Depois de muito tempo ausente, venho apresentar meu novo projeto.
Antes de mais nada, peço desculpas pelo excesso de fotos, e caso os moderadores considerem que o fato de não ser um corsa ofenda este fórum, fiquem a vontade em remover este post.
Infelizmente tive que vender meu corsinha por conta do casamento, mas depois que acertei as contas, iniciei um novo projeto, desta vez visando os Track Days. Não optei por nenhum modelo nacional por conta das características que eu queria no novo motor. Queria algo que girasse mais de 8000RPM, e não conseguiria fazer isso nem mesmo no CX20... =/
Então optei por um Honda Civic Coupê 95, já com a intenção de colocar toda a mecânica dos famosos Civics VTIs.
Vamos lá então.... No final de setembro eu estava fuçando o webmotors quando me deparo com um Coupê 95 branco aqui de Piracicaba... como não tinha nada a perder, combinei com o vendedor (não era o dono do carro) de ver o carro sem compromisso, e para minha surpresa, ele estava em boa forma física, 106 mil KM, alinhadinho, porém com a pintura um pouco fosca devido a ação do tempo.
Dei uma volta com ele, levei em um mecânico para uma avaliação preliminar e ele me disse que aparentemente estava tudo em ordem... suspensão, câmbio AT com óleo limpo, e motor rodando liso.
Voltei pra casa, pensei muito, conversei com minha esposa... e decidi comprar ele. Preço negociado, dinheiro na conta, corri para o cartório e finalmente tive a chance de conhecer o dono anterior. Era um senhor de aproximadamente 60 anos, que disse que tinha comprado o carro há mto tempo atrás e já tinha gasto uma fortuna com as manutenções do carro pois ele sempre apreciou este modelo, mas não tinha mais onde guardar e para não degradar o carro, ele resolveu passar para a frente.
Isto me deixou animado, pois o que o mecânico havia me dito estava batendo com as revisões que o senhor disse que fez ao longo do tempo. Inclusive ele me trouxe uma pasta cheia de papéis do carro, a chave reserva, manual e me deu um saquinho com os 2 acabamentos dos botões dos vidros elétricos que ele havia mandado trazer na Honda para trocar os originais que estavam levemente trincados.
Na hora que estávamos nos despedindo, o senhor veio falar comigo que eu deveria cuidar do hondinha como ele cuidou.. com muito carinho e cuidado. Prometi a ele que manteria esse tratamento enquanto ele fosse meu.
Foto do dia seguinte que peguei ele... pintei as calotas que vieram de grafite pois elas estavam muito riscadas e eu ainda estava sem verba para qualquer roda... rs

Na mesma semana já comprei um up.



No primeiro final de semana após a compra, fiz minha primeira viagem com ele até SP, na casa dos meus sogros... e quando estava chegando, peguei um pouco de trânsito e vi que a temperatura estava muito acima da metade... assim que comecei a andar, a temperatura estabilizou, mas quando parei o carro na casa dos sogros, ouvi um barulho de água borbulhando.
Quando abro o capô, minha surpresa.. estava vazando água pelo reservatório de expansão e o radiador estava praticamente seco...
Como tenho um pouco de noção de mecânica, não fiz nada, apenas fechei o radiador, e deixei o carro parado até a noite, quando voltei para encher o radiador (com água mesmo pela urgência), e no dia seguinte voltei pra pira na maciota, monitorando a temperatura... chegando aqui, novamente vazamento de água pelo reservatório de expansão e radiador bem vazio... Já pensei comigo mesmo "pronto.. acabei de comprar o carro e já vou tomar preju..."
Com a ajuda dos meus amigos, verifiquei a tampa do radiador, e era a de 1.1 bar. Como não manjo de mecânica, pedi ajuda para o Brunão e ele me indicou um mecânico de confiança para dar uma geral no sistema de arrefecimento (até então achávamos que o problema era ele). Por recomendação dele, comprei o fluido de arrefecimento Honda e uma tampa nova de 1.1bar

Ai começaram os problemas... no dia seguinte, o mecânico me ligou e disse que havia uma vela colada ao cabeçote e precisaria tirar ele para arrancar a vela senão poderia quebrar e cair pedaços dela dentro do motor, ou até mesmo espanar a rosca do cabeçote. Até ai beleza...
Mais tarde o mecânico ligou de novo dizendo que a junta do cabeçote estava queimada e precisava ser trocada. Essa era a causa da água do radiador sumir... com isso ele teria que mandar plainar o cabeçote e eu precisava comprar uma junta nova. Mais uma vez, estava tudo dentro do previsto e do orçamento.. A parte de baixo do motor estava em ordem e não precisaria ser mexida.

