Faaala pessoal! Ó tenho um corsa 2002 e ta acontecendo o seguinte, ao ligar o carro ele aquece ate quase 95 graus pra depois esfriar de uma vez até menos de 90 graus (sem ligar a ventoinha)! Mesmo pegando uma estrada ou algum transito livre o carro nao crava em 90 graus (temp ideal de funcionamento de um motor a combustao) ele fica em 91, 92. E quando pego um transito pesado e a ventoinha liga, o motor ainda esquenta mais um pouco pra começar a esfriar BEM devagar!
Sera que e valvula termostatica?
Valeu pessoal! Abraçao!
[DÚVIDA] - Pq o Corsa demora pra esfriar?
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o meu esta com o mesmo prolema...alguem sabe?
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Esquentar até 95 e baixar pra 90 é normal, mesmo sem ventuinha. É nessa hora que a válvula se abre aumentando o fluxo.
Me parece totalmente normal.
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- daniel_izaias
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É normal sim ...
O meu motor trabalha em torno dos 100 a 102 Graus ... sempre de boa ... nada de espanto ...
Depende muito da potência ... mas pelo que vc descreveu ai .. esta normal seu corsinha ... fique tranquilo ...
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Depende muito da potência ... mas pelo que vc descreveu ai .. esta normal seu corsinha ... fique tranquilo ...
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mas o meu oscila em 100 cº rapidamente, e baixa rapidamente aos 95 cº....esse findi vou testar o painel na eletrica, posteriormente vou verificar a válvula termostática.
vlw galera...
vlw galera...
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O meu é novinho... não tem o número no painel, mas a temperatura fica passeando entre o segundo e terceiro risco. Esquenta sobe, segundos depois esfria, se fica em congestionamento sobe, liga a ventuinha e cai novamente. Sobe, mas ae embala umas 3 ou 4 quadras a 60 km/h numa rápida já cai de novo, mesmo sem ligar a ventuinha. É normal.
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Na dúvida leva pro seu mecânico dar uma revisada no arrefecimento, testar os componentes, dar uma limpada, essas coisa.
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Meus amigos, vim passar uma grande dica sobre ar condicionado e citar problemas que identifiquei em diversas firmas de NOME aqui do Rio.
Problema: Corsa Milenium 1.0 MPFI 2002 (da minha esposa) com ar cond. ruim.
Fui na FrioLine (Estr. Intendente Magalhães) porque a recomendaram como uma excelente firma[...]. Putz. Nunca deixem mexer no carro antes de combinar tudo nos mínimos detalhes sobre o serviço. Fatos:
1. Evaporador furado, foi trocado por um que não tenho nem ideia de qual é a marca, sem falar que arranharam um pouco do painel do carro dela;
2. Compressor ZEXEL maldito (argentino) ferrado. Foi adaptado com um suporte de fixação original (não me perguntem de onde eles tiraram aquele suporte mas pelo código era realmente original) um compressor Delphi CVC usados nos Classic/Celta a partir de 2003. O compressor aparentava excelente estado mas não vi embalagem, etiqueta colada nele nem coisa nenhuma. Vi infinitas fotos do compressor na net para ter certeza de que se tratava de um Delphi CVC mesmo (como eles ficam usando aquele desengraxante para limpar peças retiradas dos carros fiquei preocupado);
