mudar a cor do painel

Dúvidas sobre vidros, como rachaduras, riscos, aplicação de pelí­culas, etc. Aqui você também pode saber sobre como cuidar dos bancos e acabamento interno do seu Corsa, como reparos, tipos de materiais, personalizações internas, etc.

Moderadores: José Leal, Ikaro, sousaman, Organizadores do Fórum

Responder
dgo
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Fevereiro 2007 11:29:26 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
mudar a cor do painel

Mensagem por dgo »

caros amigos corseiros gostaria de personalizar o painel do meu carro elé original,mas gostaria de deixa-lo com detalhes prata!!!!como posso fazer isso,é so retirar as partes e pintar?que tinta eu uso? qual o procedimento pra fica gringo???
Avatar do usuário
_ViTaUm_
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 28 2007f Fevereiro 2007 09:44:22 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _ViTaUm_ »

eu comprei o meu ja veio personalizado em prata !! fica show de bola mesmo !! mas to affim de passar uma outra mão de tinta, mas pra frente !! mas creio q não seja tão dificil assim, basta ter as ferramentas, paciencia e cuidado !!!

[/img]
Rafael - Corsa Cinza
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 01:42:50 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rafael - Corsa Cinza »

Peguei na net e vai o nome do autor no final!!


Gostaria de colocar aqui um agradecimento para aqueles que me ajudaram quando precisei, então como gratidão ofereço aqui um tutorial ensinando você, como pintar o seu painel com qualidade profissional.

ÍTENS NECESSÁRIOS

- Lixa d'água 400 e 600
- Máscara
- Óculos de proteção
- Par de luvas de borracha
- Seladora Spray COLORGIN (Linha automotiva) para plástico, cód. 19000
- Primer Spray COLORGIN Cinza (Uso Geral), cód. 5300
- Tinta Spray COLORGIN Cromado (Metallik), cód 51
- Verniz Incolor (Uso Geral), cód 5705
- Fita crepe
- Estilete
- Ferramentas para desmontar o painel ou as partes a serem pintadas


Imagem do IPB
Imagem do IPB


PREPARAÇÃO

É importante dizer que, antes de começar a pintar é necessário seguir algumas regras básicas:

- Não pinte nada em dias húmidos ou chuvosos
- Não pinte nada sem a devida proteção
- Não pinte em ambientes fechados, sempre faça os trabalhos em lugares arejados, ou seja, que tenha uma certa circulação de ar.
- Agite bem a lata de spray antes de iniciar, agitar bem significa ficar cerca de 3 MINUTOS agitando a lata para evitar respingos.
- Use vestimentas adequadas
- Não, fume ou beba próximo do local que as peças estão sendo pintadas
- JAMAIS PINTE NADA NO ESCURO OU COM POUCA ILUMINAÇÃO!!!!
- NUNCA USE O SPRAY NA HORIZONTAL, DEIXE-O SEMPRE NA VERTICAL!!

Pegue as peças que serão pintadas e lave-as com detergente neutro, esfregando bem para remover toda e qualquer tipo de produto que tenha sido aplicado nas peças. Seque bem para que a peça não tenha resto de água ou fique húmida, você pode utilizar o secador de cabelos para ajudar na secagem.

Coloque a máscara, óculos de proteção e as luvas. Este passo é obrigatório pois as tintas são TÓXICAS.

Com a lixa 400, lixe todas as partes que serão pintadas sem precionar com muita força para não danificar as peças.

ANTES DE METER A MÃO NA MASSA

Já foi dito, mas repito agite bem a lata por cerca de 3 minutos, sim o antebraço vai doer um pouco, mas quem disse que a vida é fácil?!

TÉCNICA DE PINTURA

Qual é a distância certa? Como pintar?

Para quem vai pintar pela primeira vez a distância entre a saída da tinta e a peça à ser pintada é muito importante e acredite, não existe regra geral. O segredo para pintar as peças com qualidade profissional não é o jato de tinta que vai pintar a peça mas a "fumaça" que sai do bico.

Por isso não adianta você obedecer o rótulo que diz para pintar a peça entre 25cm~30cm pois se o jato não for forte o suficiente você vai gastar a lata de tinta inteira e não vai ter terminado de pintar a peça! O que precisa ser feito é ter um pouco de sensibilidade para lidar com a distância ideal, ao precionar o spray note que vai sair um jato fixo do bico e depois de uma certa distância o jato fica disperso (parecendo uma fumaça) é este o ponto ideal para pintura com spray.

Quem usa compressor a técnica é quase a mesma, a distância ideal para quem usa pistola e compressor é o ponto antes do jato ficar disperso, precisa de prática pois não é exatamente este ponto, só com a prática você vai sentir a distância ideal para pintar com pistola.

O problema para quem faz a pintura fora da distância ideal é que se for perto demais a tinta acumula e escorre ficando horrível, se for muito distante a peça fica cheia de pontos. Antes de iniciar o processo de pintura precione o spray e veja aonde a dispersão ocorre, dependendo da pressão interna do spray ela vai soltar mais ou menos tinta, por isso com alguns você poderá usá-lo bem próximo da peça e outros é necessário uma distância maior.

Durante a pintura você precisa fazer movimentos leves da esquerda para direita e vice versa. Caso a peça tenha desníveis, por exemplo, seja circular. Você precisa acompanhar a superfície da peça para que não haja partes com mais tinta que as outras, não é difícil, mas exige uma certa paciência. Terminou de passar uma camada, espere secar por alguns minutos (as tintas colorgin costumam secar entre 5min e 10 min) e comece a passar a segunda demão agora de cima para baixo e vá invertendo.

