[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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awaked
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Mensagem por awaked »

zuza, então, é que pensa bem, quanto mais tempo usar o 20w50, maior o desgaste prematuro. Vai no certo e vamos conversando e acertando. Volta aqui depois, manda MP... ajeitamos isso fácil.

O manual não especifica... só pede que seja SL ou superior. Vai do seu bolso. Eu pago 87 reais pelo 5w30 SN semi sintético + filtro de combustível. Acho bem viável. Mas troco em oficina, é a granel, em tambor e uma bomba com medidor que coloca no motor, é bem mais barato.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

o halvoline 10W30 SN semi pago 28 no litro, 2 litros dao quase 3 trocas na minha RR, e ainda troco a cada 1K no manual pede a cada 4K e o oleo da CC é um SL safado e caro
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JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Prezados,

Achei este Mobil 15W40 SM Mineral:

Imagem

Posso usar este no meu efi mesmo com 165k rodados e esta usando 20w50 desde quando comprei?? a quente o filme de lubrificacao nao e pouco comparando com o 50?

Grato
awaked
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Mensagem por awaked »

JulioAraujo, não, inclusive o manual cita como opção. A proteção não depende só da viscosidade. Caso contrário carros que usam 0w40 ou 5w30 estariam ferrados. Pelo contrário, pense no cilindro e no anel de raspagem do pistão. Com óleo grosso quando o anel passa raspando ele retira o óleo, mas as moléculas são maiores, acaba saindo mais do que o necessário. Com o óleo mais fino após a raspagem a camada fica mais uniforme e completa, as moléculas menores preenchem de forma mais perfeita a superfície.

Além disso é relativamente pouca diferença entre o 15w40 e o 20w50. O 40 e o 50 não se referem a temperatura que o óleo aguenta em °C ou temperatura ambiente e sim a uma escala de viscosidade x temperatura.
JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Olá Awaked, obrigado.

Acho que este produto é o melhor visto a recomendação do manual certo?

é muita loucura mudar para um semi ou sintetico 15w40 SN visto as borras que podem formar?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

Óleos melhores reza a lenda q vao limpar e nao formar borra, hj o supra sumo reza a lenda ser o SN, amanha desenvolvem um SO, pronto, ninguem mais quer o SN, tudo isso alem de melhorias envolve questões mercadologicas......
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JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

kkkkkk
realmente o sn é o supra sumo e mais supra sumo o castrol magnatec, carissimo!! só por causa das molecas inteligentes...agora é saber se realmente funciona.....

valeu.
romulopcdo
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Mensagem por romulopcdo »

Amigos...
Seguinte, mês que vem vou pra segunda troca de óleo do corsinha... olhei o manual, recomendam o SJ: 15W40, 20W40, 15W50 e 20W50. Andei dando uma olhada no que tinha de papel do carro, achei uma nota fiscal de 2005 que fizeram a troca de óleo dele e colocaram o 20W50, creio que o dono permaneceu colocando esse por algum tempo no começo. Quando peguei o carro, a última troca que tinha no adesivo lá, tinham colocado um Havoline 10W40 (errado, né?), depois disso fiz uma troca, mas não entendia bem e não sei qual óleo o mecânico colocou. Agora vou realizar a troca de novo e "tomar cuidado". Desses 04 que o manual recomendo, tem algum mais indicado pra um carro a gasolina, 1.0 e bem rodado? E quanto a marca, algum de preferência?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

problema problema nao tem em ter usado o 10W40, mas procure usar o 15W40, um facil de encontrar em qq posto ou grande mercado é aquela amarelinho da shell
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Mensagem por JulioAraujo »

Senhores, tem problema colocar um 15W40 SM Semi-sintetico em um motor que vem usando mineral? Por ser semi pode dar borra também?

É o meu carro mesmo, Corsa 95 1.4 EFI 167k rodados (comprei com 158k)
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