[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Musquitinho
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Musquitinho »

alcineu escreveu:A tampa do reservatorio de expansao do radiador tem que ter a mesma caracteristica da anterior, parece-me que é de 1,4BAR...cuidado com tampas genéricas.

Musquitinho, quando voce cita que esquentou, voce se esta se baseando em que? esta usando aditivo na agua?
Sim, uso aditivo.
Leituras de temperatura baseado no scanner, com informações vindas dos sensores e do módulo.

Tudo começou quando notei a temp. subir demais. Parei o carro e o tubo do radiador, que passa por tras do bloco (uma peça plástica, que parece uma garrucha) havia rachado e estava vazando agua. Troquei-o, mas ainda o nivel da água descia. Então troquei a tampa do reservatório e o proprio reservatorio de agua. Parou de descer, mas não de esquentar.

Madei limpar todo o radiador e condensador; a bomba dágua está perfeita, o próprio pessoal da oficina de injeção me mostrou ela quando a retiramos. Trocamos o sensor de temperatura. Até a lambda eu aproveitei e troquei. Como nada deu certo, fiz cabeçote, troquei junta... Nada de parar de esquentar. Ah, coloquei termostática (antes estava sem a mesma);

O que acontece é que chega a 96, 97 ºC e a ventuinha arma o primeiro estágio, mas o motor não consgue ser resfriado. Aí chega-se aos 100, 102 ºC, arma o segundo estagio, mas aí só segura um pouco. Se continuar andar, esquenta mais e aí é perigoso. Tem que desligar.

Andando a menos de 2000 giros, em 5, sem forçar, a temp. demora a subir; mas forçou um pouco ou parou no trânsito, já era.

ALGUEM JA TEVE ESTE PROBLEMA? O QUE MAIS PODE SER? ALGUMA COISA QUE NÃO TENHA NADA A VER COM O SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

ME AJUDEM POR FAVOR!!!
sousaman
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Você testou simplesmente o painel?
Musquitinho escreveu:Sim, uso aditivo.
Leituras de temperatura baseado no scanner, com informações vindas dos sensores e do módulo.

Tudo começou quando notei a temp. subir demais. Parei o carro e o tubo do radiador, que passa por tras do bloco (uma peça plástica, que parece uma garrucha) havia rachado e estava vazando agua. Troquei-o, mas ainda o nivel da água descia. Então troquei a tampa do reservatório e o proprio reservatorio de agua. Parou de descer, mas não de esquentar.

Madei limpar todo o radiador e condensador; a bomba dágua está perfeita, o próprio pessoal da oficina de injeção me mostrou ela quando a retiramos. Trocamos o sensor de temperatura. Até a lambda eu aproveitei e troquei. Como nada deu certo, fiz cabeçote, troquei junta... Nada de parar de esquentar. Ah, coloquei termostática (antes estava sem a mesma);

O que acontece é que chega a 96, 97 ºC e a ventuinha arma o primeiro estágio, mas o motor não consgue ser resfriado. Aí chega-se aos 100, 102 ºC, arma o segundo estagio, mas aí só segura um pouco. Se continuar andar, esquenta mais e aí é perigoso. Tem que desligar.

Andando a menos de 2000 giros, em 5, sem forçar, a temp. demora a subir; mas forçou um pouco ou parou no trânsito, já era.

ALGUEM JA TEVE ESTE PROBLEMA? O QUE MAIS PODE SER? ALGUMA COISA QUE NÃO TENHA NADA A VER COM O SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

ME AJUDEM POR FAVOR!!!
Pegue um painel qualquer de outro corsa e coloque no seu carro e faça o teste para ver se sobe na mesma proporção.

Ou vá numa casa de painéis aferir o seu.

Acredite o meu problema idêntico ao seu era o painel.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
alcineu
:: GSI ::

Mensagem por alcineu »

Só se tem ar no sistema ainda.
Qual a marca da tampa do reservatório de expansão do radiador?
Já mediu a temperatura na saida da bomba dagua com aqueles termometro a Laser?
Medir em cima da mangueira que vai para o radiador.

O Classic 2004 tem painel digital?

