Vazamento embaixo do painel

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

jhbauer
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jhbauer »

CÉSAR DO RS escreveu:Olá colega, bem-vindo, estou voltando ao tópico pois já fiz esse serviço várias vezes e posso te afirmar que no Corsa modelo antigo não é possível substituir esse radiador sem a retirada completa do painel, nem adianta tentar.
Esse "problema" foi "resolvido" no Corsa modelo novo (2002) e no Celta, em que dá para trocar por baixo do porta-luvas.
A retirada do painel em si não é complexa, embora precise de um dia inteiro de serviço (e mais um dia para montar). A pior parte é mesmo tirar o volante, o resto é moleza.
Porém tenho visto que a mão-de-obra para isso fica em torno de $ 250,00, quem tiver tempo, ferramentas e paciência, mais um pouco de conhecimento, pode fazer em casa sem maiores dificuldades.
Tudo bem César.

Bom se o dificil é a direção então é barbada pois já tirei ela uma vez...
O phoda é o trabalham q dá pra tirar tudo aquilo de parafusos do paniel, ele ja esta quase todo desmontado, só q até agora ñ achei os parafusos q fixam a caixa de ar, sera q é por cima perto da bateria? ñ olhei ali...

Haaa, abusando um pouco, sabe se tem como instalar uma valvula para evitar q fique circulando agua por esse radiador? Eu acho q é por isso q ele estrague no corsas antigo...

Abraço

Josias Bauer
CÉSAR DO RS
:: Millennium ::

Mensagem por CÉSAR DO RS »

Olá Josias, na verdade é preciso desmontar também aquela grelha onde ficam os limpadores de pára-brisa e o defletor de água (veja o tutorial no site, no link "Matérias"), e retirar os parafusos que fixam a parte superior do painel pelo lado de fora do carro. Ao retirar o painel, cuidado com o rebite que prende a carcaça de plástico naquela barra de ferro que sustenta os fios. Esse rebite fica embaixo do compartimento do rádio, atrás do cinzeiro, normalmente não é possível reaproveitá-lo, por isso pense numa solução para a reposição dele antes da desmontagem.
O parafuso que fixa a caixa do ar fica pelo lado do compartimento do motor, perto do local onde passam as duas mangueiras do ar quente. Se não me engano é um sextavado de 10 mm.
Quanto à válvula do radiador, justamente os radiadores que apresentam mais problema são aqueles em que a água NÃO circula permanentemente (os sistemas com válvula), ao contrário de seu pensamento. Quanto mais a água circular, mais durável será o radiador. Quando comprei meu Corsa modelo novo (2004), reparei nesse detalhe, apesar de nunca ter tido problemas.
Bom trabalho.
HILDER
Contato:

Mensagem por HILDER »

[quote="CÉSAR DO RS"]Olá Josias, na verdade é preciso desmontar também aquela grelha onde ficam os limpadores de pára-brisa e o defletor de água (veja o tutorial no site, no link "Matérias"), e retirar os parafusos que fixam a parte superior do painel pelo lado de fora do carro. Ao retirar o painel, cuidado com o rebite que prende a carcaça de plástico naquela barra de ferro que sustenta os fios. Esse rebite fica embaixo do compartimento do rádio, atrás do cinzeiro, normalmente não é possível reaproveitá-lo, por isso pense numa solução para a reposição dele antes da desmontagem.
O parafuso que fixa a caixa do ar fica pelo lado do compartimento do motor, perto do local onde passam as duas mangueiras do ar quente. Se não me engano é um sextavado de 10 mm.
Quanto à válvula do radiador, justamente os radiadores que apresentam mais problema são aqueles em que a água NÃO circula permanentemente (os sistemas com válvula), ao contrário de seu pensamento. Quanto mais a água circular, mais durável será o radiador. Quando comprei meu Corsa modelo novo (2004), reparei nesse detalhe, apesar de nunca ter tido problemas.
Bom trabalho.[/quote]

tudo joia?

seguinte a agua que eu to reparando que esta caindo de baixo do meu painel... esta vindo debaixo do compratimento de plastico onde vai o filtro de ar.... bem embaixo onde vai os limpadores do para-brisas... so que a agua que cai la e quando esta chovendo ou quando eu lavo o carro... a impressão que se tem e que a agua fica acumulada em algum compratimento e quando eu faço curvas ela cai...

ate pensei que poderia ser do ar quente mas a agua que cai e fria... sera que meu caso e diferente???

