No ultimo post havia mostrado alguns itens comprado para o interior do carro, deixei por um tempo guardado, fazendo apenas a instalação de maçanetas e moldura do comando de ar, porem nesse meio tempo a manopla do meu cambio se soltou, e aproveitei para colocar outra com detalhe em prata para combinar com o painel "Premium"...

... só que quando a vida te da limões, faça uma limonada suiça! Aqui começa a novela do Alarme, o meu carro veio equipado com um alarme dedicado Chevrolet feito pela Positron, mas cabe um detalhe chato por isso, a unica coisa que ele faz é travar portas/fechar vidros e destravar portas/abrir vidros, além de caso forçar abertura, disparar. Ele é tão básico que nem travar as portas ao carro entrar em movimento ele faz e por destino, ele parou de funcionar. Mas dizer que parou de funcionar era pouco, ele simplesmente ficou louco, abria janela do nada e travava portas sozinho em momentos aleatórios, enfim, tive que trocar o alarme, e ja aproveitei e coloquei um Positron Cyber PX 360BT, o top de linha com opção de controlar pelo próprio celular, porém não tenho fotos do alarme, mas quando mandei instalar, aproveitei e pedi para fazer a instalação do TID, Plafonier dianteiro e luz de teto traseira, seguem as fotos das luzes...

Painel "finalizado"...

Obs: Note que a temperatura estava indicando um valor "baixo", mesmo estando quente no dia, a temperatura no dia deveria estar em uns 25º a 30º, foi ai que percebi que algo não estava certo, procurei em vários locais e nada de achar resposta, até cogitei que meu TID estaria avariado, mas me recaiu a ideia de que talvez o sensor estivesse com problema, em casa meu pai tem um Cruze, e inventei de testar o sensor do Cruze no Corsa e do Corsa no Cruze, ai que notei que a troca de sensor não afetou o carro do meu pai, e quando olho o numero de serie do sensor, o que estava no meu carro era o mesmo do Cruze/Onix/Spin/Cobalt/Sonic sendo o numero da peça 25775833, o encaixe é idêntico e a peça muda muito pouco para o modelo correto do Corsa, sendo o mesmo para Astra/Vectra/Corsa antigo/Meriva/Zafira/Montana e numero da peça 09152245, então fica a dica para quem passa por problema parecido, no mercado livre a varios sensores paralelos que se dizem do Corsa, mas na verdade são para outro modelo.
Assim fiquei com o console central do Premium, luzes de leituras completas, para dizer que fique igual ao Premium, seria necessário trocar o painel de instrumentos e a padronagem dos bancos, mas não tenho esse interesse. Aqui cabe uma observação, eu estava negociando um kit airbag completo para o carro, mas como não achei alguém capacitado para fazer o serviço, desisti da ideia.
Ainda esta faltando instalar o volante do Vectra GT que estou postergando porque quero revesti-lo de couro mas não sei que padrão usar, o original ou inventar uma firula.

Partindo para o exterior do carro, tinha algo que me incomodava, os refletores traseiros do parachoque em cor vermelha e as lanternas fumê (Já sei é coisa do código de transito que deve ser vermelho), mas na minha opinião, não combinava. Os antigos tinhas as lanternas com a borda vermelha e ai até "combinava", mas no meu Corsa com as lanternas fumê não, assim tratei de troca-los...

Aí constatei que investi em itens de estética no interior e exterior do carro, mas no cofre do motor o mesmo apresentava "original" apenas com a instalação do filtro esportivo, foi quando procurando algo do motor, me deparo no Google com a seguinte foto...
Mod. 1

Mod. 2

Resolvi ir mais a fundo sobre essas capas do motor, e descobri que os carros produzidos no Brasil com destino ao México tinham ela, isso mesmo a capa era produzida aqui no Brasil, mas só estava disponível lá fora. São dois modelos, a primeira de 2002-2007 e a segunda de 2008-2012, porém os carros exportados eram sempre com motor 1.8! Aí entra o fórum Corsa Clube, um membro daqui que não lembro o nome, colocou em seu Corsa SS essa capa do modelo mais recente (particularmente acho mais bonita) , e para ajudar disponibilizou a numeração da peça e por uma sorte, joguei a numeração no Google e cliquei na opção "Shopping", eu fiquei incrédulo pois um link que dava diretamente na loja oficial da Concessionaria Carrera no Mercado Livre com a dita cuja a venda por módicos R$ 143 sendo item único, no mesmo momento arrematei. Vamos as fotos...