3. Limpeza, carga e[...]. Melhorou, mas continuou fraco e não param de me enrolar dizendo que é assim mesmo.
Galera, trabalho com navio, já tive ar condicionado de navio sob minha responsabilidade, arrumei na net um material super maneiro que fala tudo sobre ar cond automotivo (material do SENAI-SC). Segue abaixo o link do material:
http://marioloureiro.net/ensino/manuais ... doAuto.pdf
Posso dizer o seguinte:
1. Trocar componentes, sendo eles originais ou de procedência porreta (compressor / evaporador / expansora / condensador / filtro secador) quando for aplicável, testando antes de dizer que está condenado com pressão de ar dentro de uma banheira pra ver se está borbulhando mesmo;
2. Limpeza do sistema com R-141B (melhor produto para limpeza) usando como propelente para empurrá-lo pelo sistema o Freon R-22 ou Nitrogênio;
3. Fazer vácuo com bomba de vácuo específica, E NÃO COMPRESSOR DE GELADEIRA, medindo o vácuo que tem que se manter entre 25 e 30 mmHG (milímetros de mercúrio) por um período de 20 a 30 minutos;
4. Mantendo-se o vácuo, dar carga de gás R-134A da marca DuPont, NÃO ESSES GASES GENÉRICOS REFITADOS, no caso do Corsa B com 600 gramas de gás e 700 gramas para Corsa C, PESADOS NA AMPOLA, e não ir dando carga de gás até dizer que tá ok e adicionado óleo de 140 a 300 ml (NÃO SEI O VALOR ESPECÍFICO PARA OS CORSA). A marca melhor de óleo estou pesquisando ainda;
5. Medindo as pressões que devem ficar de 16 a 43 PSI na aspiração e de 160 a 250 PSI na descarga, acionando o eletroventilador entre 220 e 250 psi;
6. Algumas medidas para vocês terem ideia (refrigeração máxima / ventilação mínima / recirculação fechada / medição nas boquilhas centrais com termômetro de bulbo seco):
Meu carro: Corsa Premium 2008 nunca mexido em ar cond - 5°C;
Celta 2009 nunca mexido da amiga dela - 6°C;
Corsa Milenium 2002 by FrioLine - 14°C.
Parece que é baixo mas bota o carro na Av. Presidente vargas com 35°C às 12:00h, não são 43°C do verão ainda não, e verão que é muita diferença.
Galera, VAMOS AOS FINALMENTE:
1. FrioLine: não cumpre nada disso de procedimento de limpeza / vácuo / carga (só apenas ir jogando gás pra dentro e motinorando as pressões). Vácuo com compressor de geladeira. Carga usam gás genérico;
2. Refricentro Av. Brasil e Recreio: limpam com R-141B mas jogam ar como propelente. O mesmo acaba empurrando um pouco de umidade pra dentro do sistema. Vácuo ok. Carga usam gás genérico;
3. Bariloche São Cristóvão: CENSURADO total !!!
4. Veluplast São Cristóvão: excelente atendimento mas não deram mais detalhes dos produtos que usam !!!
Enfim, depois de andar 7 firmas no Rio, algumas das tidas como referência, estou combinando com um camarada de uma firma que fez a revisão do ar cond do navio que um amigo meu estava e ele e o primo tem todo o material previsto para o serviço. Marquei para o dia 03/DEZ. Depois posto mais resultados, ok???
Galera, registrem os parâmetros acima. Isso é o correto. Ar condicionado é muito simples mas muito rígido nos parâmetros a serem cumpridos. É SÓ ISSO. O problema é que as firmas querem fazer de qualquer jeito pra prender a gente nelas.
Problema: Corsa Milenium 1.0 MPFI 2002 (da minha esposa) com ar cond. ruim.
Fui na FrioLine (Estr. Intendente Magalhães) porque a recomendaram como uma excelente firma[...]. Putz. Nunca deixem mexer no carro antes de combinar tudo nos mínimos detalhes sobre o serviço. Fatos:
1. Evaporador furado, foi trocado por um que não tenho nem ideia de qual é a marca, sem falar que arranharam um pouco do painel do carro dela;
2. Compressor ZEXEL maldito (argentino) ferrado. Foi adaptado com um suporte de fixação original (não me perguntem de onde eles tiraram aquele suporte mas pelo código era realmente original) um compressor Delphi CVC usados nos Classic/Celta a partir de 2003. O compressor aparentava excelente estado mas não vi embalagem, etiqueta colada nele nem coisa nenhuma. Vi infinitas fotos do compressor na net para ter certeza de que se tratava de um Delphi CVC mesmo (como eles ficam usando aquele desengraxante para limpar peças retiradas dos carros fiquei preocupado);
