cansei escreveu:105 é um valor baixo, deve estar chegando coisa de 2V do fio da bóia.
Isso significa que a tensão de referência deve ser baixa também... tenta medir a tensão no fio da bóia, se vc confirmar que está abaixo de 5v, pode ligar ele direto no arduino, sem os resistores.
Depois veja que valor o arduino vai mostrar e vamos deixar anotado aqui. Conforme for consumindo o combustível, o valor vai se alterar.
Cansei,
Fiz as medições.
Com o tanque ainda cheio, medi 2,1v direto no fio. Foi mais ou menos o que você calculou.
Os picos não sei o quanto devemos considerar, tendo em vista que o maior pico que tive foi de 105 para 150 (valor NiTanq). Ou seja, coisa em torno de 50%.
Acho que podemos considerar então um aumento de 50% na tensão em caso de picos. De qualquer forma acho que ainda tá numa margem segura pro Arduino.
E agora? Devemos ligar direto?
Conversei com meu pai e ele sugeriu não deixar "direto" por segurança. Talvez manter um resistor menor, colocar um diodo junto, igual feito nas outras entradas.
Aproveitando que estava mexendo, deixei ligado direto e registrei o seguinte:
NiTanq: 425 ~ 430 (Motor ligado).
Embora eu tenha rodado um pouco com o carro, o tanque continua marcando cheio lá, no talo.. É o mesmo valor que obtive desde ontem.
Será que convém completar de novo?
Bom, o que vc me diz?
Há algum risco em deixar direto? Rola mudar algo?