Esse Classic usa sensor de temperatura separado do sensor da injeção?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::

Mensagem por alcineu »

Quem nada com duvida sobre a tampa do reservatório de expansão.
Ela substitui a tampa original do Corsa 97/98 que tem 2 valvulas e essa da foto abaixo so tem 1 válvula central.
Atentem para o código GM em cima da tampa.
Esse 140KPA é igaual a 1,4BAR.
Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Rorion
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Só acrescentando um conceito e ponto de vista que me tranquilizou desde o início desse tópico e de base para meus posts pois é o que ocorre em meu corsa. Motor é uma máquina térmica. Como o nome já diz precisa do calor para otimizar seu funcionamento.
Aquela idéia de tirar válvula termostática e o motor trabalhar frio, ocasiona aumento de consumo, problemas de lubrificação do motor e etc.
O que vou comentar abaixo é considerando que o corsa não tenha vazamentos, o líquido de arrefecimento em dia sem coloração enferrujada, mangueiras intactas, válvula termostática cumprindo bem seu papel, bomba d'água ídem, sensores ídem.
Então trabalhar com o motor abaixo dos 90° é problema. Um pouquinho abaixo de 90° quando pega rodovia e mantém-se uma velocidade de cruzeiro de 90-120 km/h é até passível, mas o ideal é colar nos 90°. Porém, na cidade no anda e pára, congestionamentos, sol escaldante fritando o asfalto é normal que a temperatura chegue ATÉ 100°C por pouco tempo, POIS O SISTEMA PRECISA TER A CAPACIDADE DE DERRUBAR ESSA TEMPERATURA POR VOLTA DOS 95° e se continuar na situação de congestionamento a temp vai aumentar de novo podendo chegar nos 100° mas atua de novo o sistema derrubando e fica nessa oscilação até vc pegar outra condição de tráfego sem congestionamento por exemplo onde a temp fica ali do 92 a 95°. Mas repito, esta situação de até 100° ocorre em congestionamento, anda e pára constantes e sol escaldante.
O indicativo de temperatura para nós meros proprietários de veículos é lida diretamente do painel de instrumentos. Sua leitura deve ser simples, ou seja, existe uma escala alguns com numeração e outros sem. Marcação 1/4 ou 90°, marcação central ou 95°, marcação 3/4 ou 100°. marcação cheia ou 105° aparecendo uma faixa vermelha após essa marcação ou seja motor superaquecido, parar e desligar imediatamente o veículo. Abaixo uma foto do modelo corsa B com RPM e escala marcada com números (é o "reloginho" no campo inferior direito da imagem)
Imagem
:::Eduardo:::

Mensagem por :::Eduardo::: »

>>>Este assunto sempre foi e sempre será o mais aboradado<<<
Prezados, sou novo no fórum e não pude deixar de colocar aqui a jornada do meu corsinha no quesito temperatura.
Já fiz bastante coisa nesse sentido, sem contar que o motor (cabecote e fixo) foram retificados recentemente (não foi pelo motivo da temperatura e sim pela quilometragem rodada - 260.000km), mas o ponteiro de temperatura tá lah na casa dos 100º, onde o correto é estar entre 90º~95º.
Todos os ítens relacionados anteriormente já forma verificados, comparando com o classic 2009 do meu pai, que funciona perfeitamente.
Depois de ler todo o tópico constatei o seguinte:
1 - a ventoinha no 1º estágio não roda com uma velocidade adequada - mecânico informou que está ruim (e é verdade, fiz a comparação).
2 - o ponteiro de temperatura do painel não está aferido - utilizei dois termômetros diferentes, um de contato e outro a laser.
3 - o sensor de temperatura (que leva a informação para o módulo) e o sensor do termômetro do painel já foram trocados, porém não sei se são os específicos do meu carro (codificação correta). Gostaria da ajuda de alguem para que eu verificasse se os mesmos são os corretos para o meu carro e caso contrario irei troca-los.
Desde já espero ter contribuido com mais uma experiência e ajudado a quem esteja com essa dúvida. O problema parece grave mas na maioria das vezes nen é tanto.