a chave la e 8mm por falta de um L eu não dei conta de sacar 2 para-fusos srsrrsrs vou veda tudinho com cilicone... mas vou tirar fotos passo a passo este processo e postar aqui no forum... creio que domingo agora eu faço isso...
jhbauer

Mensagem por jhbauer »

CÉSAR DO RS escreveu:Olá Josias, na verdade é preciso desmontar também aquela grelha onde ficam os limpadores de pára-brisa e o defletor de água (veja o tutorial no site, no link "Matérias"), e retirar os parafusos que fixam a parte superior do painel pelo lado de fora do carro. Ao retirar o painel, cuidado com o rebite que prende a carcaça de plástico naquela barra de ferro que sustenta os fios. Esse rebite fica embaixo do compartimento do rádio, atrás do cinzeiro, normalmente não é possível reaproveitá-lo, por isso pense numa solução para a reposição dele antes da desmontagem.
Bom trabalho.
Opa, blz!!!

Bom, estou lendo só agora isso hehehe, mas descobri como soltar o painel q por sinal ja esta fora!
O parafuso 10mm q segura a caixa la onde entrar as mangueiras eu tinha visto, só ñ encontrava os demais parafusos, e os rebits tbm ñ tinham, talvez alguem já tinha mexido no painel.
Mas analizando bem, eu ñ precisava ter tirado o painel todo fora, se vc soltar a caixa de ar vc consegue os preciosos cm q nessecita para a troca do "radiador do ar quente", com um pouco de jeito ele sai...
Eu comprei o meu radiador no PH Auto peças em Novo Hamburgo - RS, paguei 123,00 mas é "recom", mas oq importa e funcionar!
Já vou aproveitar pra limpar tudo ali dentro pela parte de fora do motor... se colocar alguns feijões ali eles nascem hehe.
Lavei todo painel e a caixa de ar, desmontei tudo e vo lubrificar o motor tbm...
Agora meu corsa ta assim:

[img=http://img18.imageshack.us/img18/9032/imag022k.jpg]

É do cel, mas da pra ver, tem tanto parafuso q eu ñ sei se vou conseguir montar tudo hehehe, Sorte q estou de ferias, e tenho tempo, se ñ eu ia isolar aquilo.
Sim, o vidro ta trincado, pq eu particpico de competição de SPL e como ele estava descolado no canto superior e eu ñ sabia, ele vibrou em um "Burrrp" e trincou, la se vão mais 240,00 no parabrisas, mas esse vai esperar mais um mês... é, eu sei q da multa...

Muito obrigado a todos que estam me ajundado!

Abraço

Josias Bauer
cristianmota

Mensagem por cristianmota »

VELHÃO,O MEU ESTÁ DA MESMA FORMA,EU LEVEI ONTEM PARA CONSERTAR O AR QUENTE.O MECÂNICO DESMONTOU A PARTE ONDE FICA O LIMPADOR E A BATERIA E VERIFICOU O MOTOR DO VENTILADOR E FOI CONSTATADO QUE ERA SÓ UMA PEÇA QUE ESTAVA UM POUCO ENFERRUJADA,O VENTILADOR FUNCIONOU NUMA BOA RODEI O DIA TODO FUNCIONANDO POIS ESTAVA CHOVENDO MUITO DURANTE O DIA E DURANTE A NOITE.QUANDO CHEGOU PELA MANHÃ PERCEBI QUE ENTROU ÁGUA PELA ÁREA DO PAINEL NA PARTE DEBAIXO DO VENTILADOR,O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENDO?
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO, NEM TUDO QUE BALANÇA CAI.
cristianmota

Mensagem por cristianmota »

[quote="cristianmota"]VELHÃO,O MEU ESTÁ DA MESMA FORMA,EU LEVEI ONTEM PARA CONSERTAR O AR QUENTE.O MECÂNICO DESMONTOU A PARTE ONDE FICA O LIMPADOR E A BATERIA E VERIFICOU O MOTOR DO VENTILADOR E FOI CONSTATADO QUE ERA SÓ UMA PEÇA QUE ESTAVA UM POUCO ENFERRUJADA,O VENTILADOR FUNCIONOU NUMA BOA RODEI O DIA TODO FUNCIONANDO POIS ESTAVA CHOVENDO MUITO DURANTE O DIA E DURANTE A NOITE.QUANDO CHEGOU PELA MANHÃ PERCEBI QUE ENTROU ÁGUA PELA ÁREA DO PAINEL NA PARTE DEBAIXO DO VENTILADOR,O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENDO?[/quote]
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO, NEM TUDO QUE BALANÇA CAI.
klaudio
:: ST ::
Contato:

Mensagem por klaudio »

DougFanis escreveu:Galera,
Achei uma empresa que vende o radiador,
mas eles não fazem a troca!

