[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Robson Souza
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Robson Souza »

No meu caso... sempre pegando transito intenso... faço no Alcool 6,5 no máximo e na Gasolina entre 9 e 9,5... E honestamente... estou muito satisfeito, pois ando em um carro confortável e não passo nenhum calor (boa parte do tempo com AC ligado). Acho que as vezes precisamos nos desprender um pouco dessas médias, e somente curtir o carro. No Corsa 1.4 por exemplo, na minha opinião não existe milagre, se andar com o AC ligado e quiser acompanhar o trafego quando anda, é preciso subir o giro, pois ele não tem um torque dos melhores, e subiu o giro, o bichinho bebe bem, não consigo ficar me prendendo a giro do motor para não atrapalhar o consumo, é obvio que se o carro estiver fazendo 4, 5 KM/L na Gasolina, vou correr atrás pra ver o que está ocorrendo, mas do jeito que está hoje, estou satisfeito, não espero que ele faça 13, 14 KM/L, pois visualizo isso muito distante, principalmente pelo meu modo de dirigir.

Abraço a todos.
jjtt
:: Wind ::

Mensagem por jjtt »

Meu corsa tá fazendo no máximo 6/1, levei num mecanico aqui da minha cidade e o cara passou o scanner e não acusou nada de anormal.

Ele até me mostrou no aparelho o quanto meu carro estava gastando me falou de um tal de "Tempo de Consumo" ou coisa assim que no meu caso estava em 1.5, falou algo sobre a mistura de ar/combustível estar correta... não entendi direito e nem ele explicou certo também então acho que nem eu nem ele sabe ao certo o que isso significava, hehehe! Mas o que é isso?
O que é isso que ele me falou, alguém sabe me dizer?

A lenta dele está boa entre 950 - 975 rpm.

Só uma coisa, quando estou em 2ª marcha as vezes o carro acelera sozinho me parece, nem preciso pisar no acelerador pra ele andar, tenho até que frear...

Quando paro o carro sinto um cheiro de gasolina até bem forte.

Já li um mucado de coisa mas não achei algo em específico, alguem pode meajudar?
Desde já muito obrigado!
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

de forma alguma seria normal o carro acelerar a ponto de ter q freair
se ele nao entende, e vc tmb nao, nao adianta passar o scaner e esperar q ele mostre algum problema claramente pra vcs
tem N sensores e atuadores no carro, eles podem estar trabalhando dentro do toleravel pra central acusar erro, mas podem estar totalmente fora da realidade, ai entra o bom senso do sem nocao do mecanico

na era da injecao um monte de gente compra scaner pra carro e espera q mostre especificamente o erro pra ele, esses sao apenas trocadores de pecas, as vezes dao sorte de acertar

precisa de mais coisas pra dar alguma opiniao, mas olha o regulador de pressao, deve estar deixando passar essa gasolina q esta fazendo o carro se acelerar sozinho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
jjtt
:: Wind ::

Mensagem por jjtt »

SemControle, muito obrigado desde já!... Bom vou ver esse regulador de pressão, não deve ser muito caro...

Acho que aqui no forum vou conseguir resolver meu problema melhor que com esses mecânicos pistolas que tem aqui na minha cidadezinha (São Gabriel da Palha interior do ES)... já viu né...

Bom mas queria tirar uma dúvida...
Já que o carro está com a lenta perfeita mesmo, sem alteração nenhuma na rotação e o barulho parece até de carro novo, quais sensores ou atuadores vc descartaria a primeira vista de terem problemas? O sensor da posição da borboleta como exemplo, acho que não teria problemas ou estou errado?

Ou me de uma dica do que eu poderia estar verificando ou trocando que provavelmente resolveria meu problema?

Lembrando que no momento os únicos problemas são:

1 - Consumo muito alto.
2 - Em segunda marcha ele as vezes acelera sozinho, só as vezes...

rsrs, desculpe se to falando muita coisa, mas como disse, aqui em minha região o povo é fraco pra isso e teria que ir longe...

Até peças acho que vou ter que comprar de fora se for trocar algumas coisas.

Obrigado!
SemControle

na verdade pode ter problema em tudo, posicao da borboleta ta meio descartado....atuador de marcha lenta tmb...sensor de velocidade, sensor de rotacao, parecem estar ok, mas podem ter problemas q ainda passam como normal no scaner, tem q ver o q realmente ta lendo...

em materias tecnicas tem um topico sobre material tecnico, tem um manual da injecao MPFI e EFI q esta la com testes q podem ser feitos sensor por sensor
Matthew's
:: Super ::

Mensagem por Matthew's »

Galera, sou novo no Clube, eu tinha um Gol Power G5 1.6 8v (vulgo motor de Golf), com muita tristeza me desfiz do carro pelas adversidades do dia-a-dia e pq fui assaltado e fiquei com desgosto do carro...

