Qual a diferença entre Turbo e Supercharger?!
- DAN Skywalker
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Qual a diferença entre Turbo e Supercharger?!
Olá Amigos do CC
Como prentendo aumentar meus cavalinhos mais pra frente, ando pesquisando sobre preparação, e me surgiu uma duvida qual kit colocar Turbo ou Supercharger.
lembro que meu objetivo final é apenas mais desepenho no corsinha 1.0 EFI ( por ex. uma ultrapassagem ou uma subida intensa etc) e um ponto importante é que não quero ficar sempre fazendo manuntenção e etc..
o que os mentres em preparação me aconselham?
valew
Como prentendo aumentar meus cavalinhos mais pra frente, ando pesquisando sobre preparação, e me surgiu uma duvida qual kit colocar Turbo ou Supercharger.
lembro que meu objetivo final é apenas mais desepenho no corsinha 1.0 EFI ( por ex. uma ultrapassagem ou uma subida intensa etc) e um ponto importante é que não quero ficar sempre fazendo manuntenção e etc..
o que os mentres em preparação me aconselham?
valew
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Aí pessoal uns vídeos muito bons que ate ja passei aqui.
http://br.youtube.com/watch?v=3R0ffj40QPA
http://br.youtube.com/watch?v=PT8rvsiko_s
Vale a pena assistir. Muito boa explicação.
Abraço
http://br.youtube.com/watch?v=3R0ffj40QPA
http://br.youtube.com/watch?v=PT8rvsiko_s
Vale a pena assistir. Muito boa explicação.
Abraço
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Dan, quando se fala em potencia pode se ter vários tipos de imterpretações,por ex. um motor de trator tem muita potencia ou um caminhão. dependendo do que pretende do seu carro você optara por um ou o outro.
Eu mesmo tenho um carro turbo e realmente ele aumenta a potencia consideravelmente, lembrando que ela só vira partir dos 3.000 rpm´s.Já o supercharge atua dês da marcha lenta e simula um motor de maior cilindrada porem seu custo é bem maior e de manutenção de maior valor . teria tbm a opção de taxar o seu motor mais que viria a ter um custo bem menor que as duas opções anteriores
Eu mesmo tenho um carro turbo e realmente ele aumenta a potencia consideravelmente, lembrando que ela só vira partir dos 3.000 rpm´s.Já o supercharge atua dês da marcha lenta e simula um motor de maior cilindrada porem seu custo é bem maior e de manutenção de maior valor . teria tbm a opção de taxar o seu motor mais que viria a ter um custo bem menor que as duas opções anteriores
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Já cotei preço de supercharger e a preparação sai o mesmo custo do Turbo...andrepirituba escreveu:Dan, quando se fala em potencia pode se ter vários tipos de imterpretações,por ex. um motor de trator tem muita potencia ou um caminhão. dependendo do que pretende do seu carro você optara por um ou o outro.
Eu mesmo tenho um carro turbo e realmente ele aumenta a potencia consideravelmente, lembrando que ela só vira partir dos 3.000 rpm´s.Já o supercharge atua dês da marcha lenta e simula um motor de maior cilindrada porem seu custo é bem maior e de manutenção de maior valor . teria tbm a opção de taxar o seu motor mais que viria a ter um custo bem menor que as duas opções anteriores
No caso, Supercharger indicado pros Corsinhas 1.0, são os mesmo usados no Fiesta Supercharger, que são fabricados aqui no Brasil....a um tempo atras eu tinha visto pra colocar no Corsinha, só q ainda é uma coisa quem nem todos sabem fazer direito, com 100% de acerto...
Se não me engano quem fabrica é a Eaton....e o custo vai sair o mesmo do turbo....consumo é o mesmo, a unica diferença é q o Supercharger funciona junto com a rotação do motor (mais ou menos isso) ou seja, ele começa a desenvolver mais potencia desde cedo, desde os primeiro giros, enquanto o turbo passa a "funcionar" lá na casa dos 3.000 RPM !!!
Eu aconselho ir numa preparação Turbo...acho que ainda tem o melhor CUSTO x BENEFICIO !!!
