
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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A válvula que tenho aqui, a que fica no bloco/alojamento do filtro, tem uma pressão razoável, pelo menos é maior que a do filtro interno da Tecfil, pois cada fabricante usa uma pressão diferente. Mas olhando de perto não é preciso esse fechamento da esfera, conforme a foto da peça nova.


- gtmski
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Pode ser que a minha esteja "cansada"... vou comprar outra para conferirManfio escreveu: Sábado 20 2022f Agosto 2022 11:27:40 AM A válvula que tenho aqui.., tem uma pressão razoável
Tem razãoManfio escreveu: Sábado 20 2022f Agosto 2022 11:27:40 AM ..olhando de perto não é preciso esse fechamento da esfera
Falando em Rat, sua pergunta e a resposta foram publicadas no Q&A do cara, bem legal
Eu já cruzei aquela lista todinha com o que tem à venda aqui no BR. Vou te mandar no privado os melhores óleos 30 e 40 da lista dele que tem à venda aqui, São os óleos que uso. Não queria fazer propaganda em público, nem recomendar para todos uma escoha baseada em critérios pessoais (minha credibilidade no rat, meu entendimento sobre óleos e sobre o estado do meu motor do corsa),
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
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Já tentei procurei por esse lubrificante, mas esqueci de comprar. Foi depois de ver uma palestra de um técnico da marca.
5 anos de validade vale apena comprar várias unidades, pois o que sobraria de lubrificante na 4 garrafa para o Corsa (3,5L) uso para completar o que falta no Toyota que pede 3 L, pois são unidades de 946 mL.
Vídeo sobre lubrificantes: https://www.youtube.com/watch?v=L7QaAkgtH30
5 anos de validade vale apena comprar várias unidades, pois o que sobraria de lubrificante na 4 garrafa para o Corsa (3,5L) uso para completar o que falta no Toyota que pede 3 L, pois são unidades de 946 mL.
Vídeo sobre lubrificantes: https://www.youtube.com/watch?v=L7QaAkgtH30
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Mistério resolvido. Joguei spray lubrificante no canal da bypass do bloco e saiu na entrada (roscada) de óleo limpo. É o mesmo canal. Muito similar a este motor LS3:
https://www.youtube.com/watch?v=y8WpGE6SqXw
A Vauxhall chama esta válvula de Oil Filter Short Circuit Valve. https://workshop-manuals.com/vauxhall/c ... ousing%29/
Há muita gente falando coisa errada desta válvula no youtube... que entra óleo limpo nela, que ela vai para o cabeçote, que ela é retentora. Tudo errado. A função dela é abrir com um diferencial de pressão pré-estabelecido entre as duas zonas (filtrada e não-fitlrada) do filtro de óleo a fim de:
1- Evitar que o elemento filtrante seja danificado por excesso de pressão diferencial
2- Evitar que, com o elemento filtrante entupido (ou semi), o motor fique sem óleo
3- Porporcionar um caminho rápido para a lubrificação na primeira partida
4- Proporcionar lubrificação imediata em súbidas acelerações
Em todas as condições, o óleo não filtrado passa direto para a entrada da galeria de óleo, onde é distribuiído não só para o cabeçote
E o item de número 4 é o que leva muita gente nos EUA a eliminar esta válvula. Observe no vídeo que a intenção do autor foi essa.
https://www.youtube.com/watch?v=y8WpGE6SqXw
A Vauxhall chama esta válvula de Oil Filter Short Circuit Valve. https://workshop-manuals.com/vauxhall/c ... ousing%29/
Há muita gente falando coisa errada desta válvula no youtube... que entra óleo limpo nela, que ela vai para o cabeçote, que ela é retentora. Tudo errado. A função dela é abrir com um diferencial de pressão pré-estabelecido entre as duas zonas (filtrada e não-fitlrada) do filtro de óleo a fim de:
1- Evitar que o elemento filtrante seja danificado por excesso de pressão diferencial
2- Evitar que, com o elemento filtrante entupido (ou semi), o motor fique sem óleo
3- Porporcionar um caminho rápido para a lubrificação na primeira partida
4- Proporcionar lubrificação imediata em súbidas acelerações
Em todas as condições, o óleo não filtrado passa direto para a entrada da galeria de óleo, onde é distribuiído não só para o cabeçote
E o item de número 4 é o que leva muita gente nos EUA a eliminar esta válvula. Observe no vídeo que a intenção do autor foi essa.
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Lá fora acham interessante colocar ímãs no filtro de óleo. Há produtos comerciais para tanto:

Ou se põe alguns ímãs de neomídio por volta do filtro. Em alguns testes que vi, parece que captam algumas substâncias ferromagnéticas mesmo. Mas até que ponto isso pode ser detrimental? Porque há outros materiais ferromagnéticos que não o ferro: cobalto e níquel também são. E fazem parte da formulação de alguns óleos.

Ou se põe alguns ímãs de neomídio por volta do filtro. Em alguns testes que vi, parece que captam algumas substâncias ferromagnéticas mesmo. Mas até que ponto isso pode ser detrimental? Porque há outros materiais ferromagnéticos que não o ferro: cobalto e níquel também são. E fazem parte da formulação de alguns óleos.
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No Etios eu uso um magnético e no Corsa já coloquei no cárter novo. Dá pra ver por dentro a ponta do bujão. Pega muita limalha.
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Interessante o que o cara fez no motor dele. Essa válvula da GM não tem vedação perfeita. Quanto se coloca contra a luz se nota ainda mais.
Acho que todo mundo deveria por um bujão magnético. Se tivesse um filtro de óleo com imã ia ser melhor ainda.

Acho que todo mundo deveria por um bujão magnético. Se tivesse um filtro de óleo com imã ia ser melhor ainda.

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Já pensou se o cara faz um FLUSH e solta tinta do fundo!? Se chega ali na boca da válvula, caso passe por algum motivo, pode subir e entupir umas das saídas do comando de válvulas. Adeus balacim e comando!
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Está usando sintético ou semissintético?gtmski escreveu: Quarta-feira 17 2022f Agosto 2022 12:53:02 PM Bacana, o Rat não é estrelinha então..
Já testei muitas viscosidades, marcas de óleo e aditivos diferentes. Claro que testei 5w30, por duas trocas de óleo, 10.000km somados. Era um Mobil-Cosan semissintético. Não gostei. Diferença imperceptível quanto ao desempenho e ao consumo de combustível em relação ao 10w40 que geralmente uso e aumentaram as vibrações e barulhos do motor, que é uma coisa que o Rat comenta rapidamente no blog dele. A diferença maior foi sair do 20w50 para o 10w40.
Estou tendo muito consumo de lubrificante no outro carro depois que mudei para sintético. Sempre usei semissintético e não baixava praticamente nada rodando em uso normal. Agora em uso severo está ruim demais, pois não cheguei a 350 Km e já desceu bastante. O dono do canal "Remold Automotive" diz que na GM é a mesma coisa.

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