[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Rodrigosl85
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Mensagem por Rodrigosl85 »

guilhermechicale escreveu:Olá amigos, tenho um Corsa 01' 1.0 8v MPFI e ele passa dos 100°C no transito, ele nunca ferveu a ventoinha sempre funcionou e no transito de SP ele fica em média de 96°C~103°C é normal? Quando andei no transito com ele a primeira vez fiquei assustado pois meu Palio a temperatura ficava no meio (normal) o do Corsa passa dos 100°C onde é bem além do meio, eu fiquei um pouco assustado.

Imagem
o meu chegou naquele ultimo marcador antes do vermelho ja parei o carro e desliguei mexendo nos conectores soltei e recoloquei o conector que fica junto com a VT e agora ele nao passa mais do ultimo "ZERO" do 100º ai a ventoinha liga e resfria ate um pouco depois dos 95º sera que trocando a VT ela nao ira deixar a chegar a 100º???
awaked
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Mensagem por awaked »

Rodrigosl85, pode ser válvula termostática, pode ser o sensor de temperatura, pode ser o relógio do painel e na pior das hipóteses junta queimada.

O mais comum é o conjunto da válvula + sensor com problema.
CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Amigos,

O meu Corsa Wind 1.0 8v 99/99 com ar de fábrica também vem apresentando sintomas estranhos de temperatura, (não conheço o histórico do carro, pois o adquiri a pouco tempo). De forma que quando o corsa imprime certa velocidade a temperatura se mantém na casa dos 90/92ºC, mas basta um leve engarrafamento que a temperatura começa a subir até que chegar bem próximo dos 100º C. Ainda não mexi em nada, pois vou fazer tudo de uma vez (revisão geral do carro).

Bem, não sei se esse funcionamento é normal nos corsas antigos - uma vez que o comprei usado, mas uma coisa vem me chamando bastante a atenção. Percebi que a maioria dos donos de corsas relatam impressões muito semelhantes no tocante a elevada temperatura. Acho que isto por si só é um bom indicativo de uma "normalidade superficial", ou seja, mesmo que não seja totalmente normal essa sintomatologia da temperatura, talvez esse problema não gere grandes transtornos, pois senão teríamos muitos usuários com os corsas encostados nas oficinas, relatando aqui grandes prejuízos derivados dessa alta temperatura, concordam!

Andei lendo o manual do corsa 99, e vou colar um trecho aqui para revermos um pouco a ótica do problema. Lendo atentamente o manual, pude notar claramente que a GM sabe do problema e que não encara ele como algo muito sério em determinadas situações. Como segue abaixo!

SUPERAQUECIMENTO SEM FORMAÇÃO DE VAPOR.

Se você perceber a advertência de superaquecimento e não houver indícios de formação de vapores, o problema poderá não ser muito sério. Algumas vezes pode haver excesso de aquecimento do motor quando você:

- Dirige em subida íngreme a temperaturas ambientes muito altas.
- Para após ter dirigido em altas velocidades.
- Dirige em marcha-lenta durante trajetos longos.

Se perceber advertência de superaquecimento e não houver indícios de formação de vapores, observe durante aproximadamente um minuto o seguinte procedimento:

1 - Desligue o condicionador de ar (se esquipado).
2- Tente manter o motor sob carga (use uma marcha em que o motor funcione mais lentamente).

Se a advertência de superaquecimento desaparecer, continue dirigindo. Para efeitos de segurança, dirija mais devagar durante aproximadamente dez minutos. Se o ponteiro do indicador de temperatura voltar ao normal, continue dirigindo.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Quando a GM cita isso no manual, ela está sendo óbvia.
Ao subir uma serra com a temperatura ambiente alta, o motor faz força, com baixa velocidade e a ventoinha não consegue puxar ar frio do exterior.
Dirigindo em alta velocidade, o excesso de ar na cara do radiador faz com que a água esfrie muito e devida a alta rotação, circule rapidamente pelo motor, fazendo a válvula termostática fechar quase que totalmente. Só que o motor ainda está produzindo muito calor (alta rotação). Quando chega no engarrafamento, o ar frontal diminui bruscamente, assim como a circulação de água pelo motor. Como o excesso de calor produzido ainda é intenso, a água esquenta rapidamente e mesmo com a ventoinha disparada, ainda demora um pouco para baixar a temperatura até níveis normais.
Dirigindo em marcha-lenta, entende-se que o carro está em um engarrafamento. O calor do ambiente, especialmente o emitido pelos gases do escape do carro da frente, junto a pouca circulação de ar frontal (o motorista pára "colado" no carro da frente) e a circulação lenta da água no sistema de arrefecimento, pode ocasionar o superaquecimento.

