[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
-
- :: Super ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
- Contato:
Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Pessoal!
Acabei de abastecer meu carro. E confirmei que a tabela acima está certa.
Fiz a medição com o tanque cheio e tive o valor de 38~39 Ohms conforme a tabela.
Ou seja, podemos considerar, no caso do Astra:
38 Ohms = 52 litros
283 Ohms = 0 litros.
Sei que a capacidade em litros muda de um carro pro outro. Mas eu tenho quase certeza que os valores (ohms) do medidor em questão não irão mudar de um pro outro. Não posso afirmar com 100% de certeza mas tenho grandes chances de estar certo.
Se alguém puder fazer o mesmo teste que eu fiz e confirmar seria bom.
Se for isso mesmo, a gente só precisaria configurar no programa a capacidade do tanque de cada carro.
Dá pra fazer isso Cansei?
Acabei de abastecer meu carro. E confirmei que a tabela acima está certa.
Fiz a medição com o tanque cheio e tive o valor de 38~39 Ohms conforme a tabela.
Ou seja, podemos considerar, no caso do Astra:
38 Ohms = 52 litros
283 Ohms = 0 litros.
Sei que a capacidade em litros muda de um carro pro outro. Mas eu tenho quase certeza que os valores (ohms) do medidor em questão não irão mudar de um pro outro. Não posso afirmar com 100% de certeza mas tenho grandes chances de estar certo.
Se alguém puder fazer o mesmo teste que eu fiz e confirmar seria bom.
Se for isso mesmo, a gente só precisaria configurar no programa a capacidade do tanque de cada carro.
Dá pra fazer isso Cansei?
-
- :: Piquet ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
Então, da pra fazer, só que usando como base só o valor das resistências não me ajuda muito pq a gente teria que fazer uma matemática pra converter isso em tensão (o arduino só sabe ler isso) considerando a necessidade do divisor de tensão pra reduzir a tensão da bóia pra menos de 5v que é o máximo que o arduino suporta.
Aproveita que vc ta com o tanque cheio e tenta montar esse circuito com os resistores:

Ligue o circuito no pino A7 do arduino e grava nele a versão nova que eu acabei de carregar no google drive. Eu criei um menu debug pra organizar um pouco as coisas e adicionei lá dentro a leitura desse pino A7. Ele vai mostrar um valor de 0 a 1024. Vc me falando esse valor a gente pode deixar isso gravado no programa.
Aproveita que vc ta com o tanque cheio e tenta montar esse circuito com os resistores:

Ligue o circuito no pino A7 do arduino e grava nele a versão nova que eu acabei de carregar no google drive. Eu criei um menu debug pra organizar um pouco as coisas e adicionei lá dentro a leitura desse pino A7. Ele vai mostrar um valor de 0 a 1024. Vc me falando esse valor a gente pode deixar isso gravado no programa.
-
- Contato:
cansei escreveu:Então, da pra fazer, só que usando como base só o valor das resistências não me ajuda muito pq a gente teria que fazer uma matemática pra converter isso em tensão (o arduino só sabe ler isso) considerando a necessidade do divisor de tensão pra reduzir a tensão da bóia pra menos de 5v que é o máximo que o arduino suporta.
Cansei, vou tentar trabalhar nisso mais tarde.
Vou ver se puxo o fio do marcador já pro arduino e faço esse esquema dos resistores.
Uma pergunta:
Esses resistores em série, o que vai acontecer com o sinal que entrar no A7? Não vai continuar sendo um valor de resistencia?
Ou qual será o efeito? Me explique essa logica que eu acho que nao entendi.. rsrs
Ah, não sei se vc chegou a analisar os valores da tabela, mas percebi que não são totalmente lineares. Tracei um grafico e pude perceber isso. Porém com a tabela em mãos fica interessante que sabemos o que é o que... Talvez nos ajuda em algo....
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2000
O arduino não mede resistência e sim a tensão na porta que não pode ultrapassar 5v por isso precisa dos resistores, para não queimar o arduino, e quando ele lê em modo analógico ele converte a tensão na entrada em um valor de 0 a 1023
Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
-
- Contato:
Sim, mas o que eu quis dizer é da onde virá essa tensão ?robsonlobinho escreveu:O arduino não mede resistência e sim a tensão na porta que não pode ultrapassar 5v por isso precisa dos resistores, para não queimar o arduino, e quando ele lê em modo analógico ele converte a tensão na entrada em um valor de 0 a 1023
O Fio da bóia vai fornecer uma impedância em relação ao terra, e não uma tensão.
Isso que eu não entendi.
-
Acho que ela fornece uma tensão sim e essa tensão varia de acordo com a resistência da boia
-
- :: Piquet ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
Isso. O carro joga uma tensão fixa (de referência) em uma ponta do potênciometro da bóia e fica monitorando a tensão que sai na outra ponta.
Conforme a resistência da bóia aumenta, a tensão na saída fica menor.
É assim que a resistência é medida.
Conforme a resistência da bóia aumenta, a tensão na saída fica menor.
É assim que a resistência é medida.
-
Cansei pensei em uma teoria se quando o carro tá desligado o painel marca zero de combustível será que não chega 12 V quando ele tá cheio?
-
Tipo tanque cheio resistência praticamente 0 e tanque vazio alta impedância
-
- Contato:
Galerinha galerinha....
Vamos lá:
Puxei o fio do Marcador para o Arduino, seguindo o esquema do Cansei.
E realmente, depois de montado eu entendi o funcionamento do negócio. Realmente é uma tensão aplicada pelo carro, tanto é que quando a chave tá desligada (Arduino alimentado via usb) aquela variavel 'NiTanq' fica zerada e só marca valores quando a chave tá ligada. Pois bem...
Fiz as ligações e parece que funcionou. Considerando que o meu tanque tá cheio (Valor medido 38Ohms), o NiTanq mostrou 95 (motor desligado). Com motor ligado esse valor foi para 105. Acredito que pela variação da tensão com o motor funcionando. Creio que devemos considerar este último valor.
Cansei,
Outra coisa que notei é que a Autonomia lá tá marcando alguma coisa, não sei da onde veio essa informação mas tá lá coisa de 280km e variando pra mais e pra menos.
Ah! A velocidade média total (VM) ta com algum problema, fica mostrando 'INF'.
Acabei de montar o carro e dei uma volta rápida só para ver.
Mas é isso aí... por enquanto é isso que obtive.
Vamos lá:
Puxei o fio do Marcador para o Arduino, seguindo o esquema do Cansei.
E realmente, depois de montado eu entendi o funcionamento do negócio. Realmente é uma tensão aplicada pelo carro, tanto é que quando a chave tá desligada (Arduino alimentado via usb) aquela variavel 'NiTanq' fica zerada e só marca valores quando a chave tá ligada. Pois bem...
Fiz as ligações e parece que funcionou. Considerando que o meu tanque tá cheio (Valor medido 38Ohms), o NiTanq mostrou 95 (motor desligado). Com motor ligado esse valor foi para 105. Acredito que pela variação da tensão com o motor funcionando. Creio que devemos considerar este último valor.
Cansei,
Outra coisa que notei é que a Autonomia lá tá marcando alguma coisa, não sei da onde veio essa informação mas tá lá coisa de 280km e variando pra mais e pra menos.
Ah! A velocidade média total (VM) ta com algum problema, fica mostrando 'INF'.
Acabei de montar o carro e dei uma volta rápida só para ver.
Mas é isso aí... por enquanto é isso que obtive.
-