[ESCLARECIMENTO] - Cargas de gás no A/C em menos de 45 dias
Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
aê gente boa do clube, trouxe uma dorzinha de ca beça pra gente tentar resolver, seguinte: comprei um corsinha super, ano 96, duas portas, com ar, te e al, no ato da compra estava ciente que o ar não estava gelando por conta de uma carga de gás, até ai tudo bem, levei o carro até uma loja que mexe com ar e dei essa bendita carga de gás, isto, uma semana antes do carnaval. Nas primeiras semanas depois do período festivo, o ar gelou direitinho, depois disso, só vento frio e daí pra pior, na ultima semana, mas precisamente no dia 12 de março de 2010, retornei no mesmo local onde dei a carga de gás para tentar resolver o problema, o proprietário falou que só desmontando pra saber realmente, mas ele salientou que carros de mesma marca e ano são difíceis de dar problemas no núcleo, e me deu sem custo algum, mais uma carga de gás no ar do meu corsinha, mas ai que tá, eu vou ficar sempre fazendo isto? se alguém tem ou teve esse mesmo problema e solucionou, manda uma luz ai de como devo fazer, se preciso trocar algo, eu não entendi como que o gás vasou em menos de 02 meses!!! abraço a todos!
-
Opa, pessoal do fórum CC, esse é meu primeiro post. =]
Eu estou com o mesmo problema. Dei uma carga de gás em menos de 2 meses da última. Na ocasião, foram substituidos o condensador e o filtro, que estavam muito desgastados. Por falta de tempo meu, ficou so por ai (so olharam até o condensador, mesmo), mas me disseram que do jeito que estavam as peças substituídas, conforme fossem olhando mais adiante, provavelmente encontrariam mais problemas. Duas semanas após a carga, o ar parou de gelar de novo.
Espero que seja coisa besta, mas alguém tem noção dos valores das peças, caso precisem ser substituidas?
Eu estou com o mesmo problema. Dei uma carga de gás em menos de 2 meses da última. Na ocasião, foram substituidos o condensador e o filtro, que estavam muito desgastados. Por falta de tempo meu, ficou so por ai (so olharam até o condensador, mesmo), mas me disseram que do jeito que estavam as peças substituídas, conforme fossem olhando mais adiante, provavelmente encontrariam mais problemas. Duas semanas após a carga, o ar parou de gelar de novo.
Espero que seja coisa besta, mas alguém tem noção dos valores das peças, caso precisem ser substituidas?
-
- :: Super ::
Ola amigos o certo seria verificar o sistema para ver se nao tem algum furo na tubulacao do gaz ou alguma valvula danificada manda testar o sistema do ar para ter uma certeza de que tudo esta ok vlw abracos
-
onde levei o meu carro, o técnico fez um teste comum material lá, acredito que seja água e sabão, nas tubulações, mas foi coisa rápida, ele falou que não encontrou nenhum vasamento. acredito que encontre alguém aqui no clube que tenha passado por isso e foi solucionado... abração1
-
- :: GLS ::
Senhores....
Ar condicionado é phodas.....
Vamos as etapas....
Pra tar vazando gas e tendo que dar carga constante.... significa que tem vazamentos... se não tampar.... pode comprar uma garrafa de 13 kg de fluido refrigerante (gás) e andar com ela no carro que não vai adiantar.... só vai gastar grana...
Pra achar o problema; normalmente as pessoas vão no esquema agua + sabão pra onde está o furo; vai estar vazando e pronto; formam-se bolhas... e vc descobre o furo... mas na pratica nem sempre funciona... pois o sistema pode ter micro vazamentos e apenas com a pressão normal do sistema vc não consegue achar o furo.
O cara que realmente trabalha com AC de automoveis tem em sua oficina uma maquina similar a uma bomba que pressuriza o sistema; ai sim o cara acha onde está o furo... o conserta e tal...
Segunda etapa.... os furos... podem ser numa tubulação simples... ou podem ser no evaporador ou condensador do sistema.... logo... vc tem que trocar os mesmos...
Terceiro ponto... compressor está funcionando corretamente?..... testes comprovarão...
Descobrindo-se se tem furos se o compressor está ok e etc... vem a quarta etapa.... o comando está funcionando... ou seja a parte eletro eletronica... sensores; chaves; polias magneticas estão todas ok? Pois AC tem duas partes vamos chamar... uma mecanica e outra eletrica.... as duas tem que estar ok para o sistema funcionar....
Outro fato interessante... porque normalmente compramos um carro que tem AC e ai descobrimos que o mesmo não funciona...???
A razão é a pobreza do dono anterior... digamos assim....
Isto porque AC como sabemos acarreta em mais consumo de combustivel...
Ai o muquirana do dono deixa de usar achando que esta economizando...
MAS AC de veiculos tem que ser ligado no minimo uma vez por semana e funcionar uns 15 minutos... pois se isto não é feito... o AC vai pro espaço...
Explico... o sistema de AC tem um fluido (o gás) que circula no sistema... o sistema é composto de compressor; tubulações.... valvulas.... condensador... evaporador....
Normalmente temos borrachas que vedam as conexões... etc e etc...
Todos estes equipamentos são preparados / tratados; para suportar o gás passando por eles...
Quando deixamos o sistema so desligado... parado... o gás se acumula apenas em uma parte do sistema.... ai as borrachas ressecam.... as tubulações ficam corroidas.... os vazamentos aparecem e ai vem essa dor de cabeça....
Então... pra resolver os problemas citados no topico....
Oficina de qualidade; nada de pé de porco...
A oficina deve identificar onde estão os vazamentos e problemas... tampar com solda onde é possivel; trocar as peças que sejam necessárias.... fazer um vácuo no sistema (senão fica um pouco de ar dentro e o ar tem umidade que prejudica o sistema) após o vacuo.... quebrar este vácuo usando nitrogenio (nunca oxigenio... pois oxigenio tem umidade; nitrogenio é seco; sem umidade).... após quebra de vacuo... faz um novo vácuo; o quebra com o fluido refrigerante... e depois da a carga de fluido correta (tem uma quantidade em peso ex... 150 gramas - que varia conforme cada carro)... .depois conferir o funcionamento e pressões do sistema (pressões confere com o manifold que é um aparelho que tem dois "reloginhos" = manometros).... e é claro... SERVIÇO BEM FEITO COM QUALIDADE = GARANTIA DO SERVIÇO PRESTADO.
Desta forma... resolverá seu problema....
Quanto vai gastar... depende dos problemas apresentados..... na duvida.... procure outra oficina; faça outro orçamento... mas novamente.... não procure nenhum zé ou qualquer pé de porco.... pois somente irão te enrolar e estragar ainda mais seu AC....
Ar condicionado é phodas.....
Vamos as etapas....
Pra tar vazando gas e tendo que dar carga constante.... significa que tem vazamentos... se não tampar.... pode comprar uma garrafa de 13 kg de fluido refrigerante (gás) e andar com ela no carro que não vai adiantar.... só vai gastar grana...
Pra achar o problema; normalmente as pessoas vão no esquema agua + sabão pra onde está o furo; vai estar vazando e pronto; formam-se bolhas... e vc descobre o furo... mas na pratica nem sempre funciona... pois o sistema pode ter micro vazamentos e apenas com a pressão normal do sistema vc não consegue achar o furo.
O cara que realmente trabalha com AC de automoveis tem em sua oficina uma maquina similar a uma bomba que pressuriza o sistema; ai sim o cara acha onde está o furo... o conserta e tal...
Segunda etapa.... os furos... podem ser numa tubulação simples... ou podem ser no evaporador ou condensador do sistema.... logo... vc tem que trocar os mesmos...
Terceiro ponto... compressor está funcionando corretamente?..... testes comprovarão...
Descobrindo-se se tem furos se o compressor está ok e etc... vem a quarta etapa.... o comando está funcionando... ou seja a parte eletro eletronica... sensores; chaves; polias magneticas estão todas ok? Pois AC tem duas partes vamos chamar... uma mecanica e outra eletrica.... as duas tem que estar ok para o sistema funcionar....
Outro fato interessante... porque normalmente compramos um carro que tem AC e ai descobrimos que o mesmo não funciona...???
A razão é a pobreza do dono anterior... digamos assim....
Isto porque AC como sabemos acarreta em mais consumo de combustivel...
Ai o muquirana do dono deixa de usar achando que esta economizando...
MAS AC de veiculos tem que ser ligado no minimo uma vez por semana e funcionar uns 15 minutos... pois se isto não é feito... o AC vai pro espaço...
Explico... o sistema de AC tem um fluido (o gás) que circula no sistema... o sistema é composto de compressor; tubulações.... valvulas.... condensador... evaporador....
Normalmente temos borrachas que vedam as conexões... etc e etc...
Todos estes equipamentos são preparados / tratados; para suportar o gás passando por eles...
Quando deixamos o sistema so desligado... parado... o gás se acumula apenas em uma parte do sistema.... ai as borrachas ressecam.... as tubulações ficam corroidas.... os vazamentos aparecem e ai vem essa dor de cabeça....
Então... pra resolver os problemas citados no topico....
Oficina de qualidade; nada de pé de porco...
A oficina deve identificar onde estão os vazamentos e problemas... tampar com solda onde é possivel; trocar as peças que sejam necessárias.... fazer um vácuo no sistema (senão fica um pouco de ar dentro e o ar tem umidade que prejudica o sistema) após o vacuo.... quebrar este vácuo usando nitrogenio (nunca oxigenio... pois oxigenio tem umidade; nitrogenio é seco; sem umidade).... após quebra de vacuo... faz um novo vácuo; o quebra com o fluido refrigerante... e depois da a carga de fluido correta (tem uma quantidade em peso ex... 150 gramas - que varia conforme cada carro)... .depois conferir o funcionamento e pressões do sistema (pressões confere com o manifold que é um aparelho que tem dois "reloginhos" = manometros).... e é claro... SERVIÇO BEM FEITO COM QUALIDADE = GARANTIA DO SERVIÇO PRESTADO.
Desta forma... resolverá seu problema....
Quanto vai gastar... depende dos problemas apresentados..... na duvida.... procure outra oficina; faça outro orçamento... mas novamente.... não procure nenhum zé ou qualquer pé de porco.... pois somente irão te enrolar e estragar ainda mais seu AC....
-
NOSSO AMIGO ACIMA ESPECIFICOU A FORMA COERENTE DE SE TRABALHAR COM AR CONDICIONADO ISSO ESTA A NIVEL DE CONCESSIONARIA TRABALHA NA AREA??
:oops: :?:
:oops: :?:
-
:oops: :oops: :oops: :oops:
E O CORSA DELE TA ZERADO E MONOPONTO OU MULTIPONTO?
E A MINHA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO AQUI NO FORUM TO GOSTANDO
E O CORSA DELE TA ZERADO E MONOPONTO OU MULTIPONTO?
E A MINHA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO AQUI NO FORUM TO GOSTANDO
- sousaman
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2000
- Contato:
Lukasnato,
Ele é tecnico de Ar Condicionado, telefonia, eletricidade, mecânica.... etc
Abraços!
Ele é tecnico de Ar Condicionado, telefonia, eletricidade, mecânica.... etc
E ainda tem um tempinho para ver essas coisas....risislukasnato escreveu:NOSSO AMIGO ACIMA ESPECIFICOU A FORMA COERENTE DE SE TRABALHAR COM AR CONDICIONADO ISSO ESTA A NIVEL DE CONCESSIONARIA TRABALHA NA AREA??
![]()
Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI.
ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO 
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!

NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI.

ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!