3. Limpeza, carga e[...]. Melhorou, mas continuou fraco e não param de me enrolar dizendo que é assim mesmo.
Galera, trabalho com navio, já tive ar condicionado de navio sob minha responsabilidade, arrumei na net um material super maneiro que fala tudo sobre ar cond automotivo (material do SENAI-SC). Segue abaixo o link do material:
http://marioloureiro.net/ensino/manuais ... doAuto.pdf
Posso dizer o seguinte:
1. Trocar componentes, sendo eles originais ou de procedência porreta (compressor / evaporador / expansora / condensador / filtro secador) quando for aplicável, testando antes de dizer que está condenado com pressão de ar dentro de uma banheira pra ver se está borbulhando mesmo;
2. Limpeza do sistema com R-141B (melhor produto para limpeza) usando como propelente para empurrá-lo pelo sistema o Freon R-22 ou Nitrogênio;
3. Fazer vácuo com bomba de vácuo específica, E NÃO COMPRESSOR DE GELADEIRA, medindo o vácuo que tem que se manter entre 25 e 30 mmHG (milímetros de mercúrio) por um período de 20 a 30 minutos;
4. Mantendo-se o vácuo, dar carga de gás R-134A da marca DuPont, NÃO ESSES GASES GENÉRICOS REFITADOS, no caso do Corsa B com 600 gramas de gás e 700 gramas para Corsa C, PESADOS NA AMPOLA, e não ir dando carga de gás até dizer que tá ok e adicionado óleo de 140 a 300 ml (NÃO SEI O VALOR ESPECÍFICO PARA OS CORSA). A marca melhor de óleo estou pesquisando ainda;
5. Medindo as pressões que devem ficar de 16 a 43 PSI na aspiração e de 160 a 250 PSI na descarga, acionando o eletroventilador entre 220 e 250 psi;
6. Algumas medidas para vocês terem ideia (refrigeração máxima / ventilação mínima / recirculação fechada / medição nas boquilhas centrais com termômetro de bulbo seco):
Meu carro: Corsa Premium 2008 nunca mexido em ar cond - 5°C;
Celta 2009 nunca mexido da amiga dela - 6°C;
Corsa Milenium 2002 by FrioLine - 14°C.
Parece que é baixo mas bota o carro na Av. Presidente vargas com 35°C às 12:00h, não são 43°C do verão ainda não, e verão que é muita diferença.
Galera, VAMOS AOS FINALMENTE:
1. FrioLine: não cumpre nada disso de procedimento de limpeza / vácuo / carga (só apenas ir jogando gás pra dentro e motinorando as pressões). Vácuo com compressor de geladeira. Carga usam gás genérico;
2. Refricentro Av. Brasil e Recreio: limpam com R-141B mas jogam ar como propelente. O mesmo acaba empurrando um pouco de umidade pra dentro do sistema. Vácuo ok. Carga usam gás genérico;
3. Bariloche São Cristóvão: CENSURADO total !!!
4. Veluplast São Cristóvão: excelente atendimento mas não deram mais detalhes dos produtos que usam !!!
Enfim, depois de andar 7 firmas no Rio, algumas das tidas como referência, estou combinando com um camarada de uma firma que fez a revisão do ar cond do navio que um amigo meu estava e ele e o primo tem todo o material previsto para o serviço. Marquei para o dia 03/DEZ. Depois posto mais resultados, ok???
Galera, registrem os parâmetros acima. Isso é o correto. Ar condicionado é muito simples mas muito rígido nos parâmetros a serem cumpridos. É SÓ ISSO. O problema é que as firmas querem fazer de qualquer jeito pra prender a gente nelas.
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