Um detalhe é que para usar esta capa, tem que trocar a tampa de óleo, não lembro a numeração da peça, mas é a mesma para os Palio/Strada/Stilo 1.8 que usavam motor GM. Na foto acima da para notar que ela tem fixação em 3 pontos sendo dois na tampa do cabeçote (abaixo da plaquinha do 1.4 Econoflex ou Flexpower, sendo a mesma tampa para 1.0/1.4/1.

Na foto tentei dar um reforço com cola para junta de cabeçote em motores a diesel, acabei sujando

Paralelamente a isso, fiquei pensativo pois meu caro é 1.4 e a capa trás claramente "1.8 MPFI", ai entra nossas ideias de personalização....

Mas estava achando o cofre certinho demais, sério demais contrastando com aquele filtro esportivo ali. Então com as idéias malucas, já havia desenvolvido um isolamento para o filtro de ar não pegar ar quente do motor, então resolvi fazer um intake em alumínio de 2,5", adquiri o mangote em silicone de 90º (2" x 2,5")/tubos em aluminio da HRE e botei a cachola pra funcionar, o resultado:

Os tubos ja vieram polidos, mas como ao soldar e passar o flap para tirar o grosso da solda, acaba riscando, tem que se fazer um polimento na peça toda para ficar uniforme, e para isso dale lixa 300/420/600/800/1200!

Junto com essa mudança, também adquiri cabos de vela de silicone SPA Turbo e velas de iridium NGK, instalando no motor o intake:

Finalizado:

E então dei-me satisfeito com o cofre, superando minhas expectativas

Maaaaaaaaaaaaas então surgiu aquele dilema que citei la no inicio "o problema de cada vez que coloca algo no carro já procurar algo para se incomodar" e também "se a vida te da limões, faça uma limonada suiça" kkkkkkkk!! Quando coloquei o abafador de inox, percebi que a curva do escapamento acima do eixo estava começando a furar, fui fazer um orçamento e descobri que aquela região é uma peça só junto com o abafador intermediário, o custo da troca era de R$ 380 (R$ 280 da peça e R$ 100 de mão de obra) no lugar mais barato em minha cidade, um custo meio alto, e então me veio a ideia "E se eu trocar tudo por inox?". Comecei a pesquisa, vi que os valores no final ia ficar parecido e parti para mais uma loucura, comprei em Inox 316L o seguinte material:
- 2m de tubos de 2"
- 3 curvas de 90º de 2"
- 1 curva de 45º de 2,5"
- 50cm de tubo de 2,5"
- Luva de 2" para 2,5"
Porém apenas fiz a substituição após o coletor com o catalisador, mais para frente farei a substituição do coletor por um 4x1 dimensionado!
Levei a um cara com muita experiencia em soldas de tubulações em inox na minha região (detalhe, o cara fez no eletrodo e não na TIG) e partimos para a modelagem e montagem do escape usando apenas o abafador final da Luzian que já possuía no Corsa (isso mesmo, o carro ficou apenas com UM abafador)...

No carro:

Detalhe da Luva, posso retirar o abafador final e andar "diretão" kkkkkkk
Agora para ilustrar bem o quanto ficou "fodástico" o ronco do carro, vamos aos videos:
https://youtu.be/A-kqoOEpeE8
https://youtu.be/uX-jnOpl4hU
E aqui chegamos ao estado atual que o Corsa se encontra, para mim o carro esta espetacular mas ainda há coisas a serem feitas que estão na minha "listinha" (

Bom pessoal, o texto foi longo porque acumulou muita coisa, demorei a escrever, espero que eu possa voltar logo com os futuros up's para vocês, abaixo uma foto do menino hoje repousando na garagem:

Até logo...