As recomendações valem no sentido de que o condensador do ar condicionado fica na frente do radiador e emite calor (o calor retirado da cabine, pelo AC, é dispersado pelo condensador) e mantendo o motor em carga, a rotação em regime médio faz a água circular mais rápida pelo sistema, sem fazer com que o motor produza calor excessivo.
Eu ainda colocaria como recomendação ligar o aquecimento interno e a ventilação na potência máxima. Seria mais um radiador ajudando no arrefecimento do motor.
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

Pessoal, é o seguinte, caso no diagnóstico no carro de vocês para algum problema de superaquecimento, marcha lenta irregular nas alturas, for a troca do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, substituem por um sensor ORIGINAL na caixa GM adquirido de concessionária ou loja especializada GM mas na caixa GM.
Não se seduzam por outras marcas e preços mais em conta. Digo isso pois depois que coloquei o sensor original GM a temperatura vem sendo bem mais controlada e sem as oscilações bizarras que aconteciam antes. Então de acordo com o ano de seu corsa consulte o part number correto na concessionária e compre original. É um dos ítens que merecem ser ORIGINAL caixa GM.
Rorion
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Mensagem por Rorion »

Outra coisa que me veio, tem soluções técnicas para problemas (leai-se tb encucamentos dos prorpietários que podem queimar a imagem da marca) de campo que a própria GM pode mexer silenciosamente em componentes como os sensores e abrir a aplicação geral de um part number para diversos modelos e anos dos corsas. Historicamente esta reclamação de temperatura batendo os 100°C causa pavor em nós proprietários de corsas antigos. Tanto que nos mais atuais a temp não passa do 1/4 no máximo 1/2.
Então vale consultar em concessionária GM o sensor original informando seu modelo de corsa e ano.
CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Rorion,
Tudo bem!

Confesso que não entendi o que você quis dizer no último texto. Não entendi a lógica do seu raciocínio?
Rorion
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Mensagem por Rorion »

Quiz dizer que a GM pode adotar uma referencia de peça mais atualizada, por exemplo dos classics atuais, nos corsas antigos com intuito de resolver essas preocupações que nós usuários de corsas antigos 2002 para trás temos qndo a temp do painel fica ali batendo os 100graus.
Não estou afirmando ok, só digo que vale consultar o catálogo eletrônico das concessionárias para ver.
CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Seria bom que fosse verdade Rorion, mas depois de ver tantas pessoas comentando sobre os mesmos transtornos oriundos do "provável superaquecimento", e dizendo que a grande maioria dos mecânicos afirma ser essa contatação "algo normal", já começo fortemente a desenvolver uma tese de que esse problema é fruto de uma engenharia projetada para determinadas condições de circulação do corsa b, ou seja, talvez por isso os corsas novos não sofram tanto com este transtorno.

Também não podemos nos esquecer que esse projeto remonta 19 anos de existência - só de Brasil, quando então a GM começou a montar no Brasil o OPEL CORSA B com motor EFI , desde lá as condições sócio-ambientais do mundo todo mudaram rapidamente, hoje em dia você não consegue rodar com o carro ao ponto de aquece-lo plenamente sem ter uma interrupção, quer seja por um sinal ou por trafego parado, e isso quiçá não tenha sido pensado para os dias atuais, ou se foi pensado, talvez não tenha tido a enfase necessária para não gerar esse problema.

Por mais que digam que o corsa sofreu "tropicalização", originalmente ele foi projetado para a Europa, onde até hoje em dia ele poderia rodar com uma fluidez muito maior no transito do que no Brasil, em especial nas grandes capitais. E digo mais, tem muita gente que pensa que dirige um Chevrolet "fabricado no Brasil", ledo engano, pilota um GM OPEL CORSA B de segunda geração. Uma marca alemã respeitadíssima, mas que direciona o seu seguimento de atuação para a Europa, onde o faz com maestria a mais de 1 século de existência.
awaked
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Mensagem por awaked »

Não entendi nada, o problema do Corsa B aquecer tem solução, não é um problema sem solução e fatal que todos sofrem, temos diversos casos aqui e relatos de ter o problema de aquecimento resolvido com a devida manutenção.
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