.
gui_srs escreveu:Já funciona nesta versão que tenho? Eu não cheguei a ver, mas vou testar depois.
Mais pra frente seria interessante poder 'zerar' todas as marcações.
Se vc quiser vc pode me ajudar com essas coisas. A parte mais difícil pra mim é ficar testando os programas pq pra testar direito precisa rodar com o carro e ultimamente eu não tenho conseguido fazer isso.

Eu fiz uma atualização grande no programa ontem e carreguei na minha pasta do google drive, o nome do arquivo começa com "Beta". Se vc puder baixar e testar me ajuda bastante pq aí vc me da um feedback e eu me concentro nas atualizações e correções. Nessa versão nova eu fiz várias otimizações e coloquei várias coisas que tem na versão que eu uso no meu carro como o menu opções com o reset dentro dele, e que agora reseta o consumo médio, velocidade média e distância. Na parte de consumo tem agora o CT que é o consumo total em litros (é esse valor que estou salvando na memória). Por enquanto ele deve marcar o mesmo que o CL pq ainda não coloquei a função de salvar mas já está ali pra quando eu fizer isso.
robsonlobinho escreveu:O meu carro usa cabo e nao sensor de velocidade, alguem tem idéia do que posso fazer
Acho que no seu caso o melhor é comprar um módulo de GPS pro Arduino e pegar dele a informação de velocidade.
gui_srs
:: Super ::
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu:
O fator de velocidade vc precisa aumentar. Tenta colocar 1,1 pra o quanto melhora.
Eu fiz umas contas e o valor sugerido deu 1,22 mas to achando que é muito. Tenta com 1,1 primeiro e se continuar marcando menos tenta 1,2.
Beleza! Farei isso no meu nessa versão mesmo, para ver a diferença, e posto em seguida.
cansei escreveu:
Se vc quiser vc pode me ajudar com essas coisas. A parte mais difícil pra mim é ficar testando os programas pq pra testar direito precisa rodar com o carro e ultimamente eu não tenho conseguido fazer isso.

Eu fiz uma atualização grande no programa ontem e carreguei na minha pasta do google drive, o nome do arquivo começa com "Beta". Se vc puder baixar e testar me ajuda bastante pq aí vc me da um feedback e eu me concentro nas atualizações e correções. Nessa versão nova eu fiz várias otimizações e coloquei várias coisas que tem na versão que eu uso no meu carro como o menu opções com o reset dentro dele, e que agora reseta o consumo médio, velocidade média e distância. Na parte de consumo tem agora o CT que é o consumo total em litros (é esse valor que estou salvando na memória). Por enquanto ele deve marcar o mesmo que o CL pq ainda não coloquei a função de salvar mas já está ali pra quando eu fizer isso.
Opa! Mas é claro. Será um prazer ser o 'beta tester' do projeto, hehehe. É bom que a gente fica mais empolgado ainda.
Já até baixei seu arquivo, porém vou precisar comprar outro Arduino, pois este aqui já está no limite (Atmega 168). Mas irei comprar outro essa semana ainda com o chip 328 para dar andamento aos testes. Estou ansioso para ver o esquema de memorização funcionando!

Tem um outro cara do Astra Club que vai começar a montar hoje o prototipo dele. Até dei um toque nele pra vir aqui acompanhar no fórum e participar.

Abraços!
robsonlobinho

Vou baixar esse codigo novo pra dar uma olhada, vlw casei por compartilhar com a gente

robsonlobinho

sera que da pra usar esse sensor http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -e-pic-_JM no lugar do sensor de velocidade?
AlexSGP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AlexSGP »

robsonlobinho escreveu:sera que da pra usar esse sensor http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -e-pic-_JM no lugar do sensor de velocidade?
robsonlobinho

Para utilizar este sensor você teria que posicioná-lo em um local para medir as rotações da roda/caixa de marcha e fazer o calculo, só o posicionamento já seria um problema, abaixo uma foto de um sensor instalado próximo a roda (na junta homocinética) creio que neste caso seria para o controle do ABS.

Imagem

Imagem

Se estiver errado por favor me corrijam!! ::?
AlexSGP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AlexSGP »

robsonlobinho

Encontrei esta solução mas não sei onde vende (utilizamos este produto para instalar tacógrafo digital), ele é instalado entre o cabo e o velocimetro ou entre o cabo e a saída da caixa, tem vários modelos inclusive para linha GM. (é utilizado para táxi também)

Imagem

Imagem

VLW! :wink:
paulo_tonhao
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Porque o pessoal não quer pegar o sinal de velocidade do proprio sensor do carro como está no esquema?
robsonlobinho

Vlw vou tentar acha esse ae pra vender bem interessante

Responder