[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
gui_srs
:: Super ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por gui_srs »

robsonlobinho escreveu:Tipo tanque cheio resistência praticamente 0 e tanque vazio alta impedância

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk

Robson, é bem isso mesmo.
Vc viu a tabelinha que postei ali atrás? Lá tem alguns valores e que realmente bateram com as medições que fiz aqui.
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

105 é um valor baixo, deve estar chegando coisa de 2V do fio da bóia.

Isso significa que a tensão de referência deve ser baixa também... tenta medir a tensão no fio da bóia, se vc confirmar que está abaixo de 5v, pode ligar ele direto no arduino, sem os resistores.

Depois veja que valor o arduino vai mostrar e vamos deixar anotado aqui. Conforme for consumindo o combustível, o valor vai se alterar.
gui_srs escreveu:Outra coisa que notei é que a Autonomia lá tá marcando alguma coisa, não sei da onde veio essa informação mas tá lá coisa de 280km e variando pra mais e pra menos.
Por enquanto ignora o que a autonomia ta marcando pq entendendo a leitura da bóia eu vou precisar mudar todo o cálculo.
gui_srs escreveu:Ah! A velocidade média total (VM) ta com algum problema, fica mostrando 'INF'.
Esse INF é de infinito, significa que ta tendo uma divisão por um valor muito baixo próximo de zero... ele ta direto assim? Vc fez um reset há pouco tempo?

Da uma olhada no tempo total pra ver o que ta sendo marcado lá.
caiomor
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER

Mensagem por caiomor »

Ainda no nível básico do projeto comprei um arduino nano no mercadolivre... e não estava conseguindo carregar o programa pra ele... no meu caso o computador não instalou corretamente o drive ai não reconheceu o arduino no programa.

tive que instalar este drive no PC
http://www.mediafire.com/download/pk38w ... 341SER.rar

agora consegui mandar o programa pro arduino rsrs agora vou quebrar a cabeça pra montar o circuito desenvolvido pelo nosso amigo Cansei.
gui_srs
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu:105 é um valor baixo, deve estar chegando coisa de 2V do fio da bóia.

Isso significa que a tensão de referência deve ser baixa também... tenta medir a tensão no fio da bóia, se vc confirmar que está abaixo de 5v, pode ligar ele direto no arduino, sem os resistores.

Depois veja que valor o arduino vai mostrar e vamos deixar anotado aqui. Conforme for consumindo o combustível, o valor vai se alterar.
Cansei,

Fiz as medições.
Com o tanque ainda cheio, medi 2,1v direto no fio. Foi mais ou menos o que você calculou.
Os picos não sei o quanto devemos considerar, tendo em vista que o maior pico que tive foi de 105 para 150 (valor NiTanq). Ou seja, coisa em torno de 50%.
Acho que podemos considerar então um aumento de 50% na tensão em caso de picos. De qualquer forma acho que ainda tá numa margem segura pro Arduino.

E agora? Devemos ligar direto?
Conversei com meu pai e ele sugeriu não deixar "direto" por segurança. Talvez manter um resistor menor, colocar um diodo junto, igual feito nas outras entradas.

Aproveitando que estava mexendo, deixei ligado direto e registrei o seguinte:
NiTanq: 425 ~ 430 (Motor ligado).

Embora eu tenha rodado um pouco com o carro, o tanque continua marcando cheio lá, no talo.. É o mesmo valor que obtive desde ontem.
Será que convém completar de novo?

Bom, o que vc me diz?
Há algum risco em deixar direto? Rola mudar algo?
cansei

Mensagem por cansei »

Os picos eu ainda não sei muito bem como tratar de um jeito simples, preciso pensar e pesquisar um pouco.

