Rapaz, qualquer discussão a bom termo é salutar, pois todos aprendem, mesmo mantendo-se as mesmas posições iniciais...
Acima vc escreveu "
Nunca eu disse que ao trocar a correia dentada era necessário trocar a bomba d'água e o texto está longe de sugerir isto." de fato isso não foi escrito por você...e nem eu disse ser necessário...
O que eu venho dizendo é que o seu procedimento (de ajustar a tensão da dentada girando a bomba),
só e somente só, torna-se necessário no caso de não se marcar (ou não se gravar), a referência da posição original da bomba velha...daí não tem jeito e o seu procedimento de girar a bomba é correto.
Acima vc também escreveu "
Sobre marcar a posição da bomba velha para copiar na nova, eu já mencionei antes: é um macete que os mecânicos brasileiros aprenderam para acelerar e facilitar o serviço."... marcar posição de peças ao se desmontar qq coisa, é um procedimento mais que comum em todo o mundo e principalmente em mecânica (de carro, avião, navio...), não sendo exclusividade ou macete de mecânicos brasileiros...
https://www.youtube.com/watch?v=Mp9IFhLlt4c
https://www.youtube.com/watch?v=2FDTJEemXy0
Em mecânica, se vc não observar o posicionamento original de algumas peças, quando puser pra funcionar vc vai danificar alguma coisa, que dependendo da peça o dano poderá ser a longo, médio ou imediato...ou no mínimo (como no seu caso), irá requerer um procedimento adicional.
Me desculpe, mas se eu interpretei que seu texto inicial sugere uma obrigatoriedade no giro da bomba para ajuste da dentada, outros podem também interpretar da mesma forma...daí eu estar afirmando que não é necessário, se for observado a mesma posição da bomba velha. Para o caso de um erro de troca anterior, eu acho pouco provável, pois se o ajuste dado automaticamente pelo tensor não ficar correto, ou a dentada pula ou ficará enforcada...vindo a dar problema de perda do sincronismo do motor (no mínimo perda de potência), ou ruptura com colisão de válvula e pistão...mas se de todo for dada a sorte de nada grave ocorrer, o procedimento de giro da bomba é mais que correto.
Não, o tensor com o sextavado não suprime o giro da bomba...ele (a meu ver) dá uma correção um pouco mais flexível, ao contrário do de pino trava, que tem tão somente uma posição e ponto, acabou. A provável razão dele ter substituído o sextavado é o tempo de execução da montagem em fábrica...time is money...
Vamos pacificar numa coisa?:
1 - Troca da correia dentada, em 99,99% dos casos, não requer giro da bomba d'água para o ajuste grosso da tensão da correia.
2 - No caso em que o tensionador não fique perfeitamente posicionado (coincidindo as marcações da seta com o rasgo), o procedimento de girar a bomba d'água para ajuste grosso deve ser utilizado, porém sabendo-se que, no caso de uma bomba velha será difícil girá-la sem a chave própria, sem causar algum dano na bomba ou em seu O-ring (o que prejudicará a boa vedação).
3 - Caso a bomba d'água seja trocada por qualquer circunstância, sua posição original deve ser observada (e marcada), em relação ao bloco do motor, de modo que a nova bomba entre exatamente na mesma posição e se evite procedimento de ajuste adicional.
P/S:
Quando eu falei que a gente sempre aprende... ao pesquisei os vídeos para postar, me deparei com esta informação:
https://www.youtube.com/watch?v=k5MnS0K7JQQ
Numa próxima troca da minha dentada, já vou atentar para as possíveis folgas....