VLW !!!
- Gus®
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Achei onde eu tinha visto o Kit que pretendia instalar...
"O Kit Supercharger para os veículos 1.0 utiliza o Compressor tipo Roots M-24, de fabricação nacional, da marca Eaton.
O acréscimo de torque e potência utilizando pressões de até 0,4 é de 40%, sendo que a 1500 rpm o torque é superior a 85% do torque máximo, o que confere agilidade ao veículo.
O Kit Supercharger 1.0 é adaptável à maioria dos veículos da linha 1.0. Alguns modelos requerem adaptações e desenvolvimento.
Para a instalação de um Kit Supercharger, na maioria dos carros, não é necessário modificar a lataria do veículo. O kit aloja-se perfeitamente dentro do compartimento do motor, dispensando serviços de funilaria como a colocação de "scoop" no capô do veículo.
Usando até 0,6 bar de pressão máxima, não há riscos para o motor, mesmo este sendo original. Pode-se manter originais também o escapamento e o catalisador, sem alterar o nível de poluentes e dispensando qualquer tipo de reprogramação de central, troca de válvulas de injeção ou instalação de válvulas injetoras suplementares."
Link pra qume quiser ver:
http://www.blower.com.br/CMI/pagina.aspx?187
Espero ter ajudado...
Abraços !!
"O Kit Supercharger para os veículos 1.0 utiliza o Compressor tipo Roots M-24, de fabricação nacional, da marca Eaton.
O acréscimo de torque e potência utilizando pressões de até 0,4 é de 40%, sendo que a 1500 rpm o torque é superior a 85% do torque máximo, o que confere agilidade ao veículo.
O Kit Supercharger 1.0 é adaptável à maioria dos veículos da linha 1.0. Alguns modelos requerem adaptações e desenvolvimento.
Para a instalação de um Kit Supercharger, na maioria dos carros, não é necessário modificar a lataria do veículo. O kit aloja-se perfeitamente dentro do compartimento do motor, dispensando serviços de funilaria como a colocação de "scoop" no capô do veículo.
Usando até 0,6 bar de pressão máxima, não há riscos para o motor, mesmo este sendo original. Pode-se manter originais também o escapamento e o catalisador, sem alterar o nível de poluentes e dispensando qualquer tipo de reprogramação de central, troca de válvulas de injeção ou instalação de válvulas injetoras suplementares."
Link pra qume quiser ver:
http://www.blower.com.br/CMI/pagina.aspx?187
Espero ter ajudado...
Abraços !!

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O principio do dois é o mesmo; comprimir ar para o motor aumentando sua massa e com possibilidade de queimar mais combustivel mais potencia é gerada. Mas temos algumas diferenças importantes:
1º - de onde vem a energia necessaria para acionar o compressor? no caso do blower do proprio motor e é aí que está o principal problema; essa energia (mecanica) foi gerada pelo próprio motor que sofreu esforço para isso e queimou combustivel para isso. portanto o principal ponto de desvantagem dos compressores mecanicos (seja blower (lóbulos), lycomings (fusos), superchargers (centrifugos), palhetas ou pistões) é a energia que eles gastam. por exemplo o motor do fiesta 1.0 com blower. tem 95 cv (norma brasileira) porem geram na verdade entre 107 e 114 cv. a diferença é usada pelo blower para ser acionado. ou seja consumo de 110 cv, desgaste de 110 cv e somente 95 indo para o cambio. 15cv perdidos pela correia para o compressor. no caso do turbo isso não ocorre pois ele utiliza a pressão residual da queima que seria absorvida através dos anteparos do escapamento (perdas de carga) para movimentar a turbina que por sua vez movimenta o compressor. portanto energia gratuita sendo reaproveitada na forma de carga de ar para o motor.
