[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
klaytonboy10
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1 6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por klaytonboy10 »

cansei escreveu:Dentro do programa procure esse trecho abaixo:

Código: Selecionar todos

calcula_intervalo_C();
  if (intervaloSecsC >= 1)
  {
    zera_intervalo_C();
Esse trecho só aparece uma vez, não tem como errar. Embaixo do zera_intervalo_C(); coloque isso aqui:

if (tempo_rele < 20)
  tempo_rele++;
else
  digitalWrite(XX,HIGH);
No lugar do XX coloque o número do pino do Arduino que vc vai usar pra controlar o rele.

E no começo do programa, junto com as outras declarações de variáveis, coloque o seguinte:

byte tempo_rele;
Pronto, é isso.

Lembrando que o Arduino não pode acionar diretamente um rele, vc precisa fazer um circuito tipo esse aqui com transistor e diodo:
Imagem

Cansei não sei o que pode está acontecendo pois comigo não está funcionando, fiz todo processo correto mas nada. O relé não aciona, e outro problema que está acontecendo comigo é que no lugar [rom] aonde salva a memória, no meu tid não tem. O que está descrito no meu é tp mas não acende somente acende os [ ]
klaytonboy10
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1 6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por klaytonboy10 »

Oi cansei o eon acho que já sei o que é mas em relação ao relé ainda não achei aonde está o erro
gui_srs
:: Super ::
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Boa noite turma, tudo bem ?!

Peço desculpas pelo sumiço dos ultimos dias mas estou de volta!

Dessa vez estou utilizando a versão que o Cansei liberou no dia 12/08 com algumas melhoras da função de autonomia.
Fiz um video para mostrar o funcionamento e também aproveito para mostrar as demais funções do computador de bordo para quem acompanha. Espero que gostem:

https://youtu.be/AlHsIFlWnOA

Cansei, conforme mostro no video, a autonomia deu uma melhora boa em relação a versão anterior. Tá bem mais estável.
Uma sugestão que eu esqueci de citar no vídeo:
Nos carros originais, a autonomia, por se tratar de uma estimativa, normalmente ela trabalha somente com número inteiros. Em alguns carros até, ela varia de 5 em 5km. Então eu acho interessante trabalhar somente com numeros inteiros (sem virgula), já que se trata de algo estimado, que não tem uma precisão muito grande. Talvez assim, o efeito da variação poderia até ser menos percepitivel, se fosse possivel criar uma especie de "arredondamento".

Lembrei da variação de 5 em 5km por causa do C4 que eu tinha. A autonomia funcionava dessa forma.
Outra coisa interessante, é que quase em todos os carros, a partir de uma certa KM com quantidade de combustivel baixa, a autonomia simplesmente pára de marcar. No caso do meu C4, por exemplo, abaixo de 40KM a autonomia sumia, ficava apenas um traço: -- KM. Entendo que isso ocorre pela falta de precisão e por medidas de segurança para quem "confia demais" no equipamento, rsrs. Não sei qual margem seria segura de trabalhar...
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

klaytonboy10 escreveu:Oi cansei o eon acho que já sei o que é mas em relação ao relé ainda não achei aonde está o erro
Sugiro você testar individualmente cada um dos componentes, especialmente o relé. Veja se ligando ele direto na energia se ele está funcionando ou não.
gui_srs escreveu:Boa noite turma, tudo bem ?!

Peço desculpas pelo sumiço dos ultimos dias mas estou de volta!

Dessa vez estou utilizando a versão que o Cansei liberou no dia 12/08 com algumas melhoras da função de autonomia.
Fiz um video para mostrar o funcionamento e também aproveito para mostrar as demais funções do computador de bordo para quem acompanha. Espero que gostem:

https://youtu.be/AlHsIFlWnOA

Cansei, conforme mostro no video, a autonomia deu uma melhora boa em relação a versão anterior. Tá bem mais estável.
Uma sugestão que eu esqueci de citar no vídeo:
Nos carros originais, a autonomia, por se tratar de uma estimativa, normalmente ela trabalha somente com número inteiros. Em alguns carros até, ela varia de 5 em 5km. Então eu acho interessante trabalhar somente com numeros inteiros (sem virgula), já que se trata de algo estimado, que não tem uma precisão muito grande. Talvez assim, o efeito da variação poderia até ser menos percepitivel, se fosse possivel criar uma especie de "arredondamento".