A preocupação do seu pai é válida. Se a gente soubesse como é exatamente o circuito da bóia a gente teria mais condição de dizer se precisa ou não colocar alguma coisa de segurança. Por via das dúvidas é melhor optar por algo mais seguro então vc pode ligar assim por enquanto:

Imagem

Com esse circuito da pra dizer com facilidade qual é a tensão vinda do fio da bóia: 2*(NiTanq*5/1024)
Na situação atual o NiTanq deve ir pra uns 210

Não vejo necessidade de completar o tanque não, agora é rodar com o carro e ver o que vai acontecer com esse valor, se ele vai subir ou descer. O que vc pode fazer é ir registrando o valor do NiTanq a 3/4 de tanque, 1/2, 1/4 e tanque quase vazio. Se a gente encontrar alguma não linearidade na tensão a gente tem registrado onde é a metade, 1/4, etc, aí fica mais fácil fazer algum tratamento pra corrigir isso.
bergivan
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por bergivan »

Ola amigo, vc conseguiria me vender um circuito desses pronto para instalar no meu carro? Um astra 2.0 cd 2004..vlw, abrç
bergivan
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por bergivan »

Whats +555192329195
ChavesHe
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por ChavesHe »

Amigos comprei o Arduíno UNO pq para mim o cansei havia usado um desse para fazer o projeto, depois que chegou eu vi q era o nano kkk

Eu já perguntei alguns tópicos atrás sobre fazer um ar condicionado digital com o Arduíno e a resposta foi positiva, porém queria fazer a lanterna e o farol baixo acender conforme a luz ambiente igual os carros com sensores, uma época procurei e fiz um com o LDR, já vi alguns projeto com o Arduíno para acender a luz de casa com o LDR.
A minha duvida é se o UNO aguentaria rodar o computador de bordo mais essas duas tarefas novas?

Vi também que o rele que vendem para o Arduíno são de 10amp. Eles aguentam de boa o ar condicionado e as luzes?

Muito obrigado!

Enviado de meu Moto G 2014 usando Tapatalk
Rodrigo domingos
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Rodrigo domingos »

Show!!! meu pai tem 1 maxx 2005 1.8 só que não tem o mid, talvez eu compre o carro dele daqui uns dias! e gostaria de fazer isso no corsa!, poderia me passar um contato para eu falar com você ? se preferir manda um whats pra mim ! 95 99158-2212
cansei

Mensagem por cansei »

Galera, vcs que tem interesse em comprar me mandem MP que eu passo mais detalhes. Whatsapp hoje não rola por motivos óbvios kkkk
Também recomendo vcs antes de tudo lerem o tutorial pra terem noção de como funciona.
ChavesHe escreveu:Amigos comprei o Arduíno UNO pq para mim o cansei havia usado um desse para fazer o projeto, depois que chegou eu vi q era o nano kkk

Eu já perguntei alguns tópicos atrás sobre fazer um ar condicionado digital com o Arduíno e a resposta foi positiva, porém queria fazer a lanterna e o farol baixo acender conforme a luz ambiente igual os carros com sensores, uma época procurei e fiz um com o LDR, já vi alguns projeto com o Arduíno para acender a luz de casa com o LDR.
A minha duvida é se o UNO aguentaria rodar o computador de bordo mais essas duas tarefas novas?

Vi também que o rele que vendem para o Arduíno são de 10amp. Eles aguentam de boa o ar condicionado e as luzes?

Muito obrigado!
Eu usei o nano mas o Arduino uno é a mesma coisa, eles são iguais. O que muda entre um e outro é que o nano é menor e pode ser soldado direto numa placa de circuito, já o uno tem uma placa mais didática pra quem quer usar os shields e tal, o programa do computador de bordo roda igual nos dois (o processador deles é o mesmo).

Esse negócio da lanterna e do farol baixo eu tb tenho vontade de fazer só que a minha intenção é trabalhar nos fios do interruptor onde eu não preciso usar relé pq a corrente ali é baixa. De qualquer forma eu to só na ideia, ainda preciso ver como o interruptor funciona.

Do ar condicionado idem. Vc não precisa usar relé se vc conseguir descobrir no painel do seu carro o fio do botão pra ligar e desligar o ar. Vc pode cortar esse fio e colocar um transistor entre as duas pontas, aí vc usa o arduino pra controlar esse transistor. Se vc quer o ar desligado vc desliga o botão do carro normalmente. Ao ligar, o arduino checa a temperatura e se for o caso ele libera o acionamento até chegar no ponto que vc programou.

Aqui eu não posso ajudar muito pq o meu carro não tem ar, mas que da pra fazer da.
Responder