Cheguei a comentar em alguns tópicos sobre detran/multas que eu havia sido premiado com uma infração que eu (nem meu carro) haviamos cometidos, disse também que faria um "guia" após que saisse o resultado do recurso. Espero que ajude alguem!
Abraço a todos
léo
Resumo da história: Recebi uma multa de rodizio que não fui eu e nem meu carro,num lugar que eu jamais passei. De inicío já me deu um pânico pois já imaginei que haviam clonado meu carro(que é meu desde 0km)! Pensei em vende-lo, pagar a multa e deixar quieto, etc, etc...

Depois de ficar mais calmo, resolvi pensar e correr atras dessa multa, já que não era eu, e eu não iria DEFINITIVAMENTE pagar uma multa que não havia sido eu. Deu uma pesquisada na net, e descobri que era possivel solicitar junto ao Detran uma cópia do auto de infração (AIT). Fui lá e me surpreendi por ter apenas 3 pessoas na minha frente (achei que ia ter umas 100), me informei no balcão e fui informado que teria que recolher uma taxa de R$ 2,50 pela cópia da notificação, lá mesmo dentro do detran, tem uma agência da Nossa Caixa.

Quando cheguei na agência, descobri onde estavam as 100 pessoas que deveriam estar lá na fila.. kkk após umas 2h de fila, paguei e fui lá no guichê e peguei a cópia do AIT:

Na hora identifiquei que o veiculo e a cor não eram o meu, mesmo assim fui pedir informações de como proceder com o recurso, foi ai que o atendente de um dos guichês me informou que havia mais um item em desacordo, o municipio e assim me orientou como proceder o recurso(o prazo que você tem está escrito na multa):

Junto ao recurso enviei a documentação do carro e a cópia do AIT, se você tiver ticket de estacionamentos, notas de oficinas, mande todas juntas, quanto mais argumentos você tiver em sua defesa, melhor para você.
Dica: Mande por sedex e com A.R (aviso de recebimento), para provar que você mandou o recurso.
Depois de 4 meses de enrolação, chegou o resultado do recurso:

Além de ter economizado no valor da multa, se tivesse deixado quieto, não ganhei os pontos que teria se tivesse simplesmente pago a multa.
Gastei +- R$ 15,00 entre correios, envelopes, cópias... e mais uns R$ 15,00 com deslocamento.
Resultado: Essa indústria de multas ficou sem ganhar com essa infração errada, como milhões que são aplicadas incorretamente e que o pessoal acaba deixando quieto e pagando. Se todo mundo fosse atrás, como eu fui, o detran teria que ser mais eficiente nas aplicações e punições aos maus condutores. Afinal o cara do celta ficou sem infração...
É isso ai!
Abraço.