Lembrei da variação de 5 em 5km por causa do C4 que eu tinha. A autonomia funcionava dessa forma.
Outra coisa interessante, é que quase em todos os carros, a partir de uma certa KM com quantidade de combustivel baixa, a autonomia simplesmente pára de marcar. No caso do meu C4, por exemplo, abaixo de 40KM a autonomia sumia, ficava apenas um traço: -- KM. Entendo que isso ocorre pela falta de precisão e por medidas de segurança para quem "confia demais" no equipamento, rsrs. Não sei qual margem seria segura de trabalhar...
E aí

Fiz alguns ajustes com base no que vc citou aqui e no vídeo. Eu corrigi aquele valor errado que aparece ao ligar o carro (agora vai demorar um pouco mais pra aparecer o primeiro valor calculado) e configurei pra mostrar só números inteiros. Da flutuação não tem muito mais o que fazer, daqui pra frente mexer nisso é meio que chover no molhado pq se ficar com o carro em via inclinada é só questão de tempo pro valor da autonomia mudar, independente da matemática que se use. Dessa nem o painel do carro escapa.

A variação de 5 em 5 km é meio improdutivo fazer porque a boia varia bastante, muito mais que 5 km, então é o tipo de coisa que no fim das contas tem pouquíssimo efeito prático.

Na questão de aparecer os tracinhos com combustível baixo, no nosso caso eles aparecem em duas ocasiões, quando a autonomia for menor que 10 km e quando o motor está desligado. Sei lá, por mim deixa assim, mas se vcs quiserem aumentar o valor pra 40 não tem problema.

Já deixei lá no drive essa versão nova.

Ah, aquele scroll do "tempo viagem" que ta rolando errado no seu TID, eu to bolando uma nova rotina pra exibir esses textos longos e espero evitar esse problema. Quando eu conseguir terminar eu te aviso pra vc testar.
paulo_tonhao
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Boa noite pessoal, será que dá pra pegar o sinal direto da bóia no painel não estou conseguindo achar, o meu só falta isso?
paulo_tonhao

Boa tarde, ontem encontrei aqui no fórum mesmo no tuto do vavasound sobre mid e lá ele fala que o fio do sensor no painel é o azul/preto pino 20 do conector

Aproveito para compartilhar uma outra informação: comprei no mercado livre um outro tid pra instalar no carro de um amigo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... FromParent

Paguei R$100,00 e veio desbloqueio, testei em bancada e está perfeito sem riscos. Não sei se todos que ele vende estão desbloqueados mas vale a pela
cansei

Mensagem por cansei »

Pela resposta que o vendedor deixou no anúncio ele não sabe se é desbloqueado ou não.
Acho que vc deu sorte mas ainda sim o preço está bom. Só recomendo que o pessoal compre o TID com a tela inclinada que é mais novo que esse do anúncio.
FCereta
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por FCereta »

Boa noite, estou iniciando o projeto e meu tid está queimado, tenho noção pequena de programação, e já tenho um display 16x2, vi que alguém conseguiu fazer, poderia me ajudar a passar o código para o LCD?
paulo_tonhao

Cansei bom dia, é só uma ideia, não sei se funciona ou o quanto seria difícil de implementar no código, mas se acrescentar no projeto um acelerômetro tipo o MMA7361 ou outro pra que quando ele detectar uma alteração na inclinação do carro o Arduino ignorar as alterações na boia

É só uma ideia
cansei

Mensagem por cansei »

FCereta escreveu:Boa noite, estou iniciando o projeto e meu tid está queimado, tenho noção pequena de programação, e já tenho um display 16x2, vi que alguém conseguiu fazer, poderia me ajudar a passar o código para o LCD?
Foi o robsonlobinho. Com sorte ele aparece aqui e disponibiliza o código.
paulo_tonhao escreveu:Cansei bom dia, é só uma ideia, não sei se funciona ou o quanto seria difícil de implementar no código, mas se acrescentar no projeto um acelerômetro tipo o MMA7361 ou outro pra que quando ele detectar uma alteração na inclinação do carro o Arduino ignorar as alterações na boia

É só uma ideia
Eu já pensei nisso mas, honestamente?
É muito trabalho pra pouca coisa. E eu mesmo to usando a autonomia do jeito que eu mostrei pra vcs inicialmente, só com base no combustível consumido e sem informação da boia.
Responder