[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

ah então não é q nem a minha.....
a minha é uma Lead 108cc oia q diferença supimpa...mas anda menos, ela tem o corte de giro conservador e nem chega aos 90km/h :D mas é mamão com açúcar pra andar, so acelera e freia, não tem nem o sistema de trocas de marcha.....

toda troca eu desmonto o "filtro" de óleo, e lavo na gasolina ;)
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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Bom dia a todos,

Estive lendo o manual de um carro de outra montadora, o manual em si não recomenda nenhum óleo ao cliente e sim ensina a pessoa escolher o óleo de acordo com a temperatura do ambiente que o carro circula.

Ou seja, locais com menor temperatura usar óleo fino até x viscosidade, maior temperatura até x viscosidade.

Gostaria de saber se isso pode ser aplicado ao Corsa EFI 1.4 1995, ou seja, tempos quentes usar o 20W50 e dias frios como estava atrás, usar o 15W40. (sempre usando o que o manual recomenda). Lógico que não dá pra acompanhar o tempo né hehe Quando troquei o meu para 20W50 no outro dia já entrou a geada..

Se falei grosserias desculpem :D
awaked
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Mensagem por awaked »

JulioAraujo, fiquei curioso. Poderia citar o manual especificamente? Não se escolhe óleo pela temperatura do ambiente.

O motor trabalha em sua temperatura ideal perto dos 95º C. Esteja 10º C no Inverno ou 30º C no Verão, a temperatura ideal de trabalho do motor é 95º C. Além disso tem a bomba de óleo, galerias e folgas dos componentes que foram diminuindo com a melhoria da precisão no processo de fabricação.

Devemos sempre pensar em usar o mais fino possível dentro das opções do fabricante. Quando você liga o carro demora alguns segundos pro óleo lubrificar a parte alta porque enquanto parado ele escorre para o cárter lá embaixo. Você escolhe se quer um óleo grosso que demora pra subir alguns segundos ou um óleo mais fino que demora uma fração de segundo. Isso afeta a durabilidade do motor.
JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Opa awaked, isso faz muito tempo, vou tentar achar novamente. Do nada lembrei disso hoje quando estava vindo para o trabalho e lembrei também de um comentário do mecanico Telmo, aquele lá que o adg mostra, dizendo que lá na florida usam um óleo mais grosso devido ser um local muito quente. A não ser que eu esteja confundindo as coisas. Volto depois.
JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Achei a imagem:

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awaked
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Mensagem por awaked »

E entre -10ºC e 35ºC todos servem... ? kkk...
Não vá por essas informações. Tem modelo do Corsa que nem liga com 20w50, deve usar 5w30.

Vai pelo manual do seu carro.

Esses números 10w40, 20w50... 5w30 são índices de viscosidade e não temperatura. É como o óleo se comporta em determinada faixa de temperatura. Não é simples assim. Essa tabela se refere aos índices de viscosidade. Não a algum tipo de recomendação quanto ao uso prático do óleo.
JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Entendi, isso aí foi retirado do manual do honda accord 1994~1997
awaked
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Mensagem por awaked »

Deve ser aqueles erros básicos de manual corrigidos com adendos (folhas sotas que se perdem) ou problema de tradução... atualmente eles tem especificações diretas nos manuais, como o 2006 que pede 10w30 SL (se bem me lembro).
JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Os novos não cheguei a ver, só esse mais velho mesmo.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Também não levo muita fé nessa história de viscosidade do óleo X temperatura ambiente. Afinal, o motor vai trabalhar sempre dentro da faixa de temperatura considerada ideal pela montadora...

A não ser que o infeliz do proprietário pegou um mechanico da vida que disse "ah, por aqui não precisa de válvula termostática... no Brasil não faz frio...".
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