[INFO] - Esclarecendo dúvidas sobre troca de painéis!
-
- :: Champ ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
[INFO] - Esclarecendo dúvidas sobre troca de painéis!
Caros amigos vou relatar algumas coisas para quem pensa em trocar seu painel por outro modelo!
Entrei em contato com alguns amigos que trabalham na siemens, e eles me relataram q na hora de trocar o painel original por um outro modelo, é importante que o adquirido possua o mesmo W correspondente ao original, pois se o W for diferente podera ocorrer uma diferença para mais ou para menos no velocimetro, lembrando que o W só diz respeito ao velocimetro, não afeta em nem um outro instrumento, os marcadores de temperatura e combustivel são os que sofrem mais com a troca, levando em relação o corsa q possui vários modelos de paineis, sendo q alguns modelos correspondem do 94 á fevereiro de 99, e o outro modelo de março de 99 á junho de 2002, e temos também um terceiro modelo usado nos sedans, que na maioria das vezes são aqueles de fundo azul vazado, q começaram a serem utilizados nos primeiros corsa sedan classic!
Para corsa 94 á 02/99, recomenda se painel desse mesmo período, para corsa 03/99 pra frente recomenda se também o período correspondente, pois no caso de vc utilizar um painel do 2003 como exemplo aqueles tipo fundo azul e numeros vazados para q os intrumentos de orientação funcionam corretamente, é recomendado que se troque o sensor de temperatura, o sensor nivel mais conhecido como boia e o tanque, pelo do mesmo modelo usado no painel correspondente a troca, pois se não podera ocorrer diferença na marcação, quanto pra mais como pra menos.
Já em relação ao rpm, deve se observar a faixa vermelha, pois no caso do carro ser 1.6 a rotação será um pouco mais elevada, no caso dos GSI a rotação final dele é 6.500 se nao me encano ja os 1.0 a rotação final deles é 6000 rpm, ja os 1.4 e os wind a rotação final dele 5.500, é mt importante que preste bastante atenção, a diferença maior é apenas nos marcadores de combustivel e temperatura.
Lembrando q nunca deve ser usado o painel da pickup, pois a marcação dos instrumentos são totalmente diferentes, pra começar o tanque possui 50 litros.
Explicando melhor, o indicador de temperatura e de combustivel possui um valor ôhmico, q recebe uma energia elétrica dos sensores fazendo movimentar o ponteiro, no caso da temperatura o sensor de temperatura emite o sinal, e no caso do combustivel o sensor nivel emite o sinal, os paineis dos modelos 94 a 02/99 possuem os mesmos valores ôhmicos, ja os paineis 03/99 a 06/2002 possuem um valor ôhmico diferente dos modelos anteriores dai sai essa tal diferença.
Espero q vocês tenham entendido o que tentei expressar, para que na hora de trocar seu painel não quebre a cabeça tentando concertar essa diferença, ouve falar também que tem gente especializada q ajusta essa diferença, agora não sei se é verdade, quando for adquirir um painel olhe nas costas dele se não há algum modelo de etiqueta que sinalize o ano de fabricação do painel.
Entrei em contato com alguns amigos que trabalham na siemens, e eles me relataram q na hora de trocar o painel original por um outro modelo, é importante que o adquirido possua o mesmo W correspondente ao original, pois se o W for diferente podera ocorrer uma diferença para mais ou para menos no velocimetro, lembrando que o W só diz respeito ao velocimetro, não afeta em nem um outro instrumento, os marcadores de temperatura e combustivel são os que sofrem mais com a troca, levando em relação o corsa q possui vários modelos de paineis, sendo q alguns modelos correspondem do 94 á fevereiro de 99, e o outro modelo de março de 99 á junho de 2002, e temos também um terceiro modelo usado nos sedans, que na maioria das vezes são aqueles de fundo azul vazado, q começaram a serem utilizados nos primeiros corsa sedan classic!
Para corsa 94 á 02/99, recomenda se painel desse mesmo período, para corsa 03/99 pra frente recomenda se também o período correspondente, pois no caso de vc utilizar um painel do 2003 como exemplo aqueles tipo fundo azul e numeros vazados para q os intrumentos de orientação funcionam corretamente, é recomendado que se troque o sensor de temperatura, o sensor nivel mais conhecido como boia e o tanque, pelo do mesmo modelo usado no painel correspondente a troca, pois se não podera ocorrer diferença na marcação, quanto pra mais como pra menos.
Já em relação ao rpm, deve se observar a faixa vermelha, pois no caso do carro ser 1.6 a rotação será um pouco mais elevada, no caso dos GSI a rotação final dele é 6.500 se nao me encano ja os 1.0 a rotação final deles é 6000 rpm, ja os 1.4 e os wind a rotação final dele 5.500, é mt importante que preste bastante atenção, a diferença maior é apenas nos marcadores de combustivel e temperatura.
Lembrando q nunca deve ser usado o painel da pickup, pois a marcação dos instrumentos são totalmente diferentes, pra começar o tanque possui 50 litros.