No dia seguinte o mecânico me liga dizendo que as válvulas estavam judiadas e era recomendada a troca de algumas. Além disso precisaria dos vedadores, retentores e parafusos do cabeçote. Achei estranho, mas como ele era de confiança, fui cotar todas as peças na Honda... ai quase morri do coração...
Não lembro o valor exato, mas tudo ficou em torno de R$ 4.500,00 na Honda... lembro bem desse momento em que bateu um desespero imenso, e eu não sabia o que fazer.. quase chorei.. rs
Mais uma vez com a dica de um amigo, fui no Ebay buscar essas peças e para minha surpresa encontrei tudo que precisava. Não pensei duas vezes e comprei tudo.. e de tabela chamei um coletor de inox e o jogo de mangueiras de silicone.
Tudo tudo, com impostos de algumas caixas que foram paradas na alfândega e outras que não foram, eu gastei R$ 1.000,00... Fiquei desacreditado com a Honda...
Da compra até a chegada de todas as peças para re-montagem do cabeçote (com exceção das mangueiras que demoraram o dobro do tempo para chegar), esperei longos 40 dias, e o carro ficou parado todo esse tempo...



As peças demoraram tanto, que eu fui comprando outras coisas por aqui mesmo nesse meio tempo... rs




Quase 2 meses depois de encostar na oficina, finalmente peguei o coupê... prontinho.. barulho delicioso do motor com o escape de inox... 2, 3 esticadas de leve, voltinha na cidade e vamos abastecer para depois lavar e curtir!
Quando parei no posto, a frentista me fala... "moço.. tá vazando água do motor..."
Broxei qdo ouvi isso... abri o capô e adivinha.. tinha um jato de água saindo pela base de baixo do radiador... ele havia acabado de TRINCAR.... empurrei o carro ate o canto do posto e liguei pro mecânico. Era um sábado na hora do almoço, e ele veio rapidamente me socorrer.
O resumo da história é que como o radiador estava em estado normal de conservação, não mexemos nele, e como o cabeçote foi inteiro refeito, o radiador voltou a trabalhar do jeito que deveria e não aguentou a pressão... Corremos em um ferro velho da cidade a procura de um radiador de civic AT e por muita sorte achamos. Comprei ele, meu mecânico levou e o carro ficou no posto.
Na segunda-feira, meu mecânico ligou e disse que o radiador não estava bom e eu precisaria de um novo.. pedi para ele comprar para mim pois eu não teria tempo.
Radiador novo no lugar, o mecânico me liga DE NOVO... e dessa vez, ele disse que havia empenado de novo o cabeçote quando furou o radiador, e teria que plainar o cabeçote DE NOVO e eu precisaria comprar uma junta e parafusos do cabeçote DE NOVO...
Dessa vez eu pirei.. falei pra ele largar o carro na rua da oficina e eu nao mexeria mais nele... mas a paixão pelo bichinho falou mais alto.. fui na Honda e comprei uma junta OEM do D16Y8 e os parafusos OEM... saiu carinho, mas não tinha jeito.. eu não ia esperar mais 40 dias do Ebay...
Eeee... finalmente, no dia 12 de dezembro (aquela primeira foto foi tirada no dia 01 de outubro!), peguei o carro, 100%.. funcionando tudo.. radiador novo, cabeçote novo.. liso, delicia de andar... meu natal chegou mais cedo...



Ai sim, em meados de dezembro as mangueiras de silicone chegaram.. ahuahuahauhauhauauh.... vou demorar para montar elas pois não to afim de mexer no motor tão cedo.. estou programando a troca de todas as correias e bomba d'agua para daqui a um tempo. Ai já faço tudo de uma vez...

Passei o final de ano de boa, com o carro em ordem, apenas vazando um pouco de óleo e fumando um pouco em alta (por causa do motor cansado mesmo)... Começo do ano idem, sem surpresas (thanks God!).. ai finalmente resolvi instalar by myself os faróis de neblina + 3000K no carnaval.. hehe...
Desmontado

Faróis no lugar

Montado de volta

Funcionando 100%

Logo depois disso, mandei dar aquela polida de responsa no carro e pintar os 2 parachoques que estavam meio judiados... e aqui vai o resultado, e a condição que o carro está hoje.









Interior





Mais um upzinho... Nose Mask! Ficou muito bom! hehehe





E até aqui foi a fase 1 do carro.. colocar ele em ordem para depois começar a fuçar!