Prorrogação prazo padronização de placas!

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.

Moderadores: Clovisbn SE/SP, Organizadores do Fórum

Responder
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999
Prorrogação prazo padronização de placas!

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Olá pessoal.....
Recentemente postei um tópico nessa seção noticiando nova resolução do Contran que obriga todos os veículos a alterarem o modelo de suas placas......
O prazo para entrada em vigor era 1° de agosto e foi prorrogado para 1° de janeiro de 2008.
Aí vai a notícia:

Prorrogado prazo para padronização de placas de veículos
04/07/2007, 15:23

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 1º de janeiro de 2008 a data de entrada em vigor da Resolução 231, que padroniza a tipologia dos caracteres das placas de identificação dos veículos. O prazo deveria vencer no dia 1º de agosto deste ano.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o prazo foi prorrogado para que os fabricantes das placas tenham mais tempo para se adequar. A resolução determina uma fonte específica a ser utilizada nas placas (Mandatory), que, de acordo com o Denatran, facilita a identificação, pois apresenta caracteres bem definidos. Para os veículos registrados a partir de 1º de janeiro do ano que vem, não haverá substituição de placas.

Outra novidade da resolução é a definição da obrigatoriedade do uso de placas com película refletiva em veículos de duas ou três rodas do tipo motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo. Deverão substituir as placas de identificação pelo novo modelo com película apenas as motos registradas na categoria aluguel, isto é, que já tenham placa na cor vermelha. A substituição será feita a partir de 1º de janeiro de 2008.

Para as motos das demais categorias, a obrigatoriedade de uso de placas com película será somente para aquelas emplacadas a partir de 1º de janeiro do ano que vem. As que já estão em circulação não serão obrigadas a fazer a alteração. As mudanças, de acordo com o Denatran, atendem solicitação da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de órgãos de trânsito, para melhorar a visibilidade das placas e garantir uma melhor identificação do veículo.

Fonte: Agência Brasil
aryjunior11
:: Millennium ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aryjunior11 »

no caso serão essas famosas placas refletivas que vemos ja em uso por algumas pessoas?
vendi o corsa...em busca de um carro 1.4 ou 1.6 com ar...não aguentava mais o calor rssss
FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

aryjunior11 escreveu:no caso serão essas famosas placas refletivas que vemos ja em uso por algumas pessoas?
Pelo que sei placas refletivas são proibidas e, de acordo com o texto do tópico, será liberado apenas para veículos com duas ou três rodas.

Me corrijam se eu estiver errado.

Abraço
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!
Clovisbn SE/SP

FRECHA_pick-up escreveu:
aryjunior11 escreveu:no caso serão essas famosas placas refletivas que vemos ja em uso por algumas pessoas?
Pelo que sei placas refletivas são proibidas e, de acordo com o texto do tópico, será liberado apenas para veículos com duas ou três rodas.

Me corrijam se eu estiver errado.

Abraço
Eu tb interpretei assim!!!
Clovisbn SE/SP

Pessoal,

Estou ressucitando um pouco este tópico pra atualizar as notícias; pelo que foi divulgado no dia de hoje a nova padronização das placas será instituída nos NOVOS emplacamentos a partir de 2008. As antigas não precisarão ser substituídas.

Leiam abaixo e tirem suas conclusões.

Abs

Placas de veículos devem seguir novo padrão a partir do dia 1º

31/12/2007, 16:57

A partir do dia 1º de janeiro de 2008, entra em vigor em todo o país a Resolução 241 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que, entre outras novidades, padronizou a fonte utilizada nas placas dos veículos novos e também os transferidos de município ou de Estado a partir de janeiro, que deverão ser confeccionadas com os caracteres do tipo Mandatory. Para os veículos registrados até essa data não haverá obrigatoriedade da substituição das placas.

A Resolução também prevê o uso de placas com película refletiva em veículos de duas ou três rodas do tipo motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo. Deverão substituir as placas de identificação pelo novo modelo com película, a partir de 1º de janeiro de 2008, todas as motos registradas na categoria aluguel, isto é, que já possuam placa na cor vermelha. Nas demais categorias, a substituição deverá ser feita, a partir de janeiro, no momento do registro do veículo e na transferência de jurisdição.

O não cumprimento da Resolução 241 do Contran implicará em multas que variam de R$ 85,12 a R$ 191,54, além de apreensão das placas irregulares e retenção do veículo para regularização.

Fonte: http://www.infonet.com.br/noticias/ler. ... o=Noticias
Clovisbn SE/SP

Para quem quiser ver mais detalhes:

http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_241.pdf

Abs
Responder

Voltar para “Leis de Trânsito”