Explicando melhor, o indicador de temperatura e de combustivel possui um valor ôhmico, q recebe uma energia elétrica dos sensores fazendo movimentar o ponteiro, no caso da temperatura o sensor de temperatura emite o sinal, e no caso do combustivel o sensor nivel emite o sinal, os paineis dos modelos 94 a 02/99 possuem os mesmos valores ôhmicos, ja os paineis 03/99 a 06/2002 possuem um valor ôhmico diferente dos modelos anteriores dai sai essa tal diferença.
Espero q vocês tenham entendido o que tentei expressar, para que na hora de trocar seu painel não quebre a cabeça tentando concertar essa diferença, ouve falar também que tem gente especializada q ajusta essa diferença, agora não sei se é verdade, quando for adquirir um painel olhe nas costas dele se não há algum modelo de etiqueta que sinalize o ano de fabricação do painel.
-
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
- Ano de fabricação: 1999
-
Marcão o seu na é de pichup não o de pickup marca 50 o seu é o de 46 litros, pois esse traço depois sinaliza 46 litros, agora meu amigo acho q esse painel seu vai da diferença nos marcadores, pois tenho quase certeza q esse modelo é da 1ª geração tipo assim daqueles 1.4 efi ou dos sedans, tenho certeza q os marcadores vão dar diferença no seu milenium, testa dpois vc me diz se deu diferença ou não.
-
Marcão com certeza seu painel é do corsa modelo 1997 pois tenho um painel do corsa hatth 97 sem rpm e o codigo atrás dele é 90 386 322, e ja o seu como vi na foto possui o código 90 386 323, com certeza seu painel é do 97, e com certeza vai dar mt diferença se eu fosse vc trocava por um fundo azul urgente.
-
Pq daria diferença? Os sensores de temp e boia de combustivel são os mesmos, o sistema para o conta giros é igual e o marcador de velocidade é mecanico .... não tem o pq dar diferença!
Se vc medir os sinais que vem para o marcador de combustivel e temp tanto de um 9X ou um
verá que é a mesma coisa, então não tem o pq dar diferença.
Qq dúvida estamos ae!
Se vc medir os sinais que vem para o marcador de combustivel e temp tanto de um 9X ou um

Qq dúvida estamos ae!
"Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha não erra. E quem não erra... é promovido."
Por isso que eu fico no forum o dia todo!
Por isso que eu fico no forum o dia todo!
-
Engano seu, o velocimetro pode ser mecanico mais pode prestar atenção q todos q trocam por W diferente a uma certa diferença, agora os indicadore de temperatura e de combustivel, não são sempre os mesmos, como eu disse o 94 a 02/99 sao os mesmos, ja os 03/99 a 06/02 são diferentes, entra em um site de peças e da uma olhada nas boias a do 94 a 02/99 possue aquele ferro reto e aquela boia preta na ponta e quadradinha, ja a do 03/99 a 06/02 possui o ferro bem torto e com a boia na ponta diferente, do mesmo jeito são os sensores de temperatura um é redondo e o outro já é quadrado, sempre há diferença
-
Olha só o pq da diferença:
Painel 94 a 02/99 codigo gm 303 080 001R
Marcador de Combustível
Tanque cheio - 48,5 ohms
Tanque vazio - 151 ohms
Painel 03/99 a 06/02 codigo gm 303 080 008R
Marcador de Combustivel
Tanque cheio - 40 ohms
Tanque vazio - 147 ohms
Painel da Pichup corsa codigo gm 303 080 002R
Marcador de Combustivel
Tanque cheio - 44 ohms
Tanque vazio - 147 ohms
Marcador de Temperatura
Painel 94 a 02/99 codigo gm 311 080 001R
escala de 90 a 120Cª
Valor de Entrada - 93,5 ohms
Valor de Saída - 40 ohms
Painel 03/99 a 06/02 codigo gm 311 080 005R
escala de 90 a 120Cª
Valor de Entrada - 90 ohms
Valor de Saída - 38 ohms
Obs: ohms significa valor ôhmico emitido ao sensor correspondente, tanto q algus modelos de paineis possuem resistencia diferente, mais se alguem estiver afim de arriscar, basta trocar e contar dpois como ficou, mais quase todos q conheço q ja trocou sempre deu diferença nos marcadores de temperatura e combustivel.
Painel 94 a 02/99 codigo gm 303 080 001R
Marcador de Combustível
Tanque cheio - 48,5 ohms
Tanque vazio - 151 ohms
Painel 03/99 a 06/02 codigo gm 303 080 008R
Marcador de Combustivel
Tanque cheio - 40 ohms
Tanque vazio - 147 ohms
Painel da Pichup corsa codigo gm 303 080 002R
Marcador de Combustivel
Tanque cheio - 44 ohms
Tanque vazio - 147 ohms
Marcador de Temperatura
Painel 94 a 02/99 codigo gm 311 080 001R
escala de 90 a 120Cª
Valor de Entrada - 93,5 ohms
Valor de Saída - 40 ohms
Painel 03/99 a 06/02 codigo gm 311 080 005R
escala de 90 a 120Cª
Valor de Entrada - 90 ohms
Valor de Saída - 38 ohms
Obs: ohms significa valor ôhmico emitido ao sensor correspondente, tanto q algus modelos de paineis possuem resistencia diferente, mais se alguem estiver afim de arriscar, basta trocar e contar dpois como ficou, mais quase todos q conheço q ja trocou sempre deu diferença nos marcadores de temperatura e combustivel.
-