Opa!!Renatovisk escreveu:Opa gennerPriaro, companheiro de profissão.... também trabalho com Refrigeração industrial (chillers e equipamentos de grande porte, e também parte de climatização).
Acho que houve uma pequena confusão por parte de todos.
Se na boca do duto sai 17ºC realmente não está "gelando" o que deveria.... eu explico o por que.
Como nosso amigo refrigerista aí de cima disse, a temperatura de conforto gira em torno de 23ºC, porém para manter o carro a 20ºC (suponhamos) é necessário um delta de temperatura de ao menos 7ºC. Entendendo melhor: Se meu carro chega a 20ºC, no duto deve sair ar à aproximadamente 12ºC, podendo variar para mais ou raramente para menos.
Mais explicações, a válvula termostática que disseram anteriormente trabalho com um range de temperatura, e a carga de gás, como dito está correta, a temperatura que o fluido está evaporando é 0ºC aproximadamente.
Vamos supor que a carga esteje correta e a evaporação está nesta situação. No seu duto é possível chegar até 10ºC, para um sistema 100% funcional, sem problemas.
Motivos que podem levar a temperatura alta no duto do seu carro:
Evaporador sujo (dificulta a troca térmica entre o fludi refrigerante e o ar)
Vazamento no sistema (baixa pressão de fluido refrigerante)
Ineficiencia do condensador (o fluido (vapor) não está condensado totalmente) isto causa perda de carga no sistema.
Também pode ser problema na válvula termostática, porém não conheço sistema automotivo, então não sei se a expansão do gás é feita por capilar (tubo de cobre) ou por válvula de expansão termostática, pois se for por válvula, acho dificil ser problema nela, pois normalmente problema na válvula é só 1, quebra o bulbo dela e a válvula fica travada fechada.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Correto..........
Falei 17 graus; considerando a temperatura final que ficara no ambiente em geral.
Se for medir realmente na saída (duto de ventilação) a temperatura será menor.
Se for esta temperatura no carro em geral......... acho dificil que baixe mais........
E para complementar.... acho que me expressei mal....
Trabalho em uma empresa do ramo de refrigeração; conheço um pouco... mas minha especialidade é elétrica e qualidade............ dai............ não sou senhor da verdade... como puderam notar............ nossos colegas sabem mais......... o forum serve pra isto mesmo....... pra kd vez mais a gente aprender....