Um grande abraço a todos.
Eduardo Cabral Barbosa
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Xará,

Primeira coisa a ser testada: Painel.
:::Eduardo::: escreveu:>>>Este assunto sempre foi e sempre será o mais aboradado<<<
Prezados, sou novo no fórum e não pude deixar de colocar aqui a jornada do meu corsinha no quesito temperatura.
Já fiz bastante coisa nesse sentido, sem contar que o motor (cabecote e fixo) foram retificados recentemente (não foi pelo motivo da temperatura e sim pela quilometragem rodada - 260.000km), mas o ponteiro de temperatura tá lah na casa dos 100º, onde o correto é estar entre 90º~95º.
Todos os ítens relacionados anteriormente já forma verificados, comparando com o classic 2009 do meu pai, que funciona perfeitamente.
Depois de ler todo o tópico constatei o seguinte:
1 - a ventoinha no 1º estágio não roda com uma velocidade adequada - mecânico informou que está ruim (e é verdade, fiz a comparação).
2 - o ponteiro de temperatura do painel não está aferido - utilizei dois termômetros diferentes, um de contato e outro a laser.
3 - o sensor de temperatura (que leva a informação para o módulo) e o sensor do termômetro do painel já foram trocados, porém não sei se são os específicos do meu carro (codificação correta). Gostaria da ajuda de alguem para que eu verificasse se os mesmos são os corretos para o meu carro e caso contrario irei troca-los.
Desde já espero ter contribuido com mais uma experiência e ajudado a quem esteja com essa dúvida. O problema parece grave mas na maioria das vezes nen é tanto.

Um grande abraço a todos.
1 - Pegue um painel de outro Corsa que esteja funcionando perfeitamente, tire o seu e coloque o outro.

Se estiverem as temperaturas diferentes, aí está o problema.

Seu carro tem A/C? Se não tiver é facil de trocar o motor da ventuinha.

Quanto aos sensores eu tenho os dois em casa, depois te passo a codificação.

Abraços!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
:::Eduardo:::

Mensagem por :::Eduardo::: »

Fala ai Dudu,

Bom... vai ser complicado eu arrumar outro painel pra testar, mas de qualquer forma sei que o meu marcador não está legal, pois como falei anteriormente fiz a medição da temperatura com termômetros bem aferidos.

Meu carro tem A/C sim. A ventuinha que falei que está ruim é a de dentro , que fica junto ao radiador mesmo. Tem como trocar o motor e deixar ela legal ?? Tem algum rolamento ou bucha que tb precisam ser trocados?

E os sensores, gostaria que vc me passasse os codigos, pois vou verificar e se tiver errado vou troca-los.

Vlw mesmo pela dica.

Grande abraço.
Eduardo Cabral Barbosa
Lucas Dias Pereira

Mensagem por Lucas Dias Pereira »

[i]Eae parça meu carro tava com esse memso problema xego quima junta,o corsa é normal trabalha eim alta temperatura´.Só ke no meu eu fiz umas modificações trokei o cebolão do radiador adaptei um com temperatura menos agora com 90graus a ventuinha ja liga fika muito bom viu.... :) [/i]
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Xará,

Verei os códigos e te falarei.
Aviso que a temperatura do painel é em média 4 ou 5 graus menor que o marcador no scanner do carro.
Mesmo assim é bom colocar outro painel para vc verificar isso.
:::Eduardo::: escreveu:Fala ai Dudu,

Bom... vai ser complicado eu arrumar outro painel pra testar, mas de qualquer forma sei que o meu marcador não está legal, pois como falei anteriormente fiz a medição da temperatura com termômetros bem aferidos.

Meu carro tem A/C sim. A ventuinha que falei que está ruim é a de dentro , que fica junto ao radiador mesmo. Tem como trocar o motor e deixar ela legal ?? Tem algum rolamento ou bucha que tb precisam ser trocados?

E os sensores, gostaria que vc me passasse os codigos, pois vou verificar e se tiver errado vou troca-los.

Vlw mesmo pela dica.

Grande abraço.
Quem é do RJ e está mexendo com dois Corsas é o Tato.
Veja no fórum de fotos, ele com a duas crias dele.

Abraços!
Responder