2º problema; desequilibrio de pressões. no caso de adaptações a relação entre pressão de admissão e pressão de escape para turbo se mantem próximo ao do motor original facilitando a adaptação, pois a sua rotação de potencia maxima se manterá proximo do motor original (com o uso de conjuntos corretamente diemencionados) alem de o comando também não necessitar de modificações na maioria dos casos (exceto motores de competição e alguns outros muito limitados). no caso do blower vai haver um tremendo desequilibrio (mais pressão na admissão e não no escape) o que poderia ser até vantagem pois com isso se conseguiria aumento brutal de rpms. porem tem que haver modificações de comando, molas de valvulas, escapamento dimensionado, ampliação da faixa de rpms para o modulo de injeção gerenciar (nem sempre possivel mesmo com remapeamento), ou seja é mais complexo.
3º - o posicionamento do blower : é problemático visto que terá que ter uma ligação mecanica entre blower e motor enquanto que no caso do turbo basta um coletor com desenho adequado e ele pode ser colocado até junto ao cambio (como na Ferrari F-40). nem tudo são desvantagens mas o assunto é bem complexo para uma simples descrição. de maneira geral o turbo leva vantagem pois o rendimento termico do motor é bem superior assim como o consumo especifico também é menor (gasta menos combustivel para uma mesma potencia) portanto parece ser cada vez mais comum e viavel a sua aplicação.
Bom esse assunto dá pano pra manga, no geral o turbo leva vantagem, porem pra pessoas comuns que é o que o fabricante busca o compressor é mais "agradável" pra dirigir.
Bom, é isso.
1º - de onde vem a energia necessaria para acionar o compressor? no caso do blower do proprio motor e é aí que está o principal problema; essa energia (mecanica) foi gerada pelo próprio motor que sofreu esforço para isso e queimou combustivel para isso. portanto o principal ponto de desvantagem dos compressores mecanicos (seja blower (lóbulos), lycomings (fusos), superchargers (centrifugos), palhetas ou pistões) é a energia que eles gastam. por exemplo o motor do fiesta 1.0 com blower. tem 95 cv (norma brasileira) porem geram na verdade entre 107 e 114 cv. a diferença é usada pelo blower para ser acionado. ou seja consumo de 110 cv, desgaste de 110 cv e somente 95 indo para o cambio. 15cv perdidos pela correia para o compressor. no caso do turbo isso não ocorre pois ele utiliza a pressão residual da queima que seria absorvida através dos anteparos do escapamento (perdas de carga) para movimentar a turbina que por sua vez movimenta o compressor. portanto energia gratuita sendo reaproveitada na forma de carga de ar para o motor.
2º problema; desequilibrio de pressões. no caso de adaptações a relação entre pressão de admissão e pressão de escape para turbo se mantem próximo ao do motor original facilitando a adaptação, pois a sua rotação de potencia maxima se manterá proximo do motor original (com o uso de conjuntos corretamente diemencionados) alem de o comando também não necessitar de modificações na maioria dos casos (exceto motores de competição e alguns outros muito limitados). no caso do blower vai haver um tremendo desequilibrio (mais pressão na admissão e não no escape) o que poderia ser até vantagem pois com isso se conseguiria aumento brutal de rpms. porem tem que haver modificações de comando, molas de valvulas, escapamento dimensionado, ampliação da faixa de rpms para o modulo de injeção gerenciar (nem sempre possivel mesmo com remapeamento), ou seja é mais complexo.
3º - o posicionamento do blower : é problemático visto que terá que ter uma ligação mecanica entre blower e motor enquanto que no caso do turbo basta um coletor com desenho adequado e ele pode ser colocado até junto ao cambio (como na Ferrari F-40). nem tudo são desvantagens mas o assunto é bem complexo para uma simples descrição. de maneira geral o turbo leva vantagem pois o rendimento termico do motor é bem superior assim como o consumo especifico também é menor (gasta menos combustivel para uma mesma potencia) portanto parece ser cada vez mais comum e viavel a sua aplicação.
Bom esse assunto dá pano pra manga, no geral o turbo leva vantagem, porem pra pessoas comuns que é o que o fabricante busca o compressor é mais "agradável" pra dirigir.
Bom, é isso.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
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Mas se rouba potência do motor, porque ele gira sozinho sem correia. http://www.youtube.com/watch?v=PT8rvsiko_s
ABRAÇO.
ABRAÇO.
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