Note porém que não é para fazer como o ator do KARATÊ KID, Daniel San esticando o jato de tinta lentamente, preste atenção na peça que está sendo pintada, a passagem da saída do spray não deve demorar muito e nem deve ser rápida demais, a maneira que faço é cerca de 1 segundo indo e voltando, se a peça for muito grande, faça a mesma coisa, crie uma linha imaginária na peça e vá pintando por pedaços de forma contínua, 1 segundo indo e voltando. Não precisa ficar olhando o relógio e nem cronometrar, de forma normal de falar, pense nas seguintes frases indo e voltando com o braço assim que terminá-las:

- Indo, voltando.

Assim dá o tempo certinho para que a peça seja pintada de forma correta e sem muito disperdício.

Se a peça a ser pintada possuir detalhes que não interessa ser pintado, proteja essas partes com a fita crepe e modele os contornos (se for o caso) com um estilete de forma delicada e com muito cuidado.

PACIÊNCIA É O SEGREDO PARA UM BOM RESULTADO FINAL, por isso não tenha pressa, não fique afobado para terminar logo, dê tempo ao tempo.

FINALMENTE, BOTANDO A MÃO NA MASSA

A peça que estou utilizando como exemplo é uma que desastradamente quebrei ao tentar removê-la do painel, por isso cuidado, abaixo a foto dela já lavada, seca e lixada. Tive que comprar outra na FIAT por R$8,00.


Imagem do IPB


PASSANDO A SELADORA DE PLÁSTICO

Para quê passar a seladora?

A seladora serve como uma cola entre o plástico e a camada seladora. Devido as suas propriedades é possível fazer pequenos ajustes na camada antes de aplicar o primer com uma lixa. A seladora também é como uma massa plástica que você vai moldando com a lixa.

Se você quer uma peça lisa e sem textura, é nesta parte que você faz este trabalho alisando a massa, caso você queira uma peça com textura você passa a lixa apenas para remover possíveis desníveis ou sujeira mas bem de leve para manter a textura do plástico original (eu particularmente prefiro desta forma).

É preciso passar a seladora até que a peça toda fique pintada de maneira uniforme, caso ocorra erros ou falhas na pintura, use a lixa 600 e tente acertar ou nivelar a pintura. Se tudo correr 100%, espere secar por cerca de 5min e passe a lixa 600 para alisar a peça entre as demãos deixando-a lisa.

Eu passei três demãos de seladora na peça de exemplo que estou usando, caso note que há falhas arrume antes de continuar e dê quantas demãos forem necessárias e alise a peça o quanto for necessário removendo desníveis e possíveis sujeiras que grudaram na peça.


Imagem do IPB


PASSANDO O PRIMER

O primer nada mais é que uma preparação antes de aplicar a tinta, pelas suas características o primer se adere bem ao selador e a tinta fazendo que a tinta não descasque com facilidade.

Faça como explicado acima, só não é mais necessário passar lixa, desde que não haja inconformidades com a camada de primer. Caso seja necessário use a lixa 600 bem de leve para arrumar ou dar uma alisada a mais na peça. É normal a peça ficar toda pintada da cor do primer, por isso não se importe agora com a tonalidade da peça.
Passe duas ou mais demãos deixando a peça coberta pelo primer de forma uniforme.


Imagem do IPB


PINTANDO A PEÇA

Depois de ter esperado a peça secar é hora de aplicar a tinta cromada, ao aplicar a tinta a peça vai começar a ficar brilhante como se houvesse pedaços de purpurina dando um efeito bem interessante. Novamente, siga a técnica de pintura acima e tenha muita calma nessa hora. Passe duas ou mais demãos conforme a necessidade.

IMPORTANTE, olhe a peça de vários ângulos para verificar se não há falhas na pintura, muitas vezes o que parece estar bem pintado de frente, ao olhar de lado se vê as falhas.


Imagem do IPB


FINALIZANDO COM O VERNIZ

Com a peça seca, passe duas ou mais demãos de verniz conforme a necessidade e que fique uniforme, você vai notar que aquele brilho de purpurina vai ficando apagado, a idéia é esta, a peça vai ficar brilhante mas de forma moderada e com uma camada brilhosa devido ao verniz.

Para quem gostou da peça "brilhante" passe várias demãos de tinta para que fique uma camada grossa de tinta e não saia fácil. O ideal é passar o verniz para que a pintura seja protegida, mas fica a seu critério. Abaixo a foto da pintura finalizada e envernizada, o produto final fica como se a peça fosse prateada, não dando a impressão que ela foi pintada, ou seja, fica natural para aqueles que virem.

A peça vai ter um brilho bonito e natural.


Imagem do IPB


FINALIZANDO

Então eu fico por aqui, se você seguiu o tutorial até aqui, parabéns!
O resultado final deverá ter ficado bem profissional e garanto que ninguém vai acreditar que foi você quem fez.

Eu não sou expert em pintura, mas durante 8 anos morei no Japão trabalhando em fábricas de carro e em uma delas eu fazia pintura de maçanetas e retrovisor de carros para a Toyota, Nissam e Audi biggrin.gif
Tentei ao máximo ser claro e usar uma linguagem leiga para que qualquer iniciante possa ter excelentes resultados na customização do seu carro.

Obrigado pela oportunidade e um grande abraço.

Wellington Terumi Uemura.
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Profissional o comentário aí hein...... deixou de ser dica a muito tempo, huahuauha
Vlw
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Vidros e Estofamento”