[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Manfio
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

Era de API-SL quando deu esses arranhões. Antes de mexer esse carro usava 20W50 da ACDelco e era lotado de limalhas no bujão.
Desde que coloquei o 10W40 API-SP nunca mais aumentou aquele desgaste. Se tivesse muito frio, a luz apagava em 1 a 2 segundos.

No Toyota quando comecei a usar o Mobil API-SP percebia que tinha batida de pino em baixas rotações, típico barulho de marcha errada em baixa rotação.
Resolvi testar um Havoline ProDS 5w30 SN e o barulho sumiu, quando fui tirar o bujão derrubei o parafuso na bacia, não dando para ver as limalhas, mas pegando o bujão no balde não tinha nada preso ao imã. Como caiu, não poderia mais ter certeza se raspou em algo e limpou.

Hoje faz 2 meses que uso o Mobil 5W30 API-SP sintético e o carro enquanto não esquenta fica amarrado, usando gasolina aditivada da Shell.
Pensei em usar outra marca tipo Idemitsu, mas não decidi ainda.
Fernando 4100
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Manfio escreveu: Quarta-feira 31 2022f Agosto 2022 06:04:05 PM Já fiz tudo que é análise, cárter e pescador limpo e pressão de óleo. É só por um vidro ali, ligar o motor e tudo lubrifica com 10W40 no inverno ou verão.
Quando usava 15W40 a luz no painel só apagava depois de uns 30s isso quando fica quase 0ºC. E no 20w50 quase 50s. Perto de 8ºC não tinha problema de lubrificação tanto no 15w40 quanto 20w50. Não sei como tu usa esse carro, esse daqui era 2 dias na semana o resto era parado.
Cara, o meu já ficou quase 3 ANOS parado. Antes de instalar ar ficava o verão todo parado. Agora umas 2x por mês eu faço uma viagem longa, o resto dos dias fica sem nem dar partida. Nunca, nunca demorou pra apagar a luz do óleo, nem abaixo de 0ºC ambiente. Quando troco o óleo a luz demora talvez meio segundo ou um segundo a mais pra apagar do que o normal. Abasteci dia 26 e vou pegar estrada de novo dia 05 (tá sem ligar desde aquele dia), se lembrar posso até filmar o momento da partida, mas essa de demorar pra apagar a luz jamais aconteceu. Por isso que eu acho que tem alguma coisa errada no seu carro, alguma galeria obstruída ou algo assim, pois nada disso é normal.
Quando novo usava o AC Delco, depois Lubrax, Shell e voltei pro Lubrax nos últimos 8 anos. Sempre mineral.
gtmski escreveu: Quarta-feira 31 2022f Agosto 2022 09:37:50 PM E esses parafusos-goniômetro aí hein? :D
Exatamente isso! :mrgreen:
Usei o digital, mas sabe, né... Vai que dá um apagão no meio do torque... Não custa nada conferir no método raiz!

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
gtmski
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Então... mas uma galeria obstruída aumentaria a pressão de óleo percebida pelo interruptor. Bem como o motor, na partida, com o óleo "frio" também tem uma pressão maior em marcha lenta (>40 psi)...
O interruptor de pressão de óleo do corsa é do tipo normalmente fechado com regulagem para 5,8 psi, ou seja, baixou de 5,8 psi ele acende a lâmpada...
Tá com cara de problema antes da bomba... talvez pescador semi-obstruído ou até mesmo pescador com a vedação à bomba comprometida
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
Manfio

Mensagem por Manfio »

Vou trocar tudo na próxima manutenção de cima a baixo.

O dia que troquei aqueles parafusos sextavados do cabeçote fiquei arrependido, pois pareciam mais omnipotentes.
Hoje é tudo parafuso "borrachudo". Nunca vi um sextavado quebrar, mas essa cabeça Torx é dois palitos.

Imagem
gtmski

Mensagem por gtmski »

Esses Torx macho até que não são tão ruins quanto os Torx fêmea... o do banco ao assoalho por exemplo... ali vai trava química e virou um Torx fêmea sei lá que ano (antes não era)... eu tenho coleção deles espanados aqui... Uma cabeça sextavada espanada vira uma cabeça fenda rapidinho, já esse diabo de Torx fêmea...
Manfio

Mensagem por Manfio »

Olha o que fizeram nesse ETIOS, dá vontade de dar uma voadora. Troca de óleo nunca viu.

https://youtu.be/4iVkE42OYeg
gtmski

Mensagem por gtmski »

Esse aí botava PETRÓLEO CRU no lugar do óleo?

hahahaha

Já vi mais motores assim do que eu gostaria...
Manfio

Mensagem por Manfio »

Por que será que tem fabricante que ainda NÃO aderiu a ILSAC-GF6? Preferiram tirar o claim GF-5 dos rótulos.
gtmski

Mensagem por gtmski »

Eles são obrigados a tirar o emblema de ILSAC GF-5 da embalagem se não foram certificados para GF-6...
É mais ou menos como ocorre com a Dexos. O que vale é a certificação atual, e os óleos de certificação anterior tem um prazo de 1 ano para se adequarem à nova revisão da certificação ou perdem o direito de colocar na embalagem qualquer referência à certificação.
Viu o Castrol SP GF-6 na lista do RAT? entrou esses dias e logo levou pau, colocação mais de 200. Ele odeia Castrol. Diz que depois que a BP comprou a marca foi só ladeira a baixo
Manfio

Mensagem por Manfio »

Eu sabia que só poderiam usar até maio de 2021, mas pelo que vi os caras não se importam em padronizar pela ILSAC (americano e asiáticos).
Só se importam em usar o API agora.
Ele não curte Castrol. Eu vi um cara falando algo para ele da marca e então ele faria outra análise.
Mas mesmo assim tem lubrificante da Castrol que está na lista acima de 200. O ruim lá ó o Ultraclean deve ser o semissintético.
Para que gosta do 20W50 Castrol GTX ele ficou na posição 103 e o 5W30 Castrol GTX semissintética na 111.
Não me recordo bem, mas tem um momento que ele disse que até um lubrificante que suportasse 50.000 psi já era adequado.

"For example, your engines may only require 50,000 psi for adequate protection. So, virtually any oil you grab off a shelf will work well enough."

Eu dei uma saída longa com o carro japa hoje e esse Mobil SP 5w30 sintético parece que não desenvolve bem. Olha que o motor tem até velas novas de Iridium.
Esses lubrificantes da Mobil não sei não...
Responder