[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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gtmski
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por gtmski »

Lá fora o pessoal troca a mola da válvula de alívio de pressão da bomba de óleo... não creio que seria impossível fazer o mesmo com a do Corsa
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Mensagem por Manfio »

Quando vi esse vídeo achei interessante a diferença do 5W30 x 5W40 a -30ºC.
A questão é que 5W40 percorre dos problemas de API mais moderno e questões de bolhas de ar, mas agrada os dois mundo, frio e calor aleatórios.
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Mensagem por Manfio »

Teste Zimna -30°C 5W20, 0W30, 5W30, 0W40, 5W40, 10W40, 15W40, 5W50, 10W60, 20W50

https://www.youtube.com/watch?v=7fGScSfYt-A
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Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Quarta-feira 31 2022f Agosto 2022 10:40:03 AM Teste Zimna -30°C 5W20, 0W30, 5W30, 0W40, 5W40, 10W40, 15W40, 5W50, 10W60, 20W50

https://www.youtube.com/watch?v=7fGScSfYt-A
Coitado do 20w50... mas quem usa um 20w50 para dar partida a -30C tem que aprender mesmo
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Mensagem por Manfio »

Para quem gosta de seguir o manual da GM onde recomenda 15w40 e 20w50.
Situação do comando ao usar 15w40 quando entrou o inverno. No verão não havia nenhum desgaste.

Vista geral:
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Início de desgaste. Mesmo a quase 2 meses parados ainda tem lubrificante nos balancins e na saída do comando.
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Veja que há algumas partes laterais já com ferrugem por ficar muito tempo parado na garagem coberta, imagina se ficasse no tempo!
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Será que não é mais inteligente usar um 10W40? Fica a pergunta! Eu mudei e resolveu, ou seja, pelo menos não aumentou.
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Mensagem por Fernando 4100 »

Aí tem coisa...

Única vez que NÃO usei 15W40 ou 20W50 foi quando existia o 15W50 da Shell (entre 2011 e 2014). Uso apenas 15W40 desde então. Foto do comando aos 97 mil km:

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Mensagem por Manfio »

Já fiz tudo que é análise, cárter e pescador limpo e pressão de óleo. É só por um vidro ali, ligar o motor e tudo lubrifica com 10W40 no inverno ou verão.
Quando usava 15W40 a luz no painel só apagava depois de uns 30s isso quando fica quase 0ºC. E no 20w50 quase 50s. Perto de 8ºC não tinha problema de lubrificação tanto no 15w40 quanto 20w50. Não sei como tu usa esse carro, esse daqui era 2 dias na semana o resto era parado.
Se tivesse enforcamento do balancim contra o comando já tinha arranhado lá no verão quando havia sido montado.
É tudo STD as medidas, nada retificado.
Só restou supor que a alta viscosidade junto ao tempo parado, fez com que o sistema perca toda lubrificação, inclusive o filtro.
Até subir tudo, foi arranhando. Aquele desgaste ali pode até sumir depois das peças casarem. Não tem nada errado de montagem ou medida, no máximo diferença de dureza entre os balancins e o comando.
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Mensagem por gtmski »

E esses parafusos-goniômetro aí hein? :D

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Manfio, qual óleo mesmo era esse 15w40? Agora está de Mobil né?
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Mensagem por Manfio »

Era Mobil.
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Mensagem por gtmski »

Mobil Super 2000 X1 15W-40 semissintético? Comparando ele com o Mobil Super 2000 X3 10W-40, parece ser um produto bem inferior. Ele parou em API SL, ao passo que o 10w40 já é SP. E as especificações dele são muito parecidas com o mineral 20w50 (também API SL) quanto a: ponto de fulgor e ponto de fluidez,

Olhando a FISPQ deles aqui, o 20w50 mineral tem entre 1 a 5% de óleo sintético e o 15w40, entre 10 a 20%. É o que chamam de "DESTILADO PARAFÍNICO PESADO SEVERAMENTE HIDROTRATADO". Se pode chamar um óleo mineral altamente refinado de óleo sintético, assim são os "sintéticos" mais baratinhhos.
Já o 10W40 tem entre 20 e 30% de "óleo sintético" e de 1 a 2,5% de ZDDP
E o ponto de fluidez do 15w40 e do 20w50 é o mesmo (-24C)

...não duvido nada que o 15w40 seja praticamente o mesmo óleo do 20w50, mas com menos modificadores de viscosidade
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