RCA Radiadores R$ 280,00

(11) 4791-2622
ta caro este radiador meu eu paguei 130 reais da marca delphi em santo andre no Di Felice Baterias Radiadores
11 4474-5000
11 4474-5000
RUA RIO GRANDE, 271, - 275 SANTO ANDRE, SP e se vc levar o carro la eles trocam mas ai tem acrecimo da mao de obra
a troca não e dificil e mas paciencia srrs
abraços
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem
klaudio
:: ST ::
Contato:

Mensagem por klaudio »

CÉSAR DO RS escreveu:Olá colega, bem-vindo, estou voltando ao tópico pois já fiz esse serviço várias vezes e posso te afirmar que no Corsa modelo antigo não é possível substituir esse radiador sem a retirada completa do painel, nem adianta tentar.
.
Eu consigo trocar sem precisar ter etse trabalhão todo e meio chato trocar me necessario muita paicencia por causa da possição vc remove a parte de baixo e depois e so inclinar o mesmo pra baixo fazendo movimento bem leve pra ele se deslocar das borracha de vedação da caixa de fogo do corsa e ele sai pelo lado direito do carro e nucna pelo lado esquerdo isto e do corsa SEM ar condicionado para colocar recomendo passar vaqzilina no tubos pra ele deslizar pela borracha de vedação, ,sei que xiste varias maneira de fazer algo mas e sempre bom saber de novas formas e aconselho a quem nao tiver paciencia e nem jeito fazer esta troca e levar a alguem especializado
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem
alcineu
:: GSI ::

Mensagem por alcineu »

klaudio escreveu:
.
Eu consigo trocar sem precisar ter etse trabalhão todo e meio chato trocar me necessario muita paicencia por causa da possição vc remove a parte de baixo e depois e so inclinar o mesmo pra baixo fazendo movimento bem leve pra ele se deslocar das borracha de vedação da caixa de fogo do corsa e ele sai pelo lado direito do carro e nucna pelo lado esquerdo isto e do corsa SEM ar condicionado para colocar recomendo passar vaqzilina no tubos pra ele deslizar pela borracha de vedação, ,sei que xiste varias maneira de fazer algo mas e sempre bom saber de novas formas e aconselho a quem nao tiver paciencia e nem jeito fazer esta troca e levar a alguem especializado
hum hum...entao so desmontando a parte de baixo, saca-se esse mardito radiador?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::

Mensagem por alcineu »

Pessoal consegui tirar o mardito radiador de ar quente!

Como citado em tópicos anteriores: são 5 parafusos de 6mm que prendem as tampas plasticas de proteções do radiador na parte inferior do painel.
Apesar de que minha chave de 6mm boca/estria estava folgada, por isso deve ser polegadas (checar a bitola), usei uma chave de 6 mm tipo canhão e deu certo em lugares mais altos.
Vai sair uma tampa, depois outra e ai, sim veras o radiador.
Puxe o para trás e para os lados até se deslocar, sai facil para o lado DIREITO!
O motivo de passar agua para dentro do carro é o tipo do material usado na vedação dos tubos . O material é tipo EVA. E ele e esponjoso e comprime-se com facilidade com o tempo, dai o motivo da ma vedacao com o passar do tempo.

Para tirar essas vedações, use algum alicate e vá retirando aos pedaços, caso não saia inteiro.
Para tapar os 2 buracos, use tampão de borracha de assoalho de carro na bitola 35mm, a venda em casas de materiais de borrachas. Em auto peças não se acha, salvo alguma.
Na autorizada custa R$3,00 e paralelo R$1,60.

Eu coloquei os tampoes de borracha para assoalho externamente, ou seja, pelo lado do motor.
Entre os dois buracos, ha um parafuso de 8 mm que prende um suporte plastico da caixa de ventilacao central, internamente.
Pode-se tambem, colocar os tampoes pelo lado de dentro, por detras dessa peca plastica, afrouxando esse parafuso e tornando a aperta-lo.
Passe uma leve camada de graxa para a borracha se fixar com facilidade.

Qualquer duvida...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder