Algumas especiais do Corsa para as buchas traseiras e do braço oscilante. Outra para extrair a barra de direção.
Outra diversas para a porca do diferencial, trava do volante, saca volante de direção, ferramenta para trocar os balancins... e para por as molas das válvulas.
gtmski escreveu: Segunda-feira 12 2022f Setembro 2022 07:09:51 PM
O rolamento do cubo dianteiro tem 67mm de diâmetro externo e 46mm no anel da pista interna.
Eu gosto de ferramentas próprias para o Corsa, tenho algumas... mas o preço dessas CR141a e CR139 é sacanagem. Sempre levo para trocar os rolamentos em alguma oficina. Bons tempos que uma prensa custava 500 reais, quase comprei uma.
R$144,42 + R$260,13 = 404,55 + 80 frete. Realmente convém levar a manga numa oficina de confiança.
Bonito ver esse tanto de ferramentas especiais. Tenho algumas poucas daí, outras tenho vontade de ter. Vejo algumas King Tony na foto também. Coisa boa, gosto muito... King Tony e SATA. Prefiro elas às Gedore nacionais. Agora, uma Gedore "made in Austria"... rapaz... bota essa gedorinha nacional no chinelo
No início só tinha Gedore, mas depois que comecei a pegar uns soquetes da King Tony achei muito superior na qualidade e acabamento refinado.
Mas as ferramentas da CRFerramentas são mais rústicas mas só de alta resistência.
Peguei aqueles extratores de cubo e de rolamento para o Corsa. Muito boa essas ferramentas.
Vi uma live do Eduardo Polati onde ele comentou que comando com tucho flat precisa do zddp, pois ali não há como não haver rompimento do filme lubrificante. Como não se utiliza mais zinco atualmente, o ideal é ir num lubrificante Dexos 2, ou ainda um API SP que se aproxima do Dexos 2 no quesito antidesgaste.
Não vejo outra saída mesmo senão usar um lubrificante diesel/gás/flex tipo Mobil 5W30 SM.
Ainda disse que comando com tucho roletado não se usa aditivo antidesgaste, pois o princípio é o mesmo do virabrequim. Realmente faz sentido da GM nesses motores com comando flat utilizar o 15W40 de API antigo. Ainda deve ser uns 900 a 1000 ppm de zinco.
Mais ainda há óleos SP com um bocado de zinco. O Mobil 1 Supercar, por exemplo, tem 1200ppm de zinco (https://www.mobil.com/lubricants/-/medi ... 9-1-22.pdf). O que vem diminuindo é o conteúdo de fósforo que, indiretamente, influi na concentração de zddp. Mas há outras formulações para alta pressão similares ao zddp que não envolvem o fósforo. Na SJ, o fósforo estava limitado a 1000ppm e, a partir da SM, ficou limitado a 800ppm (https://www.infineum.com/media/w5kpot0y ... chure2.pdf). Por outro lado, os óleos mais modernos entraram com aditivos para alta pressão mais atuais e que atuam sinergicamente com o zinco, como o titânio.
Concordo. A questão pelo que vi é que um API SP ainda é inferior aos aditivos antidesgaste de um DEXOS 2 de API SN. A sorte é que há produtos tipo Mobil Super 3000 XE3 5W30 que serve para diesel e gasolina. O SP no quesito antidesgaste se aproxima muito do Dexos 2. O ideal seria um 5W40.