Bom comprei um Corsinha econoflex 2011 (ZERO km), estou com ele faz nem 1 semana, só que estou P* da vida com ele, pq o bixinho bebe uma gasolina que nem cãnha!

Eu tirei o Gol ZERO Km também e sei que no começo o carro é menos economico, mas o Corsa ta gastando muito mais do que o Gol gastava, vendi meu Gol com 17.000 km e no alcool eu fazia 8,5km/L na cidade (moro na serra, cheia de subidas e descidas), mas andando beeeeem tranquilo, e na gasolina fazia 10km/L, e o Golzinho andava lado a lado com Astra Sport e Corsinha 1.8SS!

A unica coisa que não me desce é que o Corsa por ser 1.4 e ter a mesma potência do Gol bebe muito mais, não sei se é pq o motor dele é muito taxado, preparado até as úrtima pra rende esses 105cv's, mas pra vocês terem uma idéia, meu Corsa HOJE está com 280km rodados e ja está entrando na reserva, isso que estou rodando com GASOLINA (sei que o tanque tem apenas 44L), mas esperava que o carro fosse ser economico que nem o Gol, não esperava que andasse mais, pq sinto muita falta de torque no carro pelo fato dele ser 1.4, mas ando numa faixa de giro em que o motor não apanha, sempre aproveitando as marchas e trocando elas ali pelos 2500~3000 giros, e nunca piso no acelerador gradativamente, eu piso e mantenho o pé e deixo o giro subir até certa rotação pra gastar menos ainda, mas to infelizmente triste com o Corsa em termos de autonomia!

Estou pensando em passar o carro pra Mono Combustível e dar enfâse apenas pra Gasolina, até o Alcool voltar a ficar viável novamente, o que vocês acham? O carro ta muito beberrão?

Abraços!
SemControle

eskece pq torna-lo apenas gasolina é inviavel
é muita taxa pra tirar ponto, vai andar menos ainda e beber mais ainda, a saida pra esses flex taxados é otimizar a queima de alcool
s olhar o topico é assim mesmo esse 1.4 bebe como 1.8

faco 280km facilmente na cidade com o golf turbo, nao se assuste, fui de SP a poços de caldas ontem de vectra 2.2 16V foi quase 1 tanque completo de gasolina na ida, nunca passou de 130 no painel, foi completado pra voltar, e chegou aki com o ponteiro pouco abaixo do meio tanque, coisa de 600~650km ao todo, o tanque parece ter perto de 60lts, tem uma marca de 57L perto do completo
Matthew's
:: Super ::

Mensagem por Matthew's »

Pqp Edu, me dei mal! Achei que ia me dar bem com o 1.4, se soubesse disso teria pego outro carro, ainda mais que tenho que rodar com o carro todo dia, antes de compra-lo
pesquisei muito sobre a autonomia do corsa, mas levei mais em consideração os testes realizados
pela Quatro Rodas e revistas afins, do que os comentários dos próprios donos, pois ja me falaram que o motor 1.6 de Golf era gastão e eu rodava praticamente mais de 500km com um tanque na cidade, coisa que 1.0 faz, isso que moro na serra, só que pelo fato do gol ter mais torque eu dirigia com o pé em cima o tempo todo, sem precisar ter que pisar mais pra fazer mais esforço...

Realmente to decepcionado com a propaganda enganosa da GM e de revistas nomeadas...
Não quero carro 1.0, pois como moro na serra tenho que andar com o pé embaixo o tempo inteiro, então a autonomia se vai por agua abaixo...
por isso dei preferencia pro Corsinha, vou falar com um amigo meu que é mecanico sobre o que você citou antes sobre otmizar a queima do Alcool (quando for viável abastecer o carro com alcool) e dar um jeito nesse corsinha!

Abraços!
SemControle

basta programar a central certinho q fica bom....

meu golf tem esse 1.6, mais antigo, nao nacionalizado, cheguei a fazer 13km/l na cidade, se isso for gastao :D
outro detalhes esses carros flex, nao aceito isso até alguem me provar por A+B q reconhece o q tem no tanque e altera o mapa da injecao.....

uma saida pra vc teria sido pegar o 1.8 q tem mais torque, é bom em baixa, vc poderia andar no estilo do gol, mas o consumo nao vejo ser tao otimista tmb
fora q vai de vc a questao do conforto, tava louco pra trocar o golf por um astra automatico (to tiozao mesmo) mas depois de uma viagem ontem de vectra, de forma alguma vou fazer essa besteira de trocar
Automatic 4
:: Millennium ::

Mensagem por Automatic 4 »

Pelo relato de vocês os carros da VW estão mais econômicos do que os da GM, eu tava pensando em trocar o meu Gls Automatico por um Vectra Automatico ou por um Astra Sedan Automático mais como o SEM CONTROLE esta dizendo que o carro gasta muito não sei não heim será que seria mais negocio e sair do GM ir para VW.
Responder