Funcionamento da ventoinha!!! duvida?????????
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Ola. pessoal... comprei um corsa sedan com ar... ele estava com problema da vetuinha do ar pois nao ligava a ventoinha... liguei e parece que esta ok
pois fiquei com uma duvida..
a vetoinha do lado do motorista liga normalmente quado aciono o ar..
e sem o ar ligado ela aciona quando o ponteiro chega ao meio do marcadar... porem só a primeira velocidade..
ela so esta acionado a segunda velocidade quando estou usando o ar condicionado..
esta certo isso??
valeu... Luis
pois fiquei com uma duvida..
a vetoinha do lado do motorista liga normalmente quado aciono o ar..
e sem o ar ligado ela aciona quando o ponteiro chega ao meio do marcadar... porem só a primeira velocidade..
ela so esta acionado a segunda velocidade quando estou usando o ar condicionado..
esta certo isso??
valeu... Luis
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E ae Mascellaro. Pelo oque vc disse está certinho....
Funciona assim:
Ar Condicionado Desligado + Temp acima de 95ºC = Ventuinha de Arrefecimento principal(a do Motorista que vc comentou) na velocidade alta;
Ar Condicionado Ligado + Temp inferior a 95ºC + Pressão de Linha do Gas no tolerável para trabalho = Ventuinha de Arrefecimento principal trabalho em linha com a Secundária, porém, ambas com metade da velocidade pois ficam ligadas em série;
Ar Condicionado Ligado + Temp acima de 95ºC = Ventuinha de Arrefecimento principal + secundária a toda velocidade ligadas em paralelo;
Ar Condicionado Ligado + Pressão de Linha do Gas Alta = Valvula de Ciclagem aciona e as duas ventuinhas de Arrefecimento ligam a toda velocidade em paralelo também.
Resumindo: Será muito dificil você ver esses 2 ultimos casos que descrevi, pois quando o Ar está ligado a temperatura do motor cai ou mantém, mas dificilmente atinge os 95ºC...
Agora, se você quiser testar ela faça o seguinte:
Logo abaixo da Bobina dos cabos de vela você encontra um sensor que fica alojado no cabeçote. Retire o chicote eletrico pelo plug e dê partida no carro....
Automaticamente as 2 ventuinhas são acionadas pois a ECU (central do seu carro) reconhece que existe uma fulga no sensor de temperatura de agua entrando em modo de segurança.
Verifique funcionamento, desligue o carro e volte o chicote ao sensor.
Espero ter ajudado....
Abs
Funciona assim:
Ar Condicionado Desligado + Temp acima de 95ºC = Ventuinha de Arrefecimento principal(a do Motorista que vc comentou) na velocidade alta;
Ar Condicionado Ligado + Temp inferior a 95ºC + Pressão de Linha do Gas no tolerável para trabalho = Ventuinha de Arrefecimento principal trabalho em linha com a Secundária, porém, ambas com metade da velocidade pois ficam ligadas em série;
Ar Condicionado Ligado + Temp acima de 95ºC = Ventuinha de Arrefecimento principal + secundária a toda velocidade ligadas em paralelo;
Ar Condicionado Ligado + Pressão de Linha do Gas Alta = Valvula de Ciclagem aciona e as duas ventuinhas de Arrefecimento ligam a toda velocidade em paralelo também.
Resumindo: Será muito dificil você ver esses 2 ultimos casos que descrevi, pois quando o Ar está ligado a temperatura do motor cai ou mantém, mas dificilmente atinge os 95ºC...
Agora, se você quiser testar ela faça o seguinte:
Logo abaixo da Bobina dos cabos de vela você encontra um sensor que fica alojado no cabeçote. Retire o chicote eletrico pelo plug e dê partida no carro....
Automaticamente as 2 ventuinhas são acionadas pois a ECU (central do seu carro) reconhece que existe uma fulga no sensor de temperatura de agua entrando em modo de segurança.
Verifique funcionamento, desligue o carro e volte o chicote ao sensor.
Espero ter ajudado....
Abs
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[quote="mascellaro"]
e sem o ar ligado ela aciona quando o ponteiro chega ao meio do marcadar... porem só a primeira velocidade..
ela so esta acionado a segunda velocidade quando estou usando o ar condicionado..
esta certo isso??
valeu... Luis[/quote]
Fala xará acho que nosso amigo mascellaro quis dizer que com o ar desligado e a temp acima de 95°C a ventuinha liga apenas a meia velocidade diferente da 1ª opção que vc relatou, exclusive essa também é uma duvida minha pois o meu carro faz exatamente como disse o mascellaro.
e sem o ar ligado ela aciona quando o ponteiro chega ao meio do marcadar... porem só a primeira velocidade..
ela so esta acionado a segunda velocidade quando estou usando o ar condicionado..
esta certo isso??
valeu... Luis[/quote]
Fala xará acho que nosso amigo mascellaro quis dizer que com o ar desligado e a temp acima de 95°C a ventuinha liga apenas a meia velocidade diferente da 1ª opção que vc relatou, exclusive essa também é uma duvida minha pois o meu carro faz exatamente como disse o mascellaro.
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CorseiroCapixaba, eu puxei seu profile e vi que seu corsa é ano 2000....
Eu desconheço uma forma da sua ventuinha principal funcionar a meia velocidade sem a secundária estar ligada....
Quando eu estava montando o chicote do meu corsa eu esbarrei uma vez com um esquema elétrico muito estranho que dizia ser original do corsa no qual eu não apliquei em meu carro....
Nesse esquema de ligação sim, a ventuinha principal trabalhava a meia velocidade com o Ar Condicionado desligado e quando ligava também.... Esse esquema eu considerei errado porque nele em momento algum era citado da ventuinha secundária que todos os corsas antigos com AC possuem....E a velocidade alta da ventuinha principal só era acionada com temperatura acima de 105ºC com o ac desligado, 95º C com o Ac ligado e no modo ciclagem também....
Ou seja, da mesma forma você só ia conseguir testar essa velocidade alta desplugando o chicote do sensor de temperatura de agua....
Faça o seguinte, desconecte esse plug do seu corsa e me diga oque acontece.....
Abs... Até +
Eu desconheço uma forma da sua ventuinha principal funcionar a meia velocidade sem a secundária estar ligada....
Quando eu estava montando o chicote do meu corsa eu esbarrei uma vez com um esquema elétrico muito estranho que dizia ser original do corsa no qual eu não apliquei em meu carro....
Nesse esquema de ligação sim, a ventuinha principal trabalhava a meia velocidade com o Ar Condicionado desligado e quando ligava também.... Esse esquema eu considerei errado porque nele em momento algum era citado da ventuinha secundária que todos os corsas antigos com AC possuem....E a velocidade alta da ventuinha principal só era acionada com temperatura acima de 105ºC com o ac desligado, 95º C com o Ac ligado e no modo ciclagem também....
Ou seja, da mesma forma você só ia conseguir testar essa velocidade alta desplugando o chicote do sensor de temperatura de agua....
Faça o seguinte, desconecte esse plug do seu corsa e me diga oque acontece.....
Abs... Até +
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[quote="leonardo"]CorseiroCapixaba, eu puxei seu profile e vi que seu corsa é ano 2000....
Eu desconheço uma forma da sua ventuinha principal funcionar a meia velocidade sem a secundária estar ligada....
Quando eu estava montando o chicote do meu corsa eu esbarrei uma vez com um esquema elétrico muito estranho que dizia ser original do corsa no qual eu não apliquei em meu carro....
Nesse esquema de ligação sim, a ventuinha principal trabalhava a meia velocidade com o Ar Condicionado desligado e quando ligava também.... Esse esquema eu considerei errado porque nele em momento algum era citado da ventuinha secundária que todos os corsas antigos com AC possuem....E a velocidade alta da ventuinha principal só era acionada com temperatura acima de 105ºC com o ac desligado, 95º C com o Ac ligado e no modo ciclagem também....
Ou seja, da mesma forma você só ia conseguir testar essa velocidade alta desplugando o chicote do sensor de temperatura de agua....
Faça o seguinte, desconecte esse plug do seu corsa e me diga oque acontece.....
Abs... Até +[/quote]
Pois é se desplugar o chicote a velocidade alta da ventuinha entra em funcionamento,
apropósito a ventuinha secundária seria aquela que quando vc olha o carro de frente ela fica
por dentro do parachoque?, porque se for ela também funciona a meia velocidade igual a
primária.
Eu desconheço uma forma da sua ventuinha principal funcionar a meia velocidade sem a secundária estar ligada....
Quando eu estava montando o chicote do meu corsa eu esbarrei uma vez com um esquema elétrico muito estranho que dizia ser original do corsa no qual eu não apliquei em meu carro....
Nesse esquema de ligação sim, a ventuinha principal trabalhava a meia velocidade com o Ar Condicionado desligado e quando ligava também.... Esse esquema eu considerei errado porque nele em momento algum era citado da ventuinha secundária que todos os corsas antigos com AC possuem....E a velocidade alta da ventuinha principal só era acionada com temperatura acima de 105ºC com o ac desligado, 95º C com o Ac ligado e no modo ciclagem também....
Ou seja, da mesma forma você só ia conseguir testar essa velocidade alta desplugando o chicote do sensor de temperatura de agua....
Faça o seguinte, desconecte esse plug do seu corsa e me diga oque acontece.....
Abs... Até +[/quote]
Pois é se desplugar o chicote a velocidade alta da ventuinha entra em funcionamento,
apropósito a ventuinha secundária seria aquela que quando vc olha o carro de frente ela fica
por dentro do parachoque?, porque se for ela também funciona a meia velocidade igual a
primária.
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Exatamente amigo, a ventuinha secundária é aquela vista entre a grade do parachoque pela frente do carro.CorseiroCapixaba escreveu: Pois é se desplugar o chicote a velocidade alta da ventuinha entra em funcionamento,
apropósito a ventuinha secundária seria aquela que quando vc olha o carro de frente ela fica
por dentro do parachoque?, porque se for ela também funciona a meia velocidade igual a
primária.
Resumindo pelo oque eu entendi....
Está igual ao oque eu descrevi ali em cima certo?
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[quote="leonardo"]CorseiroCapixaba, eu puxei seu profile e vi que seu corsa é ano 2000....
Eu desconheço uma forma da sua ventuinha principal funcionar a meia velocidade sem a secundária estar ligada....
Quando eu estava montando o chicote do meu corsa eu esbarrei uma vez com um esquema elétrico muito estranho que dizia ser original do corsa no qual eu não apliquei em meu carro....
Nesse esquema de ligação sim, a ventuinha principal trabalhava a meia velocidade com o Ar Condicionado desligado e quando ligava também.... Esse esquema eu considerei errado porque nele em momento algum era citado da ventuinha secundária que todos os corsas antigos com AC possuem....E a velocidade alta da ventuinha principal só era acionada com temperatura acima de 105ºC com o ac desligado, 95º C com o Ac ligado e no modo ciclagem também....
Ou seja, da mesma forma você só ia conseguir testar essa velocidade alta desplugando o chicote do sensor de temperatura de agua....
Faça o seguinte, desconecte esse plug do seu corsa e me diga oque acontece.....
Abs... Até +[/quote]
Pois é se desplugar o chicote a velocidade alta da ventuinha entra em funcionamento,
apropósito a ventuinha secundária seria aquela que quando vc olha o carro de frente ela fica
por dentro do parachoque?, porque se for ela também funciona a meia velocidade igual a
primária.
Eu desconheço uma forma da sua ventuinha principal funcionar a meia velocidade sem a secundária estar ligada....
Quando eu estava montando o chicote do meu corsa eu esbarrei uma vez com um esquema elétrico muito estranho que dizia ser original do corsa no qual eu não apliquei em meu carro....
Nesse esquema de ligação sim, a ventuinha principal trabalhava a meia velocidade com o Ar Condicionado desligado e quando ligava também.... Esse esquema eu considerei errado porque nele em momento algum era citado da ventuinha secundária que todos os corsas antigos com AC possuem....E a velocidade alta da ventuinha principal só era acionada com temperatura acima de 105ºC com o ac desligado, 95º C com o Ac ligado e no modo ciclagem também....
Ou seja, da mesma forma você só ia conseguir testar essa velocidade alta desplugando o chicote do sensor de temperatura de agua....
Faça o seguinte, desconecte esse plug do seu corsa e me diga oque acontece.....
Abs... Até +[/quote]
Pois é se desplugar o chicote a velocidade alta da ventuinha entra em funcionamento,
apropósito a ventuinha secundária seria aquela que quando vc olha o carro de frente ela fica
por dentro do parachoque?, porque se for ela também funciona a meia velocidade igual a
primária.
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Exatamente, mas está errado ligado dessa forma? O que eu posso fazer? HELP..
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Amigo, confesso que estou confuso do funcionamento da suas ventuinhas com a breve descrição que vc me passou....CorseiroCapixaba escreveu:Exatamente, mas está errado ligado dessa forma? O que eu posso fazer? HELP..
Sim, a ventuinha secundária é essa que vc citou...
Afinal, com o chicote do sensor de temperatura plugado e temp acima de 95ºC oque liga e a que velocidade?
Com o chicote do sensor de temperatura pluga e temp inferior a 95ºC e AC ligado oque liga e a que velocidade?
Com o ac desligado, temperatura inferior a 95ºC e chicote do sensor de temperatura desplugado oque liga e a que velocidade?
Abração...
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