Sou nova por aqui, mas achei esse site super interessante. Através dele, nas ultimas semanas tenho aprendido muito sobre motor e principalmente arrefecimento.
Tenho um Corsa Sedan, 1.6- MPFI 8V, ano 2000, e estou com o dilema parecido com o de muitos aqui, ele sismou de aquecer e já troquei várias peças, e já fiz vários testes.
A 3 meses atrás tive que fazer o cabeçote e aproveitei para trocar, válvula termostática e mangueiras.
Percebi depois de um tempo que a água do reservatório estava sumindo muito a cada 2 dias, até que teve um dia que a temperatura passou de 100Cº mesmo com o reservatório com água.
Levei ao mesmo mecânico que verificou as braçadeiras das mangueiras e detectou um vazamento nas mangueias de entrada para o ar quente. Ele as isolou, trocou toda água e colocou o aditivo para radiador.
Ao chegar em casa o ponteiro da temperatura estava no meio entre o 100Cº e a parte vermelha.
Fiz o teste que orientaram aqui no Corsa Clube para ver se era problema na válvula termostática e percebi que a mangueira que retorna água para o reservatório não estava retornando nada quando eu acelerava o carro.
O mecênico veio trocou a bomba d'água e a válvula termostática que ainda estava na garantia e pediu para eu rodar e testar se parava de aquecer..
O primeiro transito que peguei o carro aqueceu novamente passando dos 100Cº, e assim que andei em uma velocidade razoável a temperatura caiu rapidamente.
Levei a um auto elétrico que me disse que o problema estava na minha ventuinha, que devo trocar o motor do Eletroventilador do radiador, e o modelo do meu custa R$580,00 pra variar.
Estou com medo de trocar essa peça e o problema não resolver.
Alguém pode me ajudar, estou cansada destes mecânicos irem no chute, trocando peças e testando